Autor Tópico: Ethiopia - Peoples Of The Omo Valley (2006)  (Lido 1324 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Ethiopia - Peoples Of The Omo Valley (2006)
« em: Segunda, 12 de Dezembro, 2011 - 23h07 »
Ethiopia: Peoples of the Omo Valley - Hans Silvester

Citar
O vale do Rio Omo, no sul da Etiópia, é um dos poucos lugares do mundo em que se encontram tribos de populações que não foram influenciadas pela “civilização”. Lá convivem várias tribos, ainda governadas por seus próprios rituais e leis, cujo modo de vida se assemelha à pré-história: Dassanesh, Mursi, Hamar, Karo, Bume e Beshadar. Foi nas suas margens que os arqueólogos encontraram os “Homens de Kibish”, um ancestral de 120 mil anos.

Danças exóticas, pinturas no rosto e no corpo, roupas feitas com peles de animais e jóias de sementes, rituais sangrentos que incluem açoites e outras tradições fazem dos moradores da região o exemplo perfeito do “selvagem” que povoa a imaginação dos “civilizados”.

Os grupos étnicos mais famosos são as tribos Mursi e Surma, que entre mais de 45 etnias, de idiomas e características distintas, habita a área. Estes povos pintam seus corpos usando pigmentos de sua terra, e têm o hábito de “trocar de roupa” até três vezes ao dia. Para a cultura Ocidental, estes seres são verdadeiros gênios da pintura, pois os seus traços lembram muito a arte contemporânea de Picasso, Miró, Paul Klee e Tapies.

Estas pessoas pintam o seu corpo à velocidade de um “action paint” de Jackson Pollock. Em poucos minutos, com uma rapidez impressionante, decoram o peito, seios, pernas e pés. Não usam pincéis, apenas uma habilidade fantástica com a ponta dos dedos. A arte deste povo é praticada por ele mesmo. Não há explicação nem teorias. Por isso, é arte no mais alto grau de pureza. Cada indivíduo é motivado apenas pelo desejo de ser belo.

O fotógrafo alemão HANS SILVESTER, em sua maestria, soube como ninguém captar a beleza deste povo. A sofisticação de suas pinturas assombra pela beleza. É um diálogo com a natureza, com seus tons e arranjos chiques. As fotos foram tiradas como um alerta mundial pela fragilidade destas tribos que estão sendo ameaçadas em seus próprios territórios.

O fotógrafo passou seis anos na região e o seu trabalho pode ser visto no livro "Natural Fashion – Tribal Decoration from Africa" e "Ethiopia: Peoples of the Omo Valley".




« Última modificação: Sexta, 28 de Agosto, 2015 - 20h06 por ibbins »
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?