Autor Tópico: Great Books (1993/2002)  (Lido 10545 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Great Books (1993/2002)
« em: Domingo, 05 de Junho, 2011 - 05h59 »
Grandes Livros


[imdb]         

Citação
Grandes Livros é uma série de documentários, com episódios de aprox. 50 minutos, que pretende contribuir com a promoção da leitura das grandes obras da literatura mundial.

Cada episódio contará com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor analisado. Falando sobre a estória, o contexto histórico em que a obra foi escrita, a importância que teve/tem para a literatura mundial, e também os principais acontecimentos da biografia do autor.


Episódio 1: Nada de Novo no Front


Citação
Aos dezoito anos de idade, Erich Maria Remarque conheceu as trincheiras alemãs da Primeira Guerra Mundial. Foi ferido em três ocasiões. Saiu do conflito profundamente marcado e perplexo com a crueldade da guerra. Durante a década de 20, enfrentava a insônia carregada de fantasmas tomando notas sobre os horrores que viu e viveu no fronte. Os rascunhos formavam o núcleo de um romance. Publicado em livro no ano de 1929, Nada de novo no front firmou uma posição radicalmente pacifista em um mundo que ainda via a guerra como uma alternativa política e determinou o perfil antibelicista que habita a literatura ocidental até hoje.
O protagonista é Paul, jovem alemão de família humilde que, como tantos da sua geração, deu ouvidos aos pais e professores, abandonou a escola e partiu para uma guerra que - conforme descobriria - não era sua.
Não bastasse a legitimação que faz do ser humano pacifista, o livro é assustadoramente comovedor. Resiste ao tempo graças à simplicidade do seu estilo aliada à franqueza com que trata dos sentimentos humanos.



Episódio 2: Diálogo sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo Ptolomaico e Copernicano


Citação
Galileu Galilei (1564-1642), físico, matemático e astrônomo italiano, é considerado o pai da ciência moderna. Vivendo a maior parte de sua vida em Pisa e Florença, desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e dos movimentos pendulares. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Aprimorando o uso do telescópio refrator, foi um dos primeiros astrônomos a registrar as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter e os anéis de Saturno. Foi também um dos mais corajosos defensores do heliocentrismo, desafiando a Inquisição e os dogmas da Igreja, e contribuiu decisivamente para o estabelecimento do método científico empírico.

O Diálogo sobre os dois máximos sistemas encerra o período de 1610 a 1632, no qual Galileu realiza uma impressionante campanha a favor do copernicanismo e da liberdade de pensamento, que ultrapassa as fronteiras da ciência para dirigir-se ao público em geral, ao conjunto da cultura organizada de sua época. Por isso, o Diálogo é uma obra de combate, cujo objetivo indisfarçável é o de fazer rever o édito de 1616 da Inquisição romana que proibia o De revolutionibus de Copérnico. Para alcançar essa meta, uma estratégia científica incisiva e precisa: provar o movimento da Terra por meio de uma explicação mecânica das marés. Galileu realiza essa tarefa passo a passo, destruindo na Primeira Jornada a cosmologia tradicional, justificando na Segunda e Terceira Jornadas os movimentos de rotação e translação da Terra, para na Quarta Jornada, com base no duplo movimento da Terra, explicar as marés. Ao afirmar assim o caráter planetário da Terra, Galileu destrói os fundamentos antropocêntricos da visão tradicionalista cristã. E, de fato, será condenado em 1633 por esta obra que inaugura a ciência moderna e redesenha o mapa da cultura ocidental.



Episódio 3: Um Estranho no Ninho


Citação
Um clássico da contracultura que retrata os psicodélicos anos 60, o romance de Ken Kesey é inspirado em suas próprias experiências quando participou de pesquisas com drogas psicoativas no centro psiquiátrico do Menlo Park Veterans Hospital, na Califórnia. 'Um Estranho no Ninho' é protagonizado por R. P. McMurphy, um preso que escapa da condenação fingindo-se de louco. McMurphy é então internado em um hospício, sob a tutela da sádica Chefona, a enfermeira Ratched, que comanda os internos com suas rigorosas sessões de terapia e eletrochoque. Aos poucos McMurphy percebe que o hospício pode ser muito pior que a prisão, nesse novo universo cercado de pacientes inseguros, ansiosos e constantemente dopados. Pessoas que buscaram refúgio da sociedade no hospício.



Episódio 4: Os Miseráveis


Citação
Os Miseráveis é uma das principais obras do escritor francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862.
A história se passa na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert.



EPisódio 5: Orgulho e Preconceito


Citação
Orgulho e Preconceito é um romance da escritora britânica Jane Austen. Publicado pela primeira vez em 1813.
A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, não muito longe de Londres.



Episódio 6: O Emblema Rubro da Coragem


Citação
O Emblema Rubro da Coragem é um romance de guerra escrito por Stephen Crane publicado originalmente em 1885.
O livro trata da história de Henry Fleming, um jovem que se alista no exército sonhando com grandes feitos e atos de coragem. Nas fileiras de combate, a história é outra, e Henry acaba fugindo do inimigo durante seu batismo de fogo. Esse momento de covardia lança Henry num espiral de autocomiseração e dúvida, conforme ele apela à sorte e ao instinto para sobreviver ao pesadelo da guerra.



Episódio 7: Moby Dick


Citação
Moby Dick é um romance do autor americano Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los todos.

O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias.
Os detalhes contados com o realismo e propriedade de um escritor que viveu em barcos baleeiros, são capazes de transportar o leitor ao ambiente descrito e suas sensações.



Episódio 8: Madame Bovary


Citação
Madame Bovary é um romance escrito por Gustave Flaubert, que resultou num escândalo ao ser publicado em 1857.
Reconhecido por autores como Henry James como "o romance perfeito", Madame Bovary é a obra fundamental de Gustave Flaubert (1821-80). Trata-se de um raridade, mesmo em um clássico, um exercício meticuloso de escrita que igualmente desafiava as estruturas literárias e as convenções sociais. Não à toa, a época de lançamento o impacto foi duplo: um sucesso de público e a reação feroz do governo francês, que levou o autor a julgamento sob a acusação de imoralidade.
Flaubert inventou um estilo totalmente novo e moderno, praticando uma escrita que, ao longo dos cinco anos que levou para terminar o livro, literalmente avançou palavra a palavra. Cada frase devia refletir o esforço em obtê-la, sendo reescrita e reescrita ad infinitum. Mestre do realismo, o autor documenta a paisagem e o cotidiano da segunda metade do século XIX, ironizando os romances sentimentais e folhetins, gêneros que considerava obsoletos.
A história faz um ataque à burguesia, desmoralizando-a com a descrição exuberante de sua banalidade. Em um tempo em que as mulheres eram submissas, Emma Bovary encontra nos tolos romances dos livros o antídoto para o tédio conjugal e inaugura uma galeria de famosas esposas adúlteras atormentadas na literatura.



Episódio 9: As Aventuras de Huckleberry Finn


Citação
"As Aventuras de Huckleberry Finn" é um romance do escritor norte-americano Mark Twain, publicado em 1884.
Para se livrar do pai bêbado e violento, Huckleberry Finn se refugia em uma pequena ilha do rio Mississippi, onde se alia com Jim, um escravo fugido. Em busca de liberdade, a inusitada dupla se lança numa viagem pelo leito do rio, às margens da sociedade pré-Guerra Civil.

Mark Twain construiu um ótima novela com emaranhados diversos sobre valores universais, com equidade e coerência. O duro aprendizado do menino Huck em sua lida diária, com a diminuta canoa através do grande rio, no final das contas, é a metáfora perfeita sobre a mesma jornada que todo jovem faz, em qualquer tempo e em todo lugar, aprendendo assim as lições que perdurarão para sempre em suas vidas.
Para uns, o ensino é mais complexo e intelectualizado. Para outros, mais lúdico e leve. Para o garoto da história, foi rudimentar, físico e linear.

Marco fundador da narrativa estado-unidense, o romance registrou a fala comum da gente simples e inaugurou a tradição -- central das artes americanas -- do anti-herói jovem e espirituoso que, graças à condição de desajustado, goza de uma visão privilegiada do mundo. Muitas vezes alvo de polêmicas, Huck Finn não cessa de suscitar reflexões sobre o absurdo da humanidade.



Episódio 10: Grandes Esperanças


Citação
"Grandes Esperanças" é um romance escrito por Charles Dickens, publicado originalmente em 1861. O livro conta a estória de Philip Pirrip, órfão criado pela irmã num ambiente de pobreza, que tem sua vida radicalmente alterada quando um misterioso benfeitor lhe doa uma fortuna. Sua mudança para Londres, o esforço para tornar-se um cavalheiro, as grandes esperanças e certos dilemas morais tornam este romance de Dickens inesquecível.



Episódio 11: Drácula


Citação
Drácula é um romance de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula.
Estruturalmente, é um romance epistolar, ou seja, contada como uma série de cartas, entradas de diário, registros de bordo etc. Embora Stoker não tenha inventado o vampiro, a influência do romance na popularidade dos vampiros foi singularmente responsável por muitas peças de teatro, cinema, televisão e muitas interpretações ao longo dos séculos XX e XXI.



Episódio 12: Dom Quixote de La Mancha


Citação
Dom Quixote de La Mancha é um livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616), e publicado pela originalmente em Madrid no ano de 1605.
O protagonista da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha. Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico.



Episódio 13: Contos de Terror


Citação
Edgar Allan Poe (1809 - 1849) foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor estado-unidense; é um dos mais lidos e influentes autores da literatura ocidental. Foi o escritor do macabro, explorando sistematicamente os temas da morte e do horror, mas também da ficção científica e do mistério. Sendo considerado um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas.



Episódio 14: A Selva


Citação
"A Selva" é um livro-denúncia escrito por Upton Sinclar, publicado originalmente em 1906. O livro trata da exploração dos trabalhadores pelos trustes dos alimentos enlatados de Chicago. O autor narra, com detalhes, as selvagens condições vividas por uma família de imigrantes, onde os homens adoeciam por excesso de trabalho estafante; as mulheres se prostituíam e os filhos morriam em acidentes nas fábricas.

Curiosamente, os leitores se interessaram mais por um breve trecho que descreve a falta de higiene do processo manufatureiro do enlatamento dos alimentos, levando Sinclair a declarar que visava atingir o coração do público, mas acidentalmente, havia atingido o estômago. Desejando aterrorizar o País pintando um quadro daquilo que seus senhores industriais estavam fazendo com suas vítimas, ele havia totalmente por acaso se daparado com outra descoberta: como era feito o abastecimento de carne do mundo civilizado.

O livro causou uma enxurrada de críticas, derrubando as vendas dos produtos enlatados, e fazendo com que, sob pressão popular, os congressistas aprovassem uma lei regulando as condições higiênicas na linha de produção industrial, mas no geral pouco foi feito para aliviar as condições desumanas impostas aos trabalhadores.



Episódio 15: A Morte de Arthur


Citação
"A Morte de Artur", publicado pela primeira vez em 1485, é a versão de Sir Thomas Malory sobre a história do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, baseada em lendas inglesas e francesas.
Algumas partes do livro são material original de Malory, outras são as interpretações que ele deu a histórias anteriores. Ainda que não se trate da obra mais antiga sobre o ciclo arturiano, "A morte de Artur" está entre as mais conhecidas.



Episódio 16: A Letra Escarlate


Citação
A Letra Escarlate é um livro de Nathaniel Hawthorne publicado nos Estados Unidos em 1850.
Na rígida comunidade puritana de Boston do século XVII, a jovem Hester Prynne tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima. Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra "A" de adúltera bordada em seu peito. Hester, primeira autêntica heroína da literatura norte-americana, se vale de sua força interior e de sua convicção de espírito para criar a filha sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante.
Aclamado desde seu lançamento como um clássico, A letra escarlate é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.



Episódio 19: A Odisséia


Citação
Odisseia é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É a segunda obra existente da literatura ocidental, tendo sido escrita provavelmente no fim do século VIII a.C., em algum lugar da Jônia, região da costa da Ásia Menor então controlada pelos gregos.
O poema relata o regresso do protagonista, um herói da Guerra de Troia, Odisseu (ou Ulisses, como era conhecido na mitologia romana). Como se diz na proposição, é a história do "herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a acrópole sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de tantos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros". Odisseu leva dezessete anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que havia durado dez anos.



Episódio 20: O Príncipe


Citação
O Príncipe é um livro escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, cuja primeira edição foi publicada postumamente, em 1532.
Trata-se de um dos tratados políticos mais importantes já escritos, e que tem papel crucial na construção do conceito de Estado como modernamente conhecemos. Entre outras coisas, descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado.



Episódio 21: Êxodo


Citação
Êxodo é o segundo livro do Antigo Testamento e do Pentateuco/Torá.
A sua autoria foi tradicionalmente atribuída ao profeta Moisés pela tradição judaico-cristã. A crítica acadêmica moderna descreve o livro do êxodo com um copilado de textos distintos, tendo recebido sua redação final no período posterior ao exílio babilônico entre os séculos 6 e 5 a.C.
O Livro do Êxodo relata como Moisés conduziu os israelitas do Egito pelo deserto até o Monte Sinai Bíblico, onde Yahveh se revela e oferece uma aliança: os israelitas devem manter a lei e, em retorno, receberiam a proteção de Yahveh que lhes daria Canaã (a Terra Prometida).



Episódio 22: Ardil 22


Citação
Ardil 22 é um romance satírico-histórico do autor estadunidense Joseph Heller, publicado originalmente em 1961. O livro, situado durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial de 1944 em diante, é frequentemente citado como uma das maiores obras literárias do século XX.
O romance gira em torno de Yossarian, um bombardeador de B-25 da Força Aérea Americana, enquanto ele e os demais membros do "256° Esquadrão" encontram-se baseados na ilha de Pianosa, na Itália.



Episódio 23: Gênesis


Citação
Gênesis é o primeiro livro tanto da Bíblia Hebraica como da Bíblia cristã. Faz parte do Pentateuco e da Torá, os cinco primeiros livros bíblicos.
Narra uma visão mitológica desde a criação do mundo na perspectiva judaico-cristã, genealogias dos Patriarcas bíblicos, até à fixação deste povo no Egipto através da história de José. A tradição judaico-cristã atribui a autoria do texto a Moisés enquanto a crítica literária moderna prefere descreve-lo como compilado de texto de diversas mãos.



Episódio 24: Filho Nativo


Citação
Filho Nativo é um livro escrito por Richard Wright e publicado originalmente em 1966.
É o primeiro documento no campo da ficção sobre o estado da alma de um negro, que de acordo com os estudos feitos nos Estados Unidos, pela National Youth Comission, sofre distorções de personalidade que afetam o seu ajustamento à sociedade norte-americana.
É uma história trágica e brutal de um "negro ruim", que tenta encobrir o seu complexo de inferioridade com atos agressivos contra a sociedade em que vive. Reflete como ser negro não significa somente viver na presença de severas limitações físicas, como também, viver numa cultura cujos incentivos, recompensas e castigos afetam o desenvolvimento do tipo desejável de cidadão. É uma obra de extrema importância para a literatura norte-americana dos anos 1950.



Episódio 25: A República


Citação
A República é um diálogo socrático escrito por Platão, filósofo grego, no século IV a.C.. Todo o diálogo é narrado, em primeira pessoa, por Sócrates.
Em A República, Platão idealiza uma cidade, na qual dirigentes e guardiães representam a encarnação da pura racionalidade.  Neles encontra discípulos dóceis, capazes de compreender todas as renúncias que a razão lhes impõe, mesmo quando duras.  O egoísmo está superado e as paixões, controladas. Os interesses pessoais se casam com os da totalidade social, e o príncipe filósofo é a tipificação perfeita do demiurgo terreno.



Episódio 26: O Grande Gatsby


Citação
"O Grande Gatsby" é um romance escrito pelo autor americano F. Scott Fitzgerald, publicado pela primeira vez em 1925.
Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island , promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.



Episódio 27: Walden; ou, A Vida nos Bosques


Citação
Walden; ou, A Vida nos Bosques é uma auto-biografia do afamado escritor transcendentalista Henry David Thoreau.
A obra contém tanto uma declaração de independência pessoal, uma experiência social e uma viagem de descoberta espiritual, como também um manual para a auto-suficiência.
Publicado em 1854, Walden é um manifesto poético contra a civilização industrial, que então ganhava força nos Estados Unidos. Perante a intensificação da complexidade da vida social estadunidense, derivada do crescimento exponencial da industrialização e urbanização, Thoreau, insatisfeito com o modo de vida na sociedade e procurando eliminar o desperdício e a ilusão deste, propõe o retorno ao simples.
Assim sendo, inspirado pela filosofia do Confucionismo, em 1845 retira-se para a floresta, onde constrói pelas suas mãos os seus móveis e a sua própria casa, local onde começa a viver apenas com o mínimo necessário à sobrevivência e em intenso contato com a natureza. Porém, vive isolado da sociedade não como ermitão por objectivo, pelo que recebia visitas e também as fazia, mas sim com o propósito de obter uma maior compreensão da sociedade e de descobrir as verdadeiras necessidades essenciais da vida. Através da sua própria experiência que durou dois anos, Thoreau tanto pôde confirmar que uma vida simples e humilde é viável em termos financeiros, como também descobrir uma nova visão quase mística do Homem: em pleno contato com a natureza e com os livros.



Episódio 28: O Senhor das Moscas


Citação
O Senhor das Moscas é um livro de alegoria escrito por William Golding (vencedor do Prêmio Nobel em 1983), publicado em 1954. Embora não tenha sido um grande sucesso à época, com o tempo tornou-se um grande sucesso, e leitura obrigatória em muitas escolas e colégios. O título é uma referência a Belzebu (do nome hebraico Ba'al Zebub), um sinônimo para o Diabo.
O livro retrata a regressão à selvageria de um grupo de crianças inglesas de um colégio interno, presos em uma ilha deserta sem a supervisão de adultos, após a queda do avião que as transportava para longe da guerra.



Episódio 29: 1984


Citação
Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, ou 1984, é um romance distópico clássico do autor inglês Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell. Terminado de escrever no ano de 1948 e publicado em 8 de junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo.
No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. A história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.

'1984' não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em '1984', o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.



Episódio 30: As Viagens de Gulliver


Citação
As Viagens de Gulliver é um romance satírico do escritor irlandês Jonathan Swift, publicado originalmente em 1726.
Em suas 'Viagens a diversos países remotos do mundo em quatro partes', o cirurgião naval Lemuel Gulliver, vítima de um naufrágio durante uma terrível tempestade no mar, no ano de 1699, relata suas experiências em terras diferentes e inimagináveis. Único sobrevivente da tripulação do Antelope, o jovem Gulliver é levado pelas ondas até a desconhecida Lilipute, uma ilha habitada por seres minúsculos que se imaginavam o centro do universo e viviam em guerra por motivos tão fúteis quanto... a forma correta de se quebrar um ovo.



Episódio 31: Os Nús e os Mortos


Citação
Os Nús e os Mortos é um romance de guerra escrito por Norman Mailer, e publicado em 1948.
No livro, um pelotão de jovens soldados norte-americanos percorre o seu caminho através do terreno traiçoeiro que atravessa a ilha de Anopopei, ocupada pelos japoneses. Apanhados na confusão do combate próximo e armado, e perseguidos por atiradores furtivos, são empurrados até aos limites da resistência humana. Mantidos juntos apenas pela vontade crua da sobrevivência, e mal conseguindo manter vivos os seus sonhos no meio da voragem, cada um dos homens encontra as suas esperanças mais recônditas e medos mais profundos expostos a nu pela pressão incansável do combate.
A narrativa impressiona pela crueza de seu relato. A violência está de tal forma arraigada nos personagens, que nada, nem mesmo os flashbacks da vida na terra natal, escapam a ela. Não há paz, apenas a guerra, sem dignidade e sem propósito.



Episódio 32: O Coração das Trevas


Citação
O Coração das Trevas é um romance escrito por Joseph Conrad, publicado em 1902.
O romance narra a jornada do protagonista Marlowe, um inglês que obteve trabalho junto de uma companhia de comércio belga como capitão de um barco a vapor num rio africano, em sua viagem pelo coração sombrio da selva africana.A missão de Marlowe é trazer de volta Kurtz, um mercador de marfim cujos métodos passam a desagradar a companhia mercante que o contratou. Dividido entre o fascínio e a repulsa por Kurtz, Marlowe aos poucos vai descobrindo a natureza desses métodos.



Episódio 33: Autobiografia de Malcolm X


Citação
A mais impressionante autobiografia de um homem mulherengo, cafetão, assaltante, traficante de drogas, que se transforma radicalmente em um líder nacionalista, assassinado em 1965 em defesa da Revolução Negra nos Estados Unidos, e que sabia que, quando seu livro fosse publicado, não estaria mais vivo.
Com base nos depoimentos de Malcolm X, o jornalista Alex Haley - autor de um dos maiores bestsellers mundiais, Negras Raízes - revela a contundente história de um carismático líder dos muçulmanos negros.

« Última modificação: Quinta, 26 de Maio, 2016 - 17h13 por ibbins »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books
« Resposta #1 em: Domingo, 05 de Junho, 2011 - 06h09 »
Episódio 34: Crime e Castigo

Citação
Crime e Castigo é um romance do escritor russo Fiódor Dostoiévski publicado em 1866. Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.

O personagem principal, apesar de ex-estudante de Direito, é um homem extremamente pobre e que vive angustiado pela sombra de fazer algo importante. Ele divide os indivíduos em ordinários e extraordinários, numa tentativa de explicar a quebra das regras em prol do avanço humano. Seguindo esse preceito, o personagem planeja e concretiza, em meio a uma luta com sua consciência, a morte de uma agiota.



Episódio 35: A Origem das Espécies

Citação
A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin, é um dos livros mais importantes da história da ciência, apresentando a Teoria da Evolução, base de toda biologia moderna.
Nesse livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.



Episódio 36: Alice no País das Maravilhas

Citação
Alice no País das Maravilhas é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudónimo de Lewis Carroll.
É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.



Download aqui
« Última modificação: Sábado, 06 de Agosto, 2016 - 22h14 por ibbins »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #2 em: Quarta, 01 de Fevereiro, 2012 - 02h00 »
Adicionados 6 episódios:

Os Miseráveis (Victor Hugo)
1984 (George Orwell)
Crime e Castigo (Fiódor Dostoiévski)
Moby Dick (Herman Melville)
Walden (Henry D. Thoreau)
Alice no País das Maravilhas (Lewis Carrol)

« Última modificação: Quarta, 01 de Fevereiro, 2012 - 02h02 por doro_boy »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 639
  • Tópicos: 421

  • : 3
  • : 6

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #3 em: Quarta, 01 de Fevereiro, 2012 - 15h50 »
Legal! mais forma de espalhar o grande trabalho que o irineu faz com essa série!
docsPT no Telegram https://t.me/docsPT

{Para quem não conhece, é tipo um grupo do Whatsapp, só que bem melhor e mais seguro. Pode ser usado com apelidos também. É um chat, sala de bate papo com os membros do fórum que quiserem participar e gostam de documentários}

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #4 em: Sexta, 03 de Fevereiro, 2012 - 22h48 »
Adicionados 5 episódios:

O Príncipe (Nicolau Maquiavel)
As Viagens de Gulliver (Jonathan Swift)
A Interpretação dos Sonhos (Sigmund Freud)
A Origem das Espécies (Charles Darwin)
A República (Platão)
« Última modificação: Domingo, 05 de Fevereiro, 2012 - 16h08 por doro_boy »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #5 em: Domingo, 05 de Fevereiro, 2012 - 16h07 »
Adicionados 6 episódios:

A Odisséia (Homero)
O Senhor das Moscas (William Golding)
Drácula (Bram Stoker)
Dom Quixote de La Mancha (Miguel de Cervantes)
Gênesis
Êxodo
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #6 em: Quarta, 08 de Fevereiro, 2012 - 19h33 »
Adicionados 7 episódios:

Autobiografia de Malcolm X (Alex Haley)
Ardil 22 (Joseph Heller)
O Emblema Rubro da Coragem (Stephen Crane)
Orgulho e Preconceito (Jane Austen)
O Coração das Trevas (Joseph Conrad)
Os Nús e os Mortos (Norman Mailer)
A Letra Escarlate (Nathaniel Hawthorne)
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 16 265
  • Tópicos: 3 949

  • : 45
  • : 400

Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #7 em: Quarta, 08 de Fevereiro, 2012 - 19h36 »
 :assob: Maravilha, Doro! Só estou vendo a corrida Irineu - Doro!
Como baixar do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #8 em: Segunda, 13 de Fevereiro, 2012 - 18h31 »
:assob: Maravilha, Doro! Só estou vendo a corrida Irineu - Doro!

Valeu ibbins. =)

Adicionados 3 episódios:

A Morte de Artur (Sir Thomas Malory)
Madame Bovary (Gustave Flaubert)
Filho Nativo (Richard Wright)
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #9 em: Segunda, 09 de Abril, 2012 - 04h12 »
Adicionados 5 episódios:

O Grande Gatsby (Scott Fitzgerald)
Contos de Terror (Edgar Allan Poe)
Grandes Esperanças (Charles Dickens)
As Aventuras de Huckleberry Finn (Mark Twain)
A Selva (Upton Sinclair)
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 639
  • Tópicos: 421

  • : 3
  • : 6

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #10 em: Segunda, 09 de Abril, 2012 - 05h31 »
Falta 1 ou já fez upload de todos do irineu? lembrando que no youtube você também pode baixar o vídeo usando alguns plugs ou programas e baixar com a mesma qualidade do rip, tanto que tem vídeo lá até em full hd. Então para esses docs onde os direitos autorais não perturba o youtube serve como mirror também! Olha e pela minha experiência são os docs mais recentes e famosos que youtube barra, mas a grande maioria ta liberado.  
« Última modificação: Segunda, 09 de Abril, 2012 - 05h32 por nagol »
docsPT no Telegram https://t.me/docsPT

{Para quem não conhece, é tipo um grupo do Whatsapp, só que bem melhor e mais seguro. Pode ser usado com apelidos também. É um chat, sala de bate papo com os membros do fórum que quiserem participar e gostam de documentários}

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #11 em: Segunda, 09 de Abril, 2012 - 05h43 »
Falta apenas o Inferno de Dante Alighieri. Mas esse eu não sei se vou colocar lá. A dublagem e legendagem foram muito mal feitas nesse episódio em particular, o que dificulta bastante a compreensão. :nah:

Em relação à censura no youtube, existe uma verdadeira ciência pra avaliar quais docs podem e os que não podem ser compartilhados por lá. Desenvolvida por você e outros heróis como o amhiro, o docsBR, o ciência e curisidades, que conseguem sobreviver naquele ambiente contra todas as adversidades.  :tth:
« Última modificação: Segunda, 09 de Abril, 2012 - 06h02 por doro_boy »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #12 em: Terça, 16 de Abril, 2013 - 20h21 »
Adicionados 3 episódios:

Nada de Novo no Front
Diálogo de Galileu
Um Estranho no Ninho
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 639
  • Tópicos: 421

  • : 3
  • : 6

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #13 em: Terça, 16 de Abril, 2013 - 20h58 »
doro você disse que só faltava 1 o Inferno de Dante Alighieri e com esses 3 novos do irineu ele postou lá 36, mas vi no teu canal agora só tem 34, então falta algum outro ae! haha

Olhe esse de Dante saiu dvd http://www.2001video.com.br/produto_comentarios.asp?produto=6094

quem sabe tem na web ae um dvdrip que seja uma versão melhor que a da TV...

docsPT no Telegram https://t.me/docsPT

{Para quem não conhece, é tipo um grupo do Whatsapp, só que bem melhor e mais seguro. Pode ser usado com apelidos também. É um chat, sala de bate papo com os membros do fórum que quiserem participar e gostam de documentários}

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • 00

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 437
  • Tópicos: 665

  • : 0
  • : 5

    • .: docsprimus :.
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #14 em: Terça, 16 de Abril, 2013 - 23h44 »
Você tem razão nagol, agora faltam 2.

Tive problemas com o "A Interpretação dos Sonhos", que foi bloqueado em todo o mundo, e por isso precisei excluí-lo para fazer o upload dos novos episódios.

Sobre "O Inferno de Dante", seria muito bom encontrar o DVDrip desse episódio legendado em pt por aí. ;)
« Última modificação: Terça, 16 de Abril, 2013 - 23h47 por doro_boy »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
docsprimus (Blog especializado em documentários)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)
docsprimus documentários (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 2 (Canal do Youtube)
docsprimus documentários 3 (Canal do Youtube)
Página no Facebook

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 639
  • Tópicos: 421

  • : 3
  • : 6

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #15 em: Quarta, 17 de Abril, 2013 - 00h47 »
agora só de raiva coloque esse do sonhos no Dailymotion! Não tem só youtube...
docsPT no Telegram https://t.me/docsPT

{Para quem não conhece, é tipo um grupo do Whatsapp, só que bem melhor e mais seguro. Pode ser usado com apelidos também. É um chat, sala de bate papo com os membros do fórum que quiserem participar e gostam de documentários}

carnage

  • pt

  • Registo: 30 Mar, 2010
  • Membro: 12537
  • Mensagens: 222
  • Tópicos: 12

  • : 1
  • : 2

  • songs about happiness murmured in dreams...
Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #16 em: Sábado, 27 de Abril, 2013 - 13h38 »
Torrents?

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 16 265
  • Tópicos: 3 949

  • : 45
  • : 400

Re: Great Books (1993/2002)
« Resposta #17 em: Terça, 30 de Abril, 2013 - 00h29 »
Esta é a seção de documentários online, carnage!
Como baixar do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui

Etiquetas: Literatura Artes