Autor Tópico: Sabedoria Indígena – Chefe Dan George, 1972 - Texto  (Lido 43 vezes)

feliphex

• Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

• Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Tópicos: 1 449

• : 106
  • : 83

Sabedoria Indígena – Chefe Dan George, 1972 - Texto
« em: Quarta, 01 de Janeiro, 2025 - 18h37 »
Indigenous Wisdom – Chief Dan George, 1972

Sabedoria Indígena – Chefe Dan George, 1972

Postado  12 - 11 - 2021 by Christopher Chase

link original em inglês => https://creativesystemsthinking.wordpress.com/2021/10/12/indigenous-wisdom-chief-dan-george-1972/

(tradução by feliphex)

“Minha cultura não valorizava a acumulação de posses privadas, na verdade, acumular era algo vergonhoso de se fazer entre meu povo. O índio via todas as coisas na Natureza como pertencentes a [nós] e esperava compartilhá-las com os outros e pegar apenas o que precisava.” ~Chefe Dan George

Cacique/Chefe Dan George

Estas palavras foram escritas pelo chefe Dan George e apareceram pela primeira vez no North Shore Free Press em 1º de março de 1972.

“Ao longo da minha vida, vivi em duas culturas distintas. Nasci em uma cultura que vivia em casas comunitárias. A casa do meu avô tinha 24 metros de comprimento. Era chamada de casa de fumaça e ficava na praia ao longo da enseada. Todos os filhos do meu avô e suas famílias viviam nesta moradia. Seus apartamentos para dormir eram separados por cobertores feitos de junco, mas uma fogueira aberta no meio atendia às necessidades de cozinhar de todos.

Em casas como essas, por toda a tribo, as pessoas aprendiam a viver umas com as outras; aprendiam a respeitar os direitos umas das outras. E as crianças compartilhavam os pensamentos do mundo adulto e se viam cercadas por tias, tios e primos que as amavam e não as ameaçavam.

Meu pai nasceu em uma casa assim e aprendeu desde a infância a amar as pessoas e a se sentir em casa com elas. E além dessa aceitação mútua, havia um profundo respeito por tudo na Natureza que os cercava. Meu pai amava a Terra e todas as suas criaturas. A Terra era sua segunda mãe.

A Terra e tudo o que ela continha foi um presente de See-see-am… e a maneira de agradecer a esse Grande Espírito era usar seus presentes com respeito. Lembro-me, quando era pequeno, de pescar com ele no Rio Indian e ainda consigo vê-lo enquanto o sol nascia acima do topo da montanha no início da manhã…

Posso vê-lo parado na beira da água com os braços erguidos acima da cabeça enquanto ele gemia baixinho… “Obrigado, obrigado.” Isso deixou uma profunda impressão na minha mente jovem. E nunca esquecerei sua decepção quando uma vez ele me pegou pescando “só por diversão”.

“Meu filho”, ele disse, “o Grande Espírito lhe deu esses peixes para serem seus irmãos, para alimentá-lo quando você estiver com fome. Você deve respeitá-los. Você não deve matá-los só por diversão”. Essa então foi a cultura em que nasci e por alguns anos a única que eu realmente conheci ou provei.

É por isso que acho difícil aceitar muitas das coisas que vejo ao meu redor. Vejo pessoas vivendo em casas de fumaça centenas de vezes maiores do que a que eu conhecia. Mas as pessoas em um apartamento nem sequer conhecem as pessoas no outro e se importam menos com elas. Também é difícil para mim entender o ódio profundo que existe entre as pessoas.

É difícil entender uma cultura que justifica a matança de milhões em guerras passadas, e neste exato momento está preparando bombas para matar números ainda maiores. É difícil para mim entender uma cultura que gasta mais em guerras e armas para matar, do que em educação e bem-estar para ajudar e desenvolver.

É difícil para mim entender uma cultura que não apenas odeia e luta contra seus irmãos, mas até ataca a Natureza e abusa dela. Vejo meus irmãos brancos andando por aí apagando a Natureza de suas cidades. Vejo-o desnudar as colinas, deixando feridas feias na face das montanhas. Vejo-o arrancando coisas do seio da Mãe Terra como se ela fosse um monstro, que se recusou a compartilhar seus tesouros com ele. Eu o vejo jogar veneno nas águas, indiferente à vida que ele mata ali; enquanto ele sufoca o ar com vapores mortais.

Meu irmão branco faz muitas coisas bem, pois ele é mais inteligente do que meu povo, mas eu me pergunto se ele realmente aprendeu a amar. Talvez ele só ame as coisas que são suas, mas nunca aprendeu a amar as coisas que estão fora e além dele. E isso, é claro, não é amor, pois o homem deve amar toda a criação ou não amará nada dela. O homem deve amar completamente ou se tornará o mais baixo dos animais. É o poder de amar que o torna o maior de todos eles... pois ele sozinho de todos os animais é capaz de um amor [mais profundo].

Meus amigos, quão desesperadamente precisamos ser amados e amar. Quando Cristo disse que o homem não vive só de pão, ele falou de uma fome. Essa fome não era a fome do corpo. Ele falou de uma fome que começa nas profundezas do homem... uma fome de amor.

O amor é algo que você e eu precisamos ter. Precisamos tê-lo porque nosso espírito se alimenta dele. Precisamos tê-lo porque sem ele nos tornamos fracos e desfalecidos. Sem amor, nossa autoestima enfraquece. Sem ele, nossa coragem falha. Sem amor, não podemos mais olhar para o mundo com confiança. Em vez disso, nos voltamos para dentro e começamos a nos alimentar de nossas próprias personalidades e aos poucos, nos destruímos.

Você e eu precisamos da força e da alegria que vêm de saber que somos amados. Com ele, somos criativos. Com ele, marchamos incansavelmente. Com ele, e somente com ele, somos capazes de nos sacrificar pelos outros.

Houve momentos em que todos nós queríamos desesperadamente sentir uma mão reconfortante sobre nós... houve momentos solitários em que queríamos tanto um braço forte ao nosso redor... Não posso dizer o quanto sinto falta da presença da minha esposa quando retorno de uma viagem. O amor dela era minha maior alegria, minha força, minha maior bênção.

Temo que minha cultura tenha pouco a oferecer à sua. Mas minha cultura valorizava a amizade e o companheirismo. Não via a privacidade como algo a ser agarrado, pois a privacidade constrói muros e muros promovem desconfiança. Minha cultura vivia em grandes comunidades familiares, e desde a infância as pessoas aprendiam a viver com os outros.

Minha cultura não valorizava a acumulação de bens privados, na verdade, acumular era uma coisa vergonhosa de se fazer entre meu povo. O índio via todas as coisas na Natureza como pertencentes a ele e esperava compartilhá-las com os outros e pegar apenas o que precisava. Todo mundo gosta de dar e também de receber. Ninguém deseja apenas receber o tempo todo.

Nós pegamos algo da sua cultura... Eu queria que você tivesse pegado algo da nossa cultura, pois havia algumas coisas bonitas e boas nela. Logo será tarde demais para conhecer minha cultura, pois a integração está sobre nós e logo não teremos valores além dos seus.

Muitos dos nossos jovens já se esqueceram dos velhos costumes. E muitos foram envergonhados de seus costumes indígenas pelo desprezo e pelo ridículo. Minha cultura é como um cervo ferido que se arrastou para a floresta para sangrar e morrer sozinho.

A única coisa que pode realmente nos ajudar é o amor genuíno. Você deve amar verdadeiramente, ser paciente conosco e compartilhar conosco. E nós devemos amar você — com um amor genuíno que perdoa e esquece... um amor que perdoa os terríveis sofrimentos que sua cultura trouxe à nossa quando nos varreu como uma onda quebrando ao longo de uma praia... com um amor que esquece e levanta sua cabeça e vê em seus olhos um amor de confiança e aceitação em resposta..."

~O chefe Dan George foi um líder da Nação Tsleil-Waututh, bem como um amado ator, músico, poeta e autor. Ele nasceu em North Vancouver em 1899 e morreu em 1981.

Wikipédia do chefe Dan George => https://pt.wikipedia.org/wiki/Dan_George
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"

feliphex

• Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

• Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Tópicos: 1 449

• : 106
  • : 83

Re: Sabedoria Indígena – Chefe Dan George, 1972 - Texto
« Resposta #1 em: Sábado, 04 de Janeiro, 2025 - 13h46 »
Native American Quotes about Mother Earth

Citações nativas americanas sobre a Mãe Terra

link original em inglês: http://www.whitewolfpack.com/2011/08/native-american-quotes-about-mother.html

(tradução by feliphex)

"Os idosos passaram a amar literalmente o solo, e sentavam-se ou reclinavam-se no chão com a sensação de estarem próximos de um poder maternal. Era bom para a pele tocar a terra, e os idosos gostavam de tirar os mocassins e andar descalços na terra sagrada. Seus tipis eram construídos sobre a terra e seus altares eram feitos de terra. Os pássaros que voavam no ar vinham pousar sobre a terra, e era o lugar de permanência final de todas as coisas que viviam e cresciam. A alma era calmante, fortalecedora, purificadora e curadora. É por isso que o velho índio ainda se senta sobre a terra em vez de se apoiar e se afastar de suas forças vitais. Para ele, sentar-se ou deitar-se no chão é ser capaz de pensar mais profundamente e sentir mais intensamente. Ele pode ver mais claramente os mistérios da vida e se aproximar em parentesco com outras vidas ao seu redor."

- Chefe Luther Standing Bear -
Teton Sioux, Nascido em 1868

"Trate bem a Terra: ela não foi dada a você por seus pais, ela foi emprestada a você por seus filhos. Nós não herdamos a Terra de nossos Ancestrais, nós a pegamos emprestada de nossos Filhos."

Antigo Provérbio Indígena

"A humanidade não teceu a teia da vida. Somos apenas um fio dentro dela. O que quer que façamos à teia, fazemos a nós mesmos. Todas as coisas estão ligadas. Todas as coisas se conectam."

Chefe Seattle

"Quando todas as árvores forem cortadas, quando todos os animais forem caçados, quando todas as águas estiverem poluídas, quando todo o ar estiver inseguro para respirar, só então você descobrirá que não pode comer dinheiro."

Profecia Cree

"Não creio que a medida de uma civilização seja a altura de seus edifícios de concreto, mas sim o quão bem seu povo aprendeu a se relacionar com seu ambiente e com os outros seres humanos."

Sun Bear da Tribo Chippewa

"Vocês devem ensinar seus filhos que o chão sob seus pés são as cinzas de nossos avós. Para que eles respeitem a terra, digam a seus filhos que a terra é rica com as vidas de nossos parentes. Ensinem a seus filhos que ensinamos a nossos filhos que a terra é nossa mãe. O que quer que aconteça à terra acontece aos filhos da terra. Se os homens cospem no chão, eles cospem em si mesmos."

Chefe Seattle

"Como você pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? A ideia é estranha para nós. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como você pode comprá-los? Cada parte da Terra é sagrada para meu povo. Cada agulha de pinheiro brilhante, cada costa arenosa, cada névoa nas florestas escuras, cada inseto claro e zumbidor é sagrado na memória e experiência de meu povo. As flores perfumadas são nossas irmãs, o veado, o cavalo, a grande águia, estes são nossos irmãos. As cristas rochosas, os sucos nos prados, o calor do corpo do pônei e do homem, todos pertencem à mesma família."

Chefe Seattle

"Se vendermos nossa terra, lembre-se de que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seu espírito com toda a vida que ele sustenta. O vento que deu ao nosso avô seu primeiro suspiro também recebeu seu último suspiro. O vento também dá aos nossos filhos o espírito da vida. Então, se vendermos nossa terra, você deve mantê-la separada e sagrada, como um lugar onde o homem pode ir para saborear o vento que é adoçado pelas flores do prado."

Chefe Seattle
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"