Autor Tópico: Classificar documentários no fórum  (Lido 2799 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 989
  • Tópicos: 3 352

  • : 73
  • : 384

Classificar documentários no fórum
« em: Terça, 28 de Abril, 2020 - 19h49 »
Saudações.

Como certamente todos já terão percebido, o fórum tem, de há 3 anos para cá, um sistema de classificação dos documentários que são aqui disponibilizados.
Foi um sistema muito desejado, que tem vindo a ser aprimorado a nível técnico e que está em pleno funcionamento.
No entanto, vejo que falta o mais importante: usá-lo, e usá-lo devidamente.
[Usarei os termos "votar" e "classificar" indiferenciadamente para não tornar o texto muito chato.]

O sistema de classificação não é apenas uma coisa bonitinha que nós nos lembrámos de implementar no fórum. Considero-o uma importante ferramenta para refletirmos depois de vermos um documentário, analisando-o de vários prismas e comparando-o com outros que já vimos para podermos avaliá-los dentro do nosso sistema de valores. Além disso, é um barómetro importantíssimo para a comunidade, e claro que quanto mais pessoas houver a votar, mais útil será a tabela dos mais votados.
Considero que o mais importante é classificarem sempre, mesmo que não saibam ao certo qual o valor a atribuir. Lembrem-se que as vossas classificações podem ser sempre alteradas ou apagadas por vocês mesmos. Quanto mais classificarem, mais prática terão em documentários futuros.

Vejo que é muito comum haver votações de 10 nos documentários e, pior do que isso, votações atribuídas quando ainda nem sequer se viu o documentário, por isso, tomei a liberdade de criar uma tabela para ajudar a classificar, com o intuito de estimular a participação e, se possível, aumentar o valor útil deste sistema para a comunidade.

Quando avalio um documentário, faço-o pesando vários elementos:
Tema/história - É premente? É atual? Suscita-me interesse? Traz algo de novo?
Narrativa - Ajuda a compreender o tema? Usa bons argumentos? Suscita a curiosidade e a reflexão?
Edição - É feita com criatividade? A edição dá fluidez ao documentário? O filme tem uma estrutura imagética que nos permite absorver bem a informação e manter a atenção no filme?
Imagem - Existe uma coerência? Existe qualidade? A imagem faz parte da própria narrativa? Aumenta a nossa atenção?
Música - É bem usada? Apela à emoção? É apropriada ao tema?


Classificação de 1 a 10
1- Lixo. Sem qualquer valor artístico ou informativo.
2- Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.
3- Muito mau. Totalmente tendencioso e mal argumentado. Amanhã já não me lembro de nada do que vi.
4- Mau. Tema de alguma relevância, mas mal aproveitado e estruturado.
5- Irrelevante. Não trouxe nada de novo ou empolgante.
6- Normal. Tema interessante, onde pouco mais fiquei a saber.
7- Bom. Não dei o meu tempo por perdido. Inovador, com pontos relevantes, sobre um tema que me interessa ou que desconhecia.
8- Muito bom. Nem dei pelo tempo passar e superou as minhas expectativas. Tema bem explorado e apresentado que me fez pesquisar mais sobre o assunto.
9- Excelente. Tema atual e premente, num documentário que mexeu comigo e me deixou a pensar nele durante dias. Narrativa e fotografia excelentes.
10- Obra-prima. Um obra imortal do cinema documental. Nota 10 para argumento, imagem e música. Será visto daqui a 100 anos.



[Este é um texto escrito de uma só vez, sem grande elaboração. Está sujeito a alterações e ajustes por iniciativa própria ou por sugestão de outros utilizadores]
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 438
  • Tópicos: 4 604

  • : 71
  • : 745

Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #1 em: Quarta, 29 de Abril, 2020 - 05h15 »
Muito bom! Esclarece e torna a classificação mais uniforme! Obrigada! :clap: :hat:
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 586
  • Tópicos: 2 524

  • : 300
  • : 273

Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #2 em: Domingo, 16 de Agosto, 2020 - 22h39 »
Eu realmente aprecio a ideia de classificação, mas vejo algumas ressalvas:

  • Não estaria o range de classificação muito específico? Sou professor e, sinceramente, sentiria muita dificuldade em diferenciar um 6 de um 7 em uma redação, por exemplo. É certo que foram dadas orientações, bases de como fazê-lo, mas classificar com bases em acertos e erros é uma coisa, outra é lidar com parâmetros totalmente subjetivos.
  • O que efetivamente representaria uma média x? Ainda que o IMDB e outros trabalhem com essa classificação rígida, de que forma a nota que terceiros atribuíram influenciará na minha experiência com o documentário? Ou mesmo no brilhantismo ou engenhosidade dele por si? Em filmes, é bastante comum o público e a crítica especializada divergirem em suas notas e, muitas vezes, a repercussão ruim de uma delas, jogada a seco, acaba inibindo outros de o assistirem, mas que poderiam ter uma experiência positiva a respeito.
  • Não seria mais produtivo adotar um tipo alternativo de classificação? Um, por exemplo, que os avaliasse acerca de coisas como: qualidade do roteiro, diversão, engenhosidade, trilha sonora, etc, em que as pessoas, ao invés de lhes atribuírem notas secas, na verdade assinalassem apenas quais desses pontos lhe foram positivos? Sem a necessidade de quantificar as coisas.

Assistir a certos documentário pode ser uma experiência horrível, de tão baixa qualidade que possuam, mas uma classificação ruim não pode ser uma forma de afugentar as pessoas; de mesmo modo, existem documentários que eu acho fabulosos, mas uma classificação excelente pode gerar expectativas que não necessariamente serão atendidas. Acho que o fórum já tem o que há de melhor, que é o espaço para discussões diretas nas respostas ao tópico, a fim de que cada experiência, boa ou ruim, possa ser melhor detalhada.

Sinceramente, eu mesmo não os classifico, e não por mera preguiça, mas por alguns dos pontos acima expostos. E outro ponto a que gostaria de chamar atenção: a imaturidade do avaliador: "Tem David Attenborough? 10!" ,"outro documentário falando de felinos? 0.","um falando sobre Artes? 0", "esse fala sobre matéria escura do Universo? 10".

São apenas alguns pontos que queria expor. O espaço e a capacidade para discutir tudo isso é que torna esse local tão fantástico.
« Última modificação: Domingo, 16 de Agosto, 2020 - 22h40 por VitDoc »
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 989
  • Tópicos: 3 352

  • : 73
  • : 384

Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #3 em: Domingo, 16 de Agosto, 2020 - 22h57 »
Todas as opiniões são subjetivas, porque baseadas na experiência de cada um.
No entanto, está provado que é na média das opiniões que se encontra o mais aproximado do real valor de algo.
Quando eu classifico algo, não estou a pensar nos outros, mas em mim. É um referencial meu. Se os outros acharem isso útil, ótimo, se não, ótimo também.

Para mim, o problema não está na opinião, mas na ausência dela. No caso deste tipo de classificação adiciono ainda algo mais problemático que é as pessoas avaliarem um documentário sem sequer o terem visto. Diria que 70% das classificações são dadas dessa forma. Daí estar a frase "Assistiu ao documentário? Classifique-o." por cima do local das classificações, em todos os tópicos.
Será que alguém a lê? Não sei, mas ela está lá e é impossível passar despercebida. Classificar exige responsabilidade e tempo para parar e analisar aquilo que se viu. Além disso, não é um ato isolado e imediatamente acertado, é algo que requer prática. Com o tempo, vamos conseguindo distinguir um 6 de um 7, e saber qual o motivo dessa diferença. É por isso que as classificações podem ser consultadas e alteradas.

Criei este tópico para promover o raciocínio e a autoanálise. Eu posso gostar muito de Attenborough, mas se o documentário for ruim ou não trouxer nada de novo, tenho aqui um guia que me pode ajudar a analisar fora do meu emocional.

Uma das regras que eu criei para mim mesmo foi raramente dar nota máxima seja ao que for, a um documentário, um vinho ou um livro, por muito bom que possam ser. Isto porque dessa forma guardo sempre espaço para algo de melhor que possa vir (porque virá sempre) e assim reavaliar toda a minha estrutura mental sobre o que eu considero de qualidade.

Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 586
  • Tópicos: 2 524

  • : 300
  • : 273

Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #4 em: Domingo, 16 de Agosto, 2020 - 23h06 »
É um referencial individual, exato. O problema é que já há um referencial de terceiros antes de que eu o avalie. E é provado no campo da Psicologia, o chamado efeito manada, que isso influencia em nosso julgamento e ações, por exemplo.

A meu ver, a visualização da classificação poderia, pelo menos então, aparecer pro user apenas após ele próprio tê-lo feito, assim como ocorre nas votações.
« Última modificação: Domingo, 16 de Agosto, 2020 - 23h10 por VitDoc »
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 989
  • Tópicos: 3 352

  • : 73
  • : 384

Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #5 em: Quinta, 12 de Novembro, 2020 - 21h20 »
(a tua resposta tinha-me passado despercebida)

Percebo essa posição, mas a questão é que o conhecimento antecipado dos votos de outros poderá ter consequência/influência na decisão que se está a tomar, mas não é o caso aqui, porque não estamos a tomar nenhuma decisão final (no sentido de resultar em algo que tenha de ser feito), apenas a dar uma opinião. Opinião essa que pode ser alterada ou até apagada.
É como estar numa discussão entre amigos, onde posso ter a minha opinião, mas, ouvindo a opinião dos outros, posso estruturar melhor a minha ou até mudá-la, se os argumentos forem válidos.
Aqui não é diferente. Se eu der a minha opinião por escrito num tópico de que gosto, isso vai influenciar mais ou menos do que se der apenas uma classificação? É tudo subjetivo. Todos nós nos influenciamos mutuamente, neste ou naquele grau, seja onde for e em que situação for. Cada um de nós saberá dos motivos que nos levam a procurar determinado tema ou documentário, seja com ou sem uma opinião favorável ou desfavorável de terceiros.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 438
  • Tópicos: 4 604

  • : 71
  • : 745

Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #6 em: Terça, 17 de Novembro, 2020 - 22h49 »
Penso que cada um de nós tem as suas áreas de interesse e de afinidade. Assim, é mais provável que avaliemos documentários sobre temas com os quais nos identificamos. Até pq, se formos honestos e seguirmos a orientação do fórum de só avaliar após ver o documentário, a opinião de outrem é menos importante, ao menos no meu caso. E se um documentário for bem avaliado e o tema for do meu agrado, as chances de que eu o veja, aumentam. Aí, poderei avaliar de modo semelhante ou diverso, pois a minha percepção é única, como aliás a de cada um de nós.
 
Quanto a uma nota me influenciar, pode sê-lo apenas até o momento de eu decidir ver o doc, não para que eu o avalie. Eu teria de também conhecer o avaliador e tê-lo em alta conta para ser tão volúvel e deixar que a sua simples atribuição de nota me levassem a corroborá-la.

De qualquer modo, apenas alguns poucos docs e apenas alguns usuários estão sendo avaliados e estão avaliando. Se aumentarmos a complexidade do processo, provavelmente até isto deixará de ocorrer.

E se alguns docs forem vistos pq receberam uma "nota" alta, não fará mal a ninguém. Eles já trazem no corpo do tópico a sinopse e muitas vezes o "trailer" que nos dão uma ideia do que vamos ver, além de indicar as referências de onde podemos encontrá-lo (IMDB, BBC, PBS, etc). É só consultarmos, se tivermos interesse.

Temos de exercitar a nossa liberdade de escolha e firmarmos opinião própria sobre o que gostamos e pq gostamos e a avaliação dos documentários é um bom exercício para tanto. Além, é claro, de valorizarmos a disseminação do conhecimento, sem censura.

Como qualquer critério de avaliação, a atribuição de notas não é perfeita, e o conceito nela presente pode não expressar todo o conteúdo, mas serve de orientação. E mesmo que possamos ter dúvidas sobre um 6 ou um 7, também podemos tê-las sobre um 7 ou um 8 e por aí afora. Ou seja, adotando tal raciocínio, melhor seria banir a avaliação em qualquer nível, mesmo a escolar. E aqui no fórum, se vários avaliarem, teremos uma média que melhor expressa o conteúdo do documentário.
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

Vasco_da_Gama

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • pt

  • Registo: 12 Dez, 2009
  • Membro: 9955
  • Mensagens: 6 099
  • Tópicos: 3 228

  • : 0
  • : 365

Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #7 em: Sábado, 06 de Fevereiro, 2021 - 16h16 »
Tento não ser influenciável pelas classificações atribuídas, já vi de tudo...
2- Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.


Para 1 doc que segundo o imdb tem
8,0/10
3.021

Com 8 wins & 14 nominations.

No  [rotten]





E no DocsPt temos:

Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.
« Última modificação: Sábado, 06 de Fevereiro, 2021 - 16h22 por Vasco_da_Gama »
Para aceder à lista 100 Years of Olympic Films, American Experience e IMAX carregue na respectiva imagem

 

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 586
  • Tópicos: 2 524

  • : 300
  • : 273

Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #8 em: Sexta, 06 de Agosto, 2021 - 14h02 »
Tento não ser influenciável pelas classificações atribuídas, já vi de tudo...
2- Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.


Para 1 doc que segundo o imdb tem
8,0/10
3.021

Com 8 wins & 14 nominations.

No  [rotten]

E no DocsPt temos:

Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.

Fazendo coro ao [member=9955]Vasco_da_Gama[/member], o sistema simplesmente não reflete a verdade. Tal como o IMDB e vários outros, está igualmente sujeito à infantilidade do usuário, incluindo vitimismos, birras, perseguições e desafetos. É uma pena.


"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

Web-Man

  • Administrador
  • pt

  • Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Mensagens: 2 937
  • Tópicos: 607

  • : 4
  • : 40

  • Portugal
    • DocsPT
Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #9 em: Sexta, 06 de Agosto, 2021 - 18h12 »
Avaliações quantitativas necessitam sempre de uma grande amostra para se poder ter algum tipo de análise. Com poucos votos, qualquer voto numa das extremidades causa de imediato um desnível da realidade  :scratch: