Autor Tópico: Documentários de intervenção em Portugal  (Lido 12641 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Documentários de intervenção em Portugal
« em: Sábado, 03 de Novembro, 2007 - 17h13 »
Por que razão não vemos nós documentários de intervenção política e social em Portugal?

Quando vejo, por exemplo, um "Sicko", não me é difícil imaginar situações similares ou outras nos nossos hospitais ou com as nossas seguradoras.
Quando vejo um "In Debt We Trust", penso imediatamente nos milhares de portugueses que actualmente passam por uma situação complicada, derivado ao alto endividamento.
E por aí fora...

Por que razão não se fazem estes documentários em Portugal?
Temas, parece-me que não faltam.

Há falta de meios? De Interesse?
Não se querem sujeitar às possíveis pressões?

 :?2:

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 011
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #1 em: Sábado, 03 de Novembro, 2007 - 17h36 »
Quantas e quantas vezes já não fiz a mesma pergunta... e sinceramente não consigo encontrar uma razão suficientemente satisfatória ou definitiva.
Penso que agora a "moda" são as reportagens. Não que seja mau, muito pelo contrário, mas é uma forma que tem um apoio (leia-se fundos) garantido, quer pelo estado, quer pelos patrocínios antes, durante e depois dos telejornais, aos quais essas reportagens estão normalmente "ligadas". A falta de meios, a falta de coragem, mas sobretudo a falta de público. Fazes um documentário. E depois? Vais passá-lo aonde? Claro que é preciso começar por algum lado. Claro que também é preciso ter o tempo que um emprego ou uma família não proporcionam.
Temas não faltam, e muitos deles polémicos e longe da vista da esmagadora maioria dos portugueses.
Mas é também uma questão de cultura. Os norte-americanos, por exemplo, têm uma "cultura de câmara", desde há várias décadas. Sempre foi normal uma família ter uma câmara e filmar tudo e mais alguma coisa. Já em Portugal isso não se passa, ou pelo menos, o fenómeno é relativamente recente. E depois falta o sentido crítico das pessoas. A maior parte dos alunos sai do 12º ano sem saber articular ou defender uma posição. Não tem capacidade de diálogo e de debate. Não tem um sentido crítico das coisas. Culpa de muita gente e de muitas coisas, incluindo obviamente os próprios visados.

É uma boa questão, uma questão que merece debate. ;)
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

Alcap

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 3
  • Mensagens: 14
  • Tópicos: 2

  • : 0
  • : 0

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #2 em: Segunda, 12 de Novembro, 2007 - 23h34 »
Quantos nao fazem o 12º... Mas sou a favor disso. Nao deviamos obrigar um aluno a estar do 10 ao 12º. Nao é um ensino para todas as cabeças, e so ia servir para piorar a qualidade de ensino.
Voltando ao topico, penso que coisas tipo sicko, nao ha mesmo por onde pegar. Ou seja, o nosso sistema de saude ainda é dos mais justos do mundo. É uma das razoes pelo qual andamos sempre sem fundos. Enquanto que nos estados unidos es "obrigado" a pagar uma mensalidade e teres um seguro de saude que nem sempre te cobre as tuas necessidades, e so o vens a saber muito depois, quando ja te terem diagnosticado a doença, e entao nem que tentes mudar o seguro nao consegues, porque ja ninguem te aceita.
Em Portugal tu es sempre atentendido e tratado. Pagas uma taxa minima por consulta, quanto a operaçoes e assim, nao estou ao corrente. Ha imensas formas de estar ilibado das taxas moderadoras. Um exemplo é juntares-te aos bombeiros voluntarios. O problema Portugues sao de facto as listas de espera. Uma cirurgia electiva demora anos, algumas cirurgias cardiacas podem levar 6 meses. Isso tudo deve-se a falta de infra-estruturas, e falta de profissionais tambem. Diminuir o tempo de espera representaria um investimento em saco roto, porque se repararmos bem, o estado nao vai retirar dai lucros. Concordo que todos temos direito a um serviço de saude que presta bons serviços, mas neste momento temos que suportar os cuidados basicos (nao podemos ter gente a morrer no SU porque o bloco operatorio esta ocupado com uma cirurgia electiva :lol:), e tentar melhorar os outros com o pouco que se tem...
Sinceramente se me dessem a escolher entre o nosso sistema de saude e o americano, preferia o nosso. Assim sei que se precisar de um transplante cardiaco nao tenho que pagar tudo do meu bolso(se nao tiver um seguro de saude que cubra isso).

