Secção de Debate > Discussão geral

Guerra Israel x Hamas - Notícias

(1/8) > >>

feliphex:
Biden plans to send additional aid to Israel
Tel Aviv has asked Washington for specific weapons systems.

https://www.politico.com/news/2023/10/08/biden-major-weapons-transfer-israel-00120520

By LARA SELIGMAN
08/10/2023

(tradução by feliphex)

Biden planeja enviar ajuda adicional a Israel
Tel Aviv pediu a Washington sistemas de armas específicos.

A administração Biden está trabalhando para atender ao pedido de Israel de transferência urgente de armas para Tel Aviv, de acordo com uma autoridade dos EUA e segunda pessoa familiarizada com as negociações, um dia depois de militantes do Hamas lançarem uma onda de ataques sem precedentes ao sul de Israel em um conflito que ameaça irromper em uma guerra mais ampla.

As autoridades israelenses pediram aos EUA que transferissem sistemas de armas específicos, disseram as pessoas, que receberam anonimato para falar antes de qualquer anúncio, e Washington está trabalhando para que isso aconteça. Eles não disseram quais eram essas armas, citando a segurança operacional.

As transferências de armas poderão fazer parte de um novo pacote de assistência a Israel, segundo disse o secretário de Estado, Antony Blinken, à CNN no domingo de manhã.

“Estamos analisando pedidos adicionais específicos que os israelenses fizeram. Acho que você provavelmente ouvirá mais sobre isso ainda hoje”, disse Blinken à CNN.

Quaisquer pedidos de ajuda adicional a Israel colidirão imediatamente com a disfunção que envolve a Câmara, que necessitaria de aprovar financiamento extra. Como observou o ex-presidente Kevin McCarthy no sábado: “Não há nada que a Câmara possa fazer até eleger um presidente, e não sei se isso acontecerá rapidamente”.

Biden dirigiu no domingo apoio adicional a Israel “face a este ataque terrorista sem precedentes do Hamas”, disse a Casa Branca num comunicado de domingo. O presidente e a vice-presidente Kamala Harris foram informados na manhã de domingo pela sua equipe de segurança nacional sobre a situação em Israel e continuarão a receber atualizações, de acordo com o comunicado.

O presidente instruiu sua equipe a fazer todo o possível para apoiar Israel no conflito, disse a autoridade dos EUA.

“Eles nos disseram: ‘diga-nos o que você precisa, você conseguirá’”, disse a segunda pessoa familiarizada com as discussões.

Uma opção que a Casa Branca pode estar a considerar é liberar um arsenal pouco conhecido de munições americanas armazenadas em Israel. As armas destinam-se a ser utilizadas pelos EUA em conflitos no Médio Oriente, mas os EUA também permitiram que Israel tivesse acesso à munição em emergências.

Embora os EUA tenham enviado parte dessa munição para a Ucrânia para ajudá-la a repelir os invasores russos, ainda há estoque suficiente para Israel, disse a autoridade norte-americana.

Um porta-voz do Pentágono se recusou a comentar quaisquer novos anúncios.

O responsável dos EUA disse que a administração não prevê que qualquer assistência militar a Israel terá impacto na sua capacidade de continuar a enviar armas para a Ucrânia, uma vez que os dois países utilizam sistemas diferentes.

Embora os EUA tenham enviado quantidades significativas de ajuda militar à Ucrânia, também se certificaram deliberadamente de que têm arsenais suficientes para se protegerem a si próprios e aos seus aliados, caso seja necessário, disse o responsável.

“Israel tem Iron Dome, enquanto a Ucrânia tem NASAMS, Patriot, Hawks”, acrescentou o oficial, referindo-se a diferentes sistemas de defesa aérea. “É uma categoria um pouco diferente.”

feliphex:
The White House fired back at the head of the Republican National Committee for saying the attacks on Israel presented a 'great opportunity' for GOP candidates

Madison Hall Oct 9, 2023

(tradução by feliphex)

https://www.businessinsider.com/white-house-condemned-rnc-head-for-comments-about-attacks-in-israel-2023-10

A Casa Branca contra atacou a chefe do Comitê Nacional Republicano por dizer que os ataques a Israel representavam uma “grande oportunidade” para os candidatos republicanos

- A Casa Branca condenou a presidente do CNR pelos comentários que fez sobre os ataques a Israel.
- Ronna McDaniel disse no sábado que os ataques representaram uma “grande oportunidade” para os candidatos republicanos.
- Na segunda-feira, a Casa Branca criticou McDaniel em um comunicado por seu “comportamento horrível”.

A Casa Branca condenou a presidente do Comitê Nacional Republicano na segunda-feira, depois que ela disse na televisão que os recentes ataques em Israel eram uma “grande oportunidade” para os candidatos republicanos.

Respondendo a uma pergunta de Griff Jenkins, da Fox News, no sábado, sobre como os candidatos estavam respondendo à guerra, Ronna McDaniel disse que o ataque total do Hamas a Israel no fim de semana apresentou uma oportunidade fundamental para os republicanos que disputavam para se tornar o próximo presidente, para defenderem a razão pela qual um presidente republicano deveria liderar o país a seguir.

“Acho que esta é uma grande oportunidade para nossos candidatos contrastarem a posição dos republicanos com Israel, repetidas vezes, e Joe Biden tem sido fraco”, disse McDaniel. "E quando a América está fraca, o mundo está menos seguro. Estamos vendo isso não apenas com a guerra na Ucrânia e com uma China encorajada, mas agora com um ataque a Israel."

Dois dias depois dos comentários de McDaniel, o vice-secretário de imprensa da Casa Branca, Andrew Bates, disse: “Ninguém poderá acolher este tipo de comportamento hediondo ou tentar dividir o país quando precisamos estar unidos”.

“Pelo menos nove americanos perderam a vida nestes ataques terroristas brutais contra o Estado de Israel”, disse Bates num comunicado. "Centenas de pessoas inocentes adicionais estão mortas. Embora aparentemente alguns indivíduos como Ronna McDaniel considerem esta perda de vidas e dor uma 'grande oportunidade', a maioria dos americanos a veem como uma tragédia horrível. À medida que a administração fornece assistência às Forças de Defesa Israelitas, esse é um momento em que todos os americanos, independentemente das opiniões políticas, devem estar ombro a ombro com um dos nossos aliados mais próximos”.

Respondendo aos comentários da Casa Branca sobre McDaniel, a porta-voz do CNR, Emma Vaughn, disse ao Insider que é "desprezível que a mídia esteja distorcendo as palavras do presidente McDaniel e fornecendo cobertura para os democratas que atacaram repetidamente o direito de existência de Israel".

“O CNR e a presidente McDaniel são há muito tempo defensores ferrenhos de Israel e do seu povo, e condenaram imediatamente os ataques”, acrescentou Vaughn.

Dois membros do Congresso, o senador Cory Booker, de Nova Jersey, e o deputado Dan Goldman, de Nova York, estavam em Israel quando os ataques começaram no sábado, mas desde então retornaram em segurança aos EUA.

Embora a administração Biden esteja a planejar enviar ajuda militar e financeira a Israel, a Câmara está atualmente sem um presidente de pleno direito e o Senado está em recesso esta semana, potencialmente prejudicando a capacidade dos EUA de fornecer assistência rapidamente.


Em comunicado, Donald Trump culpa Joe Biden por ataques a Israel

Mariana Janjácomo da CNN
Em Nova York
07/10/2023

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/em-comunicado-donald-trump-culpa-joe-biden-por-ataques-a-israel/

charlesleg:
Guerra escalando rapidamente...
Estamos com 5 conflitos/guerras em ativo pelo mundo;
Guerra entre Israel e Hamas / Conflito Azerbaijão x Armênia em Nagorno-Karabakh / Guerra Rússia x Ucrânia / Guerra da Síria / Guerra civil no Iêmen.

É triste pelo lado nos inocentes civis que não tem nada haver com os conflitos, mas esses grupos paramilitares terroristas tem que serem enfraquecidos, Hamas...Hezbollah...etc.

feliphex:

--- Citação de: charlesleg em Segunda, 09 de Outubro, 2023 - 23h40 ---Guerra escalando rapidamente...
Estamos com 5 conflitos/guerras em ativo pelo mundo;
Guerra entre Israel e Hamas / Conflito Azerbaijão x Armênia em Nagorno-Karabakh / Guerra Rússia x Ucrânia / Guerra da Síria / Guerra civil no Iêmen.

É triste pelo lado nos inocentes civis que não tem nada haver com os conflitos, mas esses grupos paramilitares terroristas tem que serem enfraquecidos, Hamas...Hezbollah...etc.

--- Fim de Citação ---

concordo com você ... mas temos que ter em mente que muitas vezes esses grupos terroristas fazem parte do teatro, ou são incentivados por EUA e Israel como marionetes para gerar medo na população e assim os heróis (governantes) se perpetuarem no poder, diz a lenda que Yasser Arafat morreu milionário com tanto dinheiro que o ocidente mandava para ele para tantos acordos de paz, e a situação continua. (Benjamin Netanyahu está desde 1996 entre idas e vindas se perpetuando no poder)

VitDoc:

--- Citação de: feliphex em Terça, 10 de Outubro, 2023 - 02h34 ---... mas temos que ter em mente que muitas vezes esses grupos terroristas fazem parte do teatro, ou são incentivados por EUA e Israel como marionetes para gerar medo na população

--- Fim de Citação ---

É muito perigoso utilizar o manto conspiracionista como justificativa para quase todo o barbarismo praticado no mundo, pois isso acaba por normalizar uma narrativa infantil, porém envolvente, para o ódio.

Até entendo uma possível jogada do Netanyahu para reconquistar a confiança pública, já que estava a ser acusado de corrupção e vinha sofrendo justificada pressão pública pela tentativa de influência e manipulação do Judiciário local, mas pergunto qual seria exatamente o interesse americano nisso, por exemplo? Vale lembrar que os EUA, além de não sofrerem oposição tácita de outros candidatos israelenses ao poder, estão mergulhados em dívida e já ajudam militarmente a Ucrânia, portanto, é ilógico que queiram abrir novas linhas de frente.

O que acho mais curioso é que sempre que falamos de conspiração e interesses escusos, sobra apenas para as potências ocidentais, como se a China só quisesse fazer caridade na África e a Rússia só buscasse "amizades e união russa" com os seus países periféricos.

Para quem não sabe, Israel tinha até estabelecido, há alguns meses, um preceito histórico, ao promover encontros com as autoridades sauditas, numa busca por diálogo no Oriente Médio, mas claro está que a ideia de ter um país não islâmico no miolo do mundo árabe ainda desagrada a muitos, sobretudo ao Irã. E nem falo apenas dos Judeus: perguntem aos coptas egípcios o quão seguros se sentem por lá?

Todos cobram de Israel que ceda terras à Palestina, mas nenhum país árabe jamais ofereceu parte do próprio território para o estado palestino, como um esforço de pacificação e união da região. Todos cobram tolerância e menos brutalidade, mas não é Israel que bane as mulheres do sistema de ensino, pendura homossexuais enforcados em público no alto de guindastes e decepa cabeças em direto dos seus inimigos.

É como aquele ditado: "pimenta no olho dos outros é refresco".

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa