Autor Tópico: Cidade do Alabama que não faz eleições há décadas é processada - Notícia  (Lido 185 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 2 881
  • Tópicos: 896

  • : 104
  • : 68

Alabama town that hasn’t held elections in decades sued to allow voting

The town of Newbern saw white officials deny its first Black mayor, Patrick Braxton, from exercising his duties for three years

Cidade do Alabama (EUA) que não realiza eleições há décadas é processada para permitir votação

A cidade de Newbern viu autoridades brancas negarem ao seu primeiro prefeito negro, Patrick Braxton, o exercício de suas funções por três anos

Adria R Walker
29 Março 2024

(tradução by feliphex)

link original => https://www.theguardian.com/us-news/2024/mar/29/newbern-alabama-election-lawsuit-mayor

A cidade de Newbern, Alabama (EUA), não teve eleições políticas nas últimas décadas. Mas tudo isso pode mudar em novembro se uma nova moção for bem-sucedida.

O Legal Defense Fund (LDF), uma organização que se concentra nos direitos raciais e civis, juntamente com um escritório de advocacia privado com sede no Alabama, entrou com uma liminar para forçar Newbern, uma cidade de cerca de 133 habitantes, a realizar eleições e permitir que seus cidadãos votem pela primeira vez em anos.

A cidade, a cerca de uma hora e meia de distância de Montgomery, chamou a atenção nacional no verão passado, depois de autoridades brancas terem recusado durante três anos a permitirem que Patrick Braxton, o primeiro prefeito negro na história de Newbern, exercesse suas funções de prefeito.

Newbern é cerca de 80% negra e 20% branca, mas a liderança da cidade, com exceção de Braxton e seu conselho municipal, é majoritariamente branca há anos. Os réus no processo, incluindo o anterior prefeito e o vereador, recusaram-se a realizar eleições.

“[Eles estão] tão presos em seus caminhos e não querem mais nada para a cidade. Eles só querem que continue igual”, disse Braxton no ano passado. “Espero que eles abram espaço e sigam em frente e liberem tudo para mim. Caso contrário, iremos a tribunal.”

Braxton assumiu o cargo por omissão em 2020, quando se candidatou ao cargo e ninguém mais, incluindo o titular, fez o mesmo. Os prefeitos anteriores de Newbern também foram nomeados ou concorreram sem oposição, com vários dos oficiais servindo no cargo por mais de 10 anos. Muitos residentes não sabiam que podiam realizar eleições.

O processo da LDF baseia-se num anterior apresentado no ano passado, que alegava que responsáveis brancos manipularam o processo político durante anos para manter o seu poder na cidade maioritariamente negra. Os réus, listados como o ex-prefeito Haywood “Woody” Stokes III e seu conselho municipal, realizaram uma eleição especial secreta, impedindo Braxton de nomear seu conselho municipal. Durante a eleição especial, o conselho municipal anterior se reelegeu e, por fim, renomeou o prefeito anterior. Eles foram auxiliados, alega o processo, pelo banco e pelo funcionário da cidade. Newbern teve efetivamente dois prefeitos desde 2020.

Embora as autoridades brancas não tenham reconhecido a sua posição, Braxton continuou a tentar servir como prefeito|presidente da câmara, usando os seus próprios fundos para organizar eventos e campanhas de distribuição de alimentos.

“Durante décadas, as autoridades da minha cidade excluíram-me e a outros eleitores de participar nas eleições e de ter uma palavra a dizer sobre o que acontece aqui”, disse Braxton num comunicado fornecido pela LDF. “Votar não é um privilégio; isso é uma responsabilidade em ajudar a moldar a direção e as prioridades da nossa comunidade. Queremos garantir que as nossas vozes sejam ouvidas e que os votos sejam contados. Pedimos aos tribunais que imponham eleições em Newbern em Novembro deste ano para que possamos votar e participar ativamente no processo democrático.”



He became the first Black mayor of a rural Alabama town. Then a white minority locked him out

For years the mayor in Newbern was appointed, not elected. When Patrick Braxton won the election, the outgoing mayor and his cronies refused to accept it

Ele se tornou o primeiro prefeito negro de uma cidade rural do Alabama. Então uma minoria branca o trancou do lado de fora.

Durante anos, o prefeito de Newbern foi nomeado, não eleito. Quando Patrick Braxton venceu a eleição, o prefeito cessante e seus comparsas recusaram-se a aceitá-la

by Adria R Walker Walker
26 Agosto 2023

https://www.theguardian.com/us-news/2023/aug/26/black-mayor-alabama-town-locked-out
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"