(Se tiver dito merda, porrada em mim :oops:)
« Última modificação: Segunda, 12 de Novembro, 2007 - 23h37 por Alcap »

Madeira

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 10
  • Mensagens: 142
  • Tópicos: 6

  • : 1
  • : 1

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #3 em: Terça, 13 de Novembro, 2007 - 02h02 »
Citar
(Se tiver dito merda, porrada em mim :oops:)

 :lol:

Bem, eu passei os olhos pelo o que escreveste, eu não direi que disseste merda, pelo que eu li até concordo contigo, o que não quer dizer que o que eu penso seja uma verdade imutável, no entanto penso que te equivocaste quanto ao local onde postaste o teu comentário sobre o documentário do Sicko.  :)

Ora, lê lá bem o post inicial!  :<)

P.S. Porém é sempre agradável saber a tua opinião, sobre qualquer assunto, em qualquer lugar e a qualquer hora, especialmente sobre o documentário "Sicko".  :yes:
Be the change you want to see in the world

Alcap

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 3
  • Mensagens: 14
  • Tópicos: 2

  • : 0
  • : 0

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #4 em: Terça, 13 de Novembro, 2007 - 16h51 »
Eheh. Realmente fugi ao post inicial... :oops: So quis dar a minha opiniao de um "sicko" made in Portugal...
Documentarios de intervençao em Portugal é complicado... Neste momento a grande maioria dos realizadores andam demasiado ocupados a deturpar classicos da literatura portuguesa(certo e determinado romance do Eça...) e aqueles que nao andam, estao por ai sem fundos. Para alem disto tudo faço minhas as palavras do FragaCampos. Nao deve ter ido muita gente ao doclisboa, infelizmente :sad:

TradTek

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 15 Out, 2007
  • Membro: 15
  • Mensagens: 58
  • Tópicos: 13

  • : 0
  • : 0

  • www.9asideias.com
Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #5 em: Quarta, 21 de Novembro, 2007 - 05h23 »
Vi praticamente todos os documentários do Moore e venho a reparar em algo... ele evolui da crítica destrutiva para a construtiva. Lembro-me de um documentário intitulado "Stupid white man" em que criticava o País dele e apontava o dedo a um centro comercial que vendeu as balas que foram usadas para disparar sobre inocentes, por ai fora...
Muito dramático ao estilo Norte-americano e não podiam faltar as imagens perturbadoras. Contudo neste Sicko que também contem a sua dose de imagens ensanguentadas Moore consegue passar umas imagens mais construtivas e dar sugestões para um melhor sistema de saúde com exemplos de outros países.
Em relação aos documentários em Portugal, como já foi dito a cultura do documentário é pouca e o pessoal disposto a fazer o trabalho não é muito. Mas aproveito para vos deixar o desafio, e que tal um documentário feito por nós?

Cumprimentos

Madeira

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 10
  • Mensagens: 142
  • Tópicos: 6

  • : 1
  • : 1

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #6 em: Quarta, 21 de Novembro, 2007 - 20h35 »
Citar
Mas aproveito para vos deixar o desafio, e que tal um documentário feito por nós?

Uma sugestão no mínimo arrojada...  :hmmm:

Quem sabe, um dia!  :<)
Be the change you want to see in the world

kirin

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 7
  • Mensagens: 671
  • Tópicos: 21

  • : 0
  • : 0

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #7 em: Quinta, 22 de Novembro, 2007 - 08h31 »
Ideias para o tema? :D

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #8 em: Quinta, 22 de Novembro, 2007 - 09h57 »
Ideias para o tema? :D

Ideias não é difícil ter, mas este tipo de coisas requer meios que, julgo eu, não temos à disposição.
Isto além, é claro, do talento para a realização da coisa.  :hmmm:

Mas posso dar algumas ideias...deixem-me cá pensar  :?2:
« Última modificação: Quinta, 22 de Novembro, 2007 - 09h58 por Netyon »

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #9 em: Quinta, 22 de Novembro, 2007 - 14h40 »
Voltando ao topico, penso que coisas tipo sicko, nao ha mesmo por onde pegar. Ou seja, o nosso sistema de saude ainda é dos mais justos do mundo. É uma das razoes pelo qual andamos sempre sem fundos. Enquanto que nos estados unidos es "obrigado" a pagar uma mensalidade e teres um seguro de saude que nem sempre te cobre as tuas necessidades, e so o vens a saber muito depois, quando ja te terem diagnosticado a doença, e entao nem que tentes mudar o seguro nao consegues, porque ja ninguem te aceita.
Em Portugal tu es sempre atentendido e tratado. Pagas uma taxa minima por consulta, quanto a operaçoes e assim, nao estou ao corrente. Ha imensas formas de estar ilibado das taxas moderadoras. Um exemplo é juntares-te aos bombeiros voluntarios. O problema Portugues sao de facto as listas de espera. Uma cirurgia electiva demora anos, algumas cirurgias cardiacas podem levar 6 meses. Isso tudo deve-se a falta de infra-estruturas, e falta de profissionais tambem. Diminuir o tempo de espera representaria um investimento em saco roto, porque se repararmos bem, o estado nao vai retirar dai lucros. Concordo que todos temos direito a um serviço de saude que presta bons serviços, mas neste momento temos que suportar os cuidados basicos (nao podemos ter gente a morrer no SU porque o bloco operatorio esta ocupado com uma cirurgia electiva :lol:), e tentar melhorar os outros com o pouco que se tem...
Sinceramente se me dessem a escolher entre o nosso sistema de saude e o americano, preferia o nosso. Assim sei que se precisar de um transplante cardiaco nao tenho que pagar tudo do meu bolso(se nao tiver um seguro de saude que cubra isso).

Portugal caminha a passos largos para um sistema americanizado.
É verdade que na teoria tens acesso a serviços "gratuitos", mas quanto tempo demora isso?
Quantas pessoas morreram já em Portugal porque não conseguiram ser tratadas a tempo?
Quantas pessoas foram chamadas a uma consulta depois de mortas ou de se terem tratado em serviços particulares por demora por sistema de saúde? Pagando, é claro.
E convém não esquecer que a recente vaga de fecho de centros de saúde e de serviços em hospitais, começa a pouco e pouco, curiosamente, a ser complementada com a abertura de novos serviços privados. Coincidência?!  :fist:

Não estamos nos EUA, é verdade, mas acredito que o presente deles é em parte o nosso futuro.

Citar
Em relação aos documentários em Portugal, como já foi dito a cultura do documentário é pouca e o pessoal disposto a fazer o trabalho não é muito. Mas aproveito para vos deixar o desafio, e que tal um documentário feito por nós?

A cultura do documentário é pouca, sem dúvida, mas também aqui é preciso que os temas vão de encontro ao público.
Michael Moore nesse aspecto tem sido muito inteligente.
Falar nos crimes praticados pelos jovens, no sistema de saúde americano ou nas políticas de Bush e suas consequências, é falar daquilo que afecta os americanos (e não só) no dia-a-dia.
É, em parte, assumir (e amplificar) as opiniões de muitos deles, só que com o poder mediático do cinema.

Em Portugal, isso teria que ser feito da mesma forma.
As pessoas, numa grande parte, gostam de polémicas, de lutas de "faca e alguidar", por isso os temas teriam que girar à volta disso.
Casas Pias, histórias tipo Maddie McCann, pedofilia, corrupção, serão sempre os temas de eleição no ranking das preferências. Não esquecendo as teorias conspirativas, claro.  :evil:
"O drama, a tragédia, o horror", sempre venderam bem.  :roll:
Se com isso se conseguir, ao mesmo tempo, alertar as consciências para os problemas que nos rodeiam, então tanto melhor.

Antes de terminar, que isto já vai demasiado longo...  :sleep: ...alguns temas que seriam, julgo eu, bem aceites no mercado.

Casa Pia - desde que se fosse capaz de chegar a bons contactos nesse submundo.

Na mesma linha deste, e talvez parecido com o "Deliver Us From Evil", mas com a personagem principal a ser o Padre Frederico  :assob:

O já referido Sicko, mas analisando o crescimento dos privados ao mesmo tempo que se fecham serviços públicos.

O sistema financeiro, e a forma como ele controla as políticas do nosso país, e limita a liberdade e o bem estar das populações.

A mentira da nossa taxa de desemprego, que é actualmente claramente manipulada (apesar de mesmo assim ser alta) e a nova vaga de emigração, sem paralelo nos últimos anos.

Outro muito parecido com um que vi dos EUA (e que tem grandes semelhanças com o nosso futuro próximo), que refere a forma como as grandes superfícies estão a arruinar muitas vilas e cidades, pela destruição que provocam no comércio local, acabando, a médio e longo prazo, por desertificar essa terras.

As ligações muito próximas entre os EUA e Portugal ao longo da história, suas razões e consequências.


Bom, é melhor calar-me senão o pessoal nunca mais passa pelo site da docsPT  :oops:

« Última modificação: Quinta, 10 de Julho, 2008 - 17h55 por Netyon »

Madeira

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 10
  • Mensagens: 142
  • Tópicos: 6

  • : 1
  • : 1

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #10 em: Sexta, 23 de Novembro, 2007 - 00h40 »
Esta conversa está-me a dar cócegas...
Mas será que em 10 milhões de portugueses não há ninguém com o conhecimento e tomates para fazer algo que alguns americanos estão a fazer no mundo documental? Ou será que nenhuma estação televisiva passa o que alguém possa fazer para realmente despertar consciências e não apenas aflorar o assunto pela rama?  :rant:

Infelizmente inclino-me mais para a primeira, pois quem o pudesse fazer deve saber que, nos tempos de hoje, as televisões têm "receio" de tudo o que é contraditório, que vai contra a corrente, e portanto devia saber que o caminho passa pela internet. E, infelizmente, não tenho ouvido falar de nenhum trabalho feito por portugueses, ou mesmo estrangeiros, sobre nenhum dos muitos assuntos podres que se podem abordar sobre Portugal.  :nah:

Citar
Portugal caminha a passos largos para um sistema americanizado.
É verdade que na teoria tens acesso a serviços "gratuitos", mas quanto tempo demora isso?
Quantas pessoas morreram já em Portugal porque não conseguiram ser tratadas a tempo?
Quantas pessoas foram chamadas a uma consulta depois de mortas ou de se terem tratado em serviços particulares por demora por sistema de saúde? Pagando, é claro.
E convém não esquecer que a recente vaga de fecho de centros de saúde e de serviços em hospitais, começa a pouco e pouco, curiosamente, a ser complementada com a abertura de novos serviços privados. Coincidência?!  fist

Não estamos nos EUA, é verdade, mas acredito que o presente deles é em parte o nosso futuro.

Realmente também já tinha pensado nisso.
Por muito que me custe dizê-lo, parece-me a mim que caminhamos na sua direcção.

Citar
Ideias não é difícil ter, mas este tipo de coisas requer meios que, julgo eu, não temos à disposição.

Segundo o que eu conheço da equipa, penso que julgas bem...
Porém, será que o pessoal do Loose Change, como outros que começaram antes deles, e ainda outros que provavelmente se lhes seguíram tinham essas condições? Bem sei que estamos a falar a uma escala América - Portugal, mas nada é impossível.

Não quero dizer com isto que pondero que a nossa equipa possa fazer algo do género, mas quem sabe que com esta discussão possamos incentivar outros a formas uma "equipa" que possa fazer algo do género.

Quanto aos possíveis assuntos a referir, penso que tocaste mesmo na ferida. Acho que mencionaste os mais significativos.  ;)
Be the change you want to see in the world

TradTek

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 15 Out, 2007
  • Membro: 15
  • Mensagens: 58
  • Tópicos: 13

  • : 0
  • : 0

  • www.9asideias.com
Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #11 em: Sexta, 23 de Novembro, 2007 - 13h17 »
Podiamos usar o youtube ou googlevideo para divulgar o documentário. :good:

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 011
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #12 em: Sexta, 23 de Novembro, 2007 - 13h35 »
Há muitos temas que podiam e deviam ser mais falados. Só para citar alguns (excluindo os já supracitados):
Questões ambientais: Ribeira dos Milagres, Costa da Caparica, campos de golfe no Alqueva, Ria Formosa, Gestão de Parques e Reservas Naturais, pedreiras e cimenteiras em zonas protegidas, erosão dos solos e perca de biodiversidade.
Desinvestimento e desertificação do interior. Abandono dos idosos em lares miseráveis e sem licença. Licenciamentos camarários para alvarás de construção. "Jobs for the boys". Escolas Privadas e atribuição de diplomas.
Bipartidarismo em toda a Europa e afastamento das pessoas em relação aos seus governos. Crise energética. Preços do petróleo. Financiamento e isenções fiscais para empresas que se desmobilizam ao menor sinal de crise. Reformados com 100 e 200 euros por mês. Abandono das terras. Mudança de paradigma alimentar. Alterações climáticas no nosso país. Revolução sexual. O estado actual da religião no nosso país. O escândalo dos lucros de empresas como os bancos, a GALP e a PT. A corrupção no futebol...

Há tanto por onde pegar.

Mas estejam descansados, quando eu ganhar o Euromilhões monto um estúdio e dou uma câmara e um assistente de som a cada um  :lol3:
Quem sabe um dia destes a docsPT não ande aí pelas ruas?  :)
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #13 em: Sexta, 23 de Novembro, 2007 - 15h31 »
Tantas ideias que até parece um supermercado  :D
O conhecimento governará sempre a ignorância...

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #14 em: Segunda, 03 de Dezembro, 2007 - 14h41 »
A notícia de hoje do JN parece vir confirmar, cada vez mais, as suspeitas sobre a americanização do nosso sistema de saúde.

Jornal de Notícias

Onde podemos encontrar coisas como...

Citar
Até 2009, Portugal passará de uma oferta de duas mil para cinco mil camas hospitalares no privado.

Citar
claramente como uma alternativa ao encerramento de serviços públicos.

Citar
vai atrás das classes menos desfavorecidas aquelas que, insatisfeitas com a oferta pública, compram seguros.

Citar
"O critério económico usado para encerrar serviços públicos não será o mais apetecível para investimento da hospitalização privada"

Citar
Ganha-se dinheiro onde há dinheiro.

Citar
"O que se verifica é que em zonas de maior desenvolvimento, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não dá a resposta mais adequada às necessidades dos cidadãos"

Citar
com as Urgências os privados asseguraram, em 2006, 750 mil, um crescimento de 10% face a 2005.

Citar
anúncio de hospitais para Santo Tirso, onde encerrou a maternidade e vai fechar a urgência nocturna

E por aí fora, que o texto ainda é grande.
Onde ficam as famílias desfavorecidas no meio disto tudo?
E as zonas mais pobres do país?

Sistema gratuito, sim senhor...  :fist:

craa


  • Registo: 19 Out, 2007
  • Membro: 36
  • Mensagens: 47
  • Tópicos: 9

  • : 0
  • : 0

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #15 em: Quinta, 20 de Dezembro, 2007 - 01h07 »
Em portugal só mesmo grandes reportagens é que fazem algum tipo de intervenção/informação. Os factores devem ser economicos, falta de interesse e iniciativa. O mercado é pequeno e os custos devem ser elevados. Dentro de quem produz filmes ou similar quantos se interessaram por documentários? Poucos ou nenhum provavelmente. Iniciativa, nos até temos interesse, temos iniciativa que chegue? Talvez não.

Acho que a ideia de fazer um documentário seria interessante, mas claro, teria de ser feito por gosto e nada de lucros o que é complicado. Talvez uma parceria com um grupo de estudantes de artes, nos forneceríamos a informação necessária e eles fariam a realização e produção. A distribuição seria feita pelo googlevideo, emule e etc porque dificilmente alguma televisão o iria transmitir. Talvez depois com o passa palavra passassem, mas não se pode contar com isso.

Bora escolher um tema para um possível documentário?
Eu adiciono um à lista e que me interessa, o sistema bancário. Como funciona, que poder tem no governo e na sociedade, o que é o Banco central português e europeu, tudo isto sobre Portugal embora deva ser similar a outros países.
Reparei agora que isto não é de intervenção :\
Intervenção... qual será o tema que mais devesse ser clarificado à população em geral?
Eu diria, Europa e tratado de Lisboa. Mas há realmente muitos temas e importantes.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 011
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #16 em: Quinta, 20 de Dezembro, 2007 - 13h44 »
Penso que existem ideias no mínimo interessantes neste tópico e que poderão, quem sabe, ter pernas para andar.

O sistema bancário é um dos temas tabu da nossa sociedade. Quantas pessoas sabem como funcionam os bancos, a bolsa, ou sabe sequer a influência do Banco Central Europeu ou Banco Mundial?

O Tratado de Lisboa e a Constituição Europeia é um tema de suma importância. Questiono-me se irá haver referendo em Portugal. A ideia principal seria esclarecer o povo português, completamente alheio e ignorante em relação a este assunto (eu incluído). Isto porquê? Porque as decisões são feitas nas altas esferas políticas, longe da opinião pública e do povo que os elegeu. Por outro lado, a abstenção iria bater todos os recordes. É um pau de dois gumes. Mas eu prefiro saber para onde se dirige o meu futuro e o dos meus filhos, independentemente de 90% das pessoas estarem mais preocupadas com o novo corte de cabelo do Brad Pitt.

É como já disse anteriormente, temas há-os às pazadas. Vontade também. Mesmo que andemos como o outro... a pregar para os peixes.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

TradTek

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 15 Out, 2007
  • Membro: 15
  • Mensagens: 58
  • Tópicos: 13

  • : 0
  • : 0

  • www.9asideias.com
Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #17 em: Quarta, 09 de Janeiro, 2008 - 07h49 »
Podiamos fazer um documentário que fosse uma montagem, proponho que este siga a mesma linha que o documentário "Ilha das flores".  Apresentava-mos os pontos de vista depois os factos e por fim a nossa opinião sobre o assunto.
Eu proponho-me a ajudar no que for preciso (montagem,som,ideias).

 :good:

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #18 em: Quarta, 06 de Fevereiro, 2008 - 22h20 »
Pessoal podemos é fazer um doc amador.

Basta uma câmara de filmar normal, tempo, algum dinheiro :nah:(para deslocar) e o pior: Tempo, muito tempo e só tem tempo quem tem dinheiro :(

Divulgar o doc? É fácil se este tiver um tema bastante polémico a TVI ou SIC não se importa de divulgar no Jornal.

Sempre tive o sonho de fazer um doc... penso que o sucesso para um doc amador é o tema ser polémico e o doc divulgar info relevadora.

Depois até podíamos vender em DVD (por falar em DVD podem contar comigo para o fazer, pois tenho experiência nisso)


Claro que é facil estarmos a falar disto... mas olhem que não é assim tão impossível. O deslocamento é requer envistemento financeiro.

Resumindo o dinheiro é sempre o problema.
« Última modificação: Quarta, 22 de Outubro, 2008 - 14h20 por FragaCampos »
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

craa


  • Registo: 19 Out, 2007
  • Membro: 36
  • Mensagens: 47
  • Tópicos: 9

  • : 0
  • : 0

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #19 em: Domingo, 24 de Fevereiro, 2008 - 15h36 »
Dinheiro é um recurso, assim como o tempo, mas eu acho que depois de haver a vontade para fazer algo a falta desses recursos inicial é resolvida com a dedicação e esforço. Sim, eu acho que é assim tão simples.