Autor Tópico: Ecologia mental - Leonardo Boff  (Lido 4586 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 164
  • Tópicos: 483

  • : 6
  • : 21

    • .: docsprimus :.
Ecologia mental - Leonardo Boff
« em: Terça, 17 de Janeiro, 2012 - 04h55 »
http://www.youtube.com/watch?v=enEP1ZIEybs#

Para aqueles que confundem religião e espiritualidade, dou me o trabalho de transcrever o trecho final dessa bonita mensagem de Leonardo Boff.

Citar
Desenvolvendo a espiritualidade:

Espiritualidade é aquele conjunto de valores, significados, quem acompanham a nossa vida, até a nossa morte; e que dão sentido à nossa vida. Espiritualidade não é monopólio das religiões. É o profundo humano. Sempre que o ser humano olha o céu estrelado, e se pergunta: quem se esconde atrás daquelas estrelas? Quando ele se debruça sobre uma criança recém nascida, ele se enche de admiração pelo mistério da vida. Quando ele pergunta: de onde venho? pra onde vou? qual é o meu lugar no conjunto do Ser? Aí surge aquilo que é a espiritualidade.
E a espiritualidade é capaz de perceber que as coisas não estão jogadas, que há um elo que une e reúne, liga e religa todas as coisas. E esse elo nós chamamos Deus, que está empapando a realidade. E a pessoa inteligente, aberta, tira esse Deus do anonimato, se enche de reverência, sente-se na palma da mão de Deus. Esse Deus que sustenta o inteiro Universo.
Então cultivar a espiritualidade tem como efeito, que cresce em nós a generosidade, cresce a cooperação, cresce a capacidade de conviver com as diferenças, não excluir ninguém. E surge aquela serenidade de acolher a vida assim como ela é, com seus altos e baixos; e pode acolher a própria morte, como uma grande invenção da vida, para a vida passar para um outro nível e continuar florescendo.
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
Docsprimus Reloaded (EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos (Canal do Youtube NOVO)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)

lfel1pe

  • br

  • Registo: 28 Out, 2010
  • Membro: 17342
  • Mensagens: 108
  • Tópicos: 6

  • : 0
  • : 0

Re: Ecologia mental - Leonardo Boff
« Resposta #1 em: Terça, 17 de Janeiro, 2012 - 10h36 »
Esse Boff é um cretino, já tive o desprazer de ler uma obra dele.
Boff é apenas o expoente da 'traquinagem pseudo-filosófica', que quer colocar Deus como um subproduto de Marx.

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 164
  • Tópicos: 483

  • : 6
  • : 21

    • .: docsprimus :.
Re: Ecologia mental - Leonardo Boff
« Resposta #2 em: Terça, 17 de Janeiro, 2012 - 15h50 »
Esse Boff é um cretino, já tive o desprazer de ler uma obra dele.
Boff é apenas o expoente da 'traquinagem pseudo-filosófica', que quer colocar Deus como um subproduto de Marx.

Respeito sua opinião, mas tenho a felicidade de discordar de você. =)
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
Docsprimus Reloaded (EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos (Canal do Youtube NOVO)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)

lfel1pe

  • br

  • Registo: 28 Out, 2010
  • Membro: 17342
  • Mensagens: 108
  • Tópicos: 6

  • : 0
  • : 0

Re: Ecologia mental - Leonardo Boff
« Resposta #3 em: Terça, 17 de Janeiro, 2012 - 15h54 »
Você tem a ingenuidade de discordar de mim.

Em mini-docs todo mundo é muito bonitinho, muito inteligente.
Agora disposição e coragem pra pegar na massa e no denso que são os livros, ninguém tem.
Muito fácil discordar quando preparam um documentário mastigado, com falas "bonitas".. o Brasileiro realmente é tolo.
 :slap:
« Última modificação: Terça, 17 de Janeiro, 2012 - 16h00 por lfel1pe »

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 164
  • Tópicos: 483

  • : 6
  • : 21

    • .: docsprimus :.
Re: Ecologia mental - Leonardo Boff
« Resposta #4 em: Terça, 17 de Janeiro, 2012 - 16h07 »
Você tem a ingenuidade de discordar de mim.

Em mini-docs todo mundo é muito bonitinho, muito inteligente.
Agora disposição e coragem pra pegar na massa e no denso que são os livros, ninguém tem.
Muito fácil discordar quando preparam um documentário mastigado, com falas "bonitas".. o Brasileiro realmente é tolo.
 :slap:


Não é ingenuidade, é felicidade mesmo. Ingenuo é você, que não tem capacidade de se expressar com clareza e usa argumentos escusos. Pra sua informação, Leonardo Boff foi um dos expoentes da equipe que traduziu as obras completas de Carl Jung para o português. Por isso, tenha no mínimo a humildade de reconhecer a bagagem intelectual deste homem, que está no caminho em busca do conhecimento há muitos anos.

Obs: Por favor não tente me incomodar mais com seus comentários, não estou disposto a lavar roupa suja aqui no fórum. Obrigado
« Última modificação: Terça, 17 de Janeiro, 2012 - 16h12 por doro_boy »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
Docsprimus Reloaded (EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos (Canal do Youtube NOVO)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)

lfel1pe

  • br

  • Registo: 28 Out, 2010
  • Membro: 17342
  • Mensagens: 108
  • Tópicos: 6

  • : 0
  • : 0

Re: Ecologia mental - Leonardo Boff
« Resposta #5 em: Terça, 17 de Janeiro, 2012 - 16h23 »
Você tem a ingenuidade de discordar de mim.

Em mini-docs todo mundo é muito bonitinho, muito inteligente.
Agora disposição e coragem pra pegar na massa e no denso que são os livros, ninguém tem.
Muito fácil discordar quando preparam um documentário mastigado, com falas "bonitas".. o Brasileiro realmente é tolo.
 :slap:


Não é ingenuidade, é felicidade mesmo. Ingenuo é você, que não tem capacidade de se expressar com clareza e usa argumentos escusos. Pra sua informação, Leonardo Boff foi um dos expoentes da equipe que traduziu as obras completas de Carl Jung para o português. Por isso, tenha no mínimo a humildade de reconhecer a bagagem intelectual deste homem, que está no caminho em busca do conhecimento há muitos anos.

Volto a repetir: ingenuo.
A criatura "pensante" quer defender um teólogo idiota com o argumento de "felicidade"? E eu não tenho a capacidade de me expressar..?
Logo vemos de cara que se soubesse algo do Boff (até pouca coisa como eu sei) saberia do que eu estou a falar.
Agora vamos ao ápice do argumento genial desse usuário !!
Traduziu as obras completas de Carl Jung para o português...
Nossa, realmente, uma bagagem intelectual incrível.. vou pegar uma professora idiota qualquer de Alemão e mandar ela
fazer uma tradução de contos pra criança, automaticamente ela ganhará um ticket cultural para a vida. (essa é minha concepção de tradução, mesmo que sejam de obras tão densas como as de Jung, não precisa entender pra traduzir, ou como aconteceu contigo, ás vezes se acha que entende de algo e lhe falta humildade)
A diferença entre a Teologia da Libertação e o ateísmo é a mesma entre um saco de b*** e um pacote de m***.
Não sabes nem do que estas a falar doro_boy. Vai estudar.
Quando tiver algum conhecimento, que não seja achismo pós documentário, me manda uma mp que eu volto nesse tópico e penso em
responder á altura.


Citar
Obs: Por favor não tente me incomodar mais com seus comentários, não estou disposto a lavar roupa suja aqui no fórum. Obrigado

???
Não sabe levar uma discussão sadia? ou a verdade lhe dói?
Somos amigos além do fórum, e não pretendo mudar isso..
Defendo seus argumentos, quando estes batem com os meus.
Mas não vejo problema nenhum em dar minha opinião em tópico bestas como esse.
Agora você partir pra ofensa é muito pra mim meu caro.
Aja como adulto..
Lavar roupa suja?  :lol:
Olha só que sábio de sua parte, eu defendo meu argumento com opiniões sensatas
e esse rapaz levando para o lado pessoal.
Parece uma bomba relógio esse user.. que imaturo..  :eek:
« Última modificação: Terça, 17 de Janeiro, 2012 - 16h35 por lfel1pe »

zegabriel

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 04 Ago, 2009
  • Membro: 7209
  • Mensagens: 737
  • Tópicos: 246

  • : 0
  • : 0

Re: Ecologia mental - Leonardo Boff
« Resposta #6 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2012 - 04h15 »
Achei que este era um tópico sobre a diferença de religião e espiritualidade, de debate sobre pensamentos, ideologia, conceitos ou pré-conceitos ''bons'' e ''ruins'' ou simplesmente sobre a maneira como o humano se relaciona com a existência ou a realidade.  :nah:

Penso ser mais interessante e mais produtivo discutir os temas acima do que ficar debatendo se o Boff é um cretino ou gente boa, lfel1pe gostaria de fazer uma observação sobre um comentário seu.

Citar
Esse Boff é um cretino, já tive o desprazer de ler uma obra dele.
Boff é apenas o expoente da 'traquinagem pseudo-filosófica', que quer colocar Deus como um subproduto de Marx.

Ficar somente adjetivando o cara não vai ajudar ninguém que leia o comentário e nem melhorar a discussão, vc tem todo o direito de escrever o que bem entender, mas este tipo de coisa não fica bem para alguém interessado em dar opiniões inteligentes como vc.


Agora para dar continuidade ao debate vou levantar alguns pontos.

1 - Acho o termo ecologia mental um pouco perigoso no sentido de parecer haver uma maneira mais ''ecológica de pensar'', ou seja, uma maneiro mais correta de pensar, sei que procurar ser ético e ter um modo ''saudável'' de pensar pode ser interessante e importante para sociedade e para a sobrevivência da espécie mas a beleza e a genialidade pode muito bem surgir do ''pensamento sujo'', não digo que o termo ecologia mental seja errado mas apenas que se deva ter cuidado com ele, enfim é algo para se debater.

2 - Gosto de usar o termo espiritualidade como uma maneira do ser humano experimentar certo estado psíquico, estados estes que se consegue através da meditação ou com drogas (Argumento de Sam Harris), espiritualidade é geralmente usado num contexto de admiração geralmente tentando associar a realidade com o sobrenatural, pessoalmente prefiro uma espiritualidade materialista.

3 - A religião diferente da espiritualidade se preocupa mais com dogmas, ou seja, é mais voltada a conceitos imutáveis que dão significados as pessoas, ao mesmo tempo que a religião é capaz de criar uma comunidade ela é tbm bastante divisório, em geral o dogma é mais prejudicial do que benéfico principalmente na atualidade.

Bom, eu poderia levantar outros pontos mas acho que estes já são suficientes, espero ter ajudado um pouco este debate.

 :)
« Última modificação: Quarta, 18 de Janeiro, 2012 - 04h18 por zegabriel93 »
"Mais crimes são cometidos em nome da obediência do que da desobediência. O perigo real são as pessoas que obedecem cegamente qualquer autoridade" (Banksy)

lfel1pe

  • br

  • Registo: 28 Out, 2010
  • Membro: 17342
  • Mensagens: 108
  • Tópicos: 6

  • : 0
  • : 0

Re: Ecologia mental - Leonardo