Lendas da CiênciaLegendas da Ciência
TV ESCOLASérie de programas sobre a história da ciência contada por o filósofo francês Michel Serres que analisa a construção do conhecimento científico e seu poder transformador.
Áudio em 12 episódios
50 minutos em media cada
Qualidade 480p
.
01 - Prévoir / Prever - O primeiro episódio da série discute os usos do conhecimento, começando pelo físico italiano Ettore Majorana que, incerto pelos rumos que a física nuclear tomava durante o período Entre-Guerras, acaba por aparentemente cometer o suicídio. Daí, parte-se em busca de outros dois grandes nomes sicilianos da ciência: Arquimedes e Empédocles.
https://youtu.be/QblQ9SE_hPM02 - Découvrir / Descobrir - Neste segundo episódio, a noção de verdade se torna o foco da atenção da série. A partir do quadro renascentista de Tintoretto intitulado Paraíso, presente no Palácio do Doge, em Veneza, o episódio conduz o telescpectador a se indagar a respeito da busca pela verdade empreendida pelas ciências, fazendo uma analogia ainda ao trabalho dos cartógrafos, em especial o de Mercator.
https://youtu.be/13JyBQuWsYM03 - Guérir / Curar - Partindo da idéia do exercício da medicina enquanto um exercício de compaixão, narra a histório do médico francês Alexandre Yersin e a descoberta do bacilo da peste. Yersin afirmava que a medicina como profissão era inviável em sua vida, pois não concebia a cobrança de dinheiro para cuidar das pessoas. Posteriormente, Laennec e Hipócrates têm papel de destaque.
https://youtu.be/QNLZPVFDlIs04 - Vivre / Viver - A discussão a repeito da distinção entre a vida e matéria inanimada é o ponto de início deste episódio. A partir disso, a genética aparece em destaque, a princípio com a história do monge criador das leis de Mendel e, posteriormente, com os experimentos de Pasteur com cães e ovelhas.
https://youtu.be/Qa-Rg_u2iO005 - Devenir / Devir - Neste quinto episódio, a famosa viagem do navio Beagle serve de base para a discussão sobre a origem e a modificação das espécies. A teoria da evolução de Charles Darwin é apresentada ao lado do recorte feito por Lamarck e pelos estudos de Georges Cuvier que a precederam.
https://youtu.be/27KDCKO-QhE06 - Lire / Ler - A formalização e "escrita" da ciência são apontadas como um ponto crucial para o desenvovilmento científico. O episódio se inicia com a viagem de Roald Amundsen feita em 1903 pelo Ártico, descobrindo uma ligação entre o baía de Baffin e a Sibéria, fato que é visto como uma "chave", uma "escrita" que permite o acesso ao conhecimento; geográfico, no caso. Daí, Michel Serres retoma os geômetras da Antigüidade, exemplificando através de umaidéia presente no Timeo, de Platão, obra na qual o filósofo aponta o triângulo como a forma básica que estrutura o universo, inserida no âmbito da questão da cosmologia. Tais estudos, de cunho matemático, seriam apenas uma amostra daquilo que seria afirmado apenas no século XVII, quando Galileu diz que a "matemática é o alfabeto com o qual Deus construiu o universo". Se a ciência queria decodificar o mundo, foi necessário falar sua língua; e a língua do mundo, para Serres, é a matemática. Nessa mesma direção, o filósofo francês descreve a decifragem das escritas de Fu Xi feita por Leibniz, que para tanto criou um sistema binário a fim de facilitar o processo; sistema esse que atualmente é a base para a informática. O código binário e a linguagem matemática do século XVII dão espaço para que, no século seguinte, Étienne Bonnot de Condillac, Lineu e Lavoisier trouxessem essa formalização para as ciências não baseadas na matemática. Newton subordina a física às leis matemáticas, bem como ocorre com a Biologia e o código genético, anos depois. Contudo, Serres finaliza o episódio questionando: mas estariam essas "línguas" criadas pelas ciências de acordo com as coisas em si?
https://youtu.be/Ti0XCr0GI4c07 - Brûler / Queimar - No sétimo episódio da série, a Revolução Industrial é vista como um ponto de ruptura que tem como contraparte nas artes o quadro de William Turner, intitulado HMS Temeraire (1798). Enquanto o mundo pré-revolução industrial seria um mundo referente aos deuses greco-romanos Hérculese Atlas (bem como referente ao quadro L'entrepôt de Samuel Whitbread, de John Garrard) o mundo industrial do século XVIII, quando surge o nome de Sadi Cannot, seria o mundo de Prometeu, o mundo da termodinâmica. Por fim, a contemporaneidade será assumida como o mundo do deus Hermes, fazendo referência às amplas possibilidades de divulgação do conhecimento.
http://www.youtube.com/watch?v=0-VlYTgXE9Y#08 - Ouvrir / Abrir - Neste episódio, a obra inacabada de Gustave Flaubert intitulada Bouvard et Pécuchet serve como ponto de partida para a idéia de "abertura" no campo do conhecimento, mostrando como na astronomia, por exemplo, o conhecimento acumulado dos gregos e, posteiormente por Copérnico, Tycho Brahe e Kepler pôde servir de base, abertura para Isaac Newton.
http://www.youtube.com/watch?v=k-ZTHXX278E#09 - Mêler / Misturar - Isaac Newton, Lavoisier e Mendeleiev figuram como protagonistas deste episódio da série. Focando-se sobretudo na Física e na Química, Michel Serres e Robert Pansard-Besson tentar mostrar como essas ciências se "misturam" ao tentar explicar fenômenos e experimentos, além claro do sentido que o termo assume nesses experimentos que muitas vezes envovlevem misturas, reações químicas realizadas desde o tempo dos alquimistas.
http://www.youtube.com/watch?v=bnrSv4ZPQo8#10 - Métisser / Mestiçagem - No décimo episódio, viagens histórias e fictícias ilustrariam o desenvolvimento e a "mestiçagem" das ciências, em especial as viagens de Marco Polo e sua rota da seda. A ciência, que se busca universal, teria sido "miscegenada" ao redor do mundo, principalmente entre China, Índia e mundo árabe, representado-se então pela figura de um arlequim, com seu traje feito de retalhos. Assim, esa miscegenação passaria por diversas localicalidades, iniciando-se por Benares, na Índia, quando é relatado um pequeno exercício presente na obra Lilavati, do matemático hindu Bhaskara II. Além da obra de Bhaskara, aprecem relata-se ainda outra obra de um matemático hindu: o Arya-siddhanta, de Aryabhata. Ainda na Índia, chega-se até o Jantar Mantar, em frente ao Palácio dos Ventos, um palácio de marajás em Jaipur, onde se pode econtrar um enorme quadrante solar, no qual há um verso de autoria do Aryabhata que descreve o número Pi. Segue-se então para a obra de Aryabhata II, Maha-siddhanta (um dos mais importantes tratados da astronomia indiana , traduzido do sânscrito a pedido do califa Al-Mansur), quando a Índia foi invadida pelos árabes e a matemática e astronomia hindus foram incorporadas por eles. Por fim, já na alta Idade Média, narra-se a decadência da civilização grega com o fechamendo da Escola de Atenas por Proclos, fato que fez com que muitos gregos seguissem pelos "rastros" deixados por Alexandre Magno até Bagdá, quando a ciência grega e persa então puderam se misturar com a ciência árabe, misturada previamente com a ciência hindu. Se os retalhos que servem de veste para o arlequim iniciam o episódio, a ciência se mostra na verdade como as claras vestes da colombina, sendo o branco a junção de todas cores.
http://www.youtube.com/watch?v=WPV4UDOegok#11 - Emerger / Emegir - Neste episódio, a analogia com o rio é explicitada mais uma vez, mostrando ainda como a ficção (o conto Viagem à Lua, de Júlio Verne) pode por vezes antecipar acontecimentos no campo das ciências.
http://www.youtube.com/watch?v=hAt4Tt1BcBw#12 - Naître / Nascer - No último episódio da série, Michel Serres e Robert Pansard-Besson se voltam à Grécia Antiga, não a fim de negar a idéia de uma impossibilidade de indicar um "nascimento das Ciências", mas apenas a fim de exaltar a região como um ponto onde diversos conhecimentos convergiram na Antigüidade, citando de Euclides ao juramento de Hipócrates. Esse "rio" - a metáfora que lastreia a série - que teria convergido até lá, teria ainda se perdido algum tempos depois; voltando a banhar o mundo ao longo do desenrolar do processo histórico.
http://www.youtube.com/watch?v=7IQxls6obEE#Créditos desse canal http://www.youtube.com/user/TVEscola1
Links como bakcup dos vídeos
http://www.4shared.com/video/yd_Z0aN0/Lendas_da_Cincia_-_Prever_-_TV.html
http://www.4shared.com/video/yfPCt1r8/Lendas_da_Cincia_-_Descobrir_-.html
http://www.4shared.com/video/cYKAyIHn/Lendas_da_Cincia_-_Curar_-_TV_.html
http://www.4shared.com/video/MKuQ9E0w/Lendas_da_Cincia_-_Viver_-_TV_.html
http://www.4shared.com/video/oa5hsPm8/Lendas_da_Cincia_-_Devir_-_TV_.html
http://www.4shared.com/video/AXUIwfd9/Lendas_da_Cincia_-_Ler_-_TV_ES.html
http://www.4shared.com/video/LhS1oxhB/Lendas_da_Cincia_-_Queimar_-_T.html
http://www.4shared.com/video/msnFGOIV/Lendas_da_Cincia_-__Abrir_-_TV.html
http://www.4shared.com/video/l7y1gMhj/Lendas_da_Cincia_-_Misturar_-_.html
http://www.4shared.com/video/5Trct1A8/Lendas_da_Cincia_-_Mestiar_-_T.html
http://www.4shared.com/video/3i0me4TO/Lendas_da_Cincia_-_Emergir.html
http://www.4shared.com/video/OH05rI4l/Lendas_da_Cincia_-_Nascer.html
Como baixar do 4sharedLamentamos, mas não tem permissão para ver o conteúdo do spoiler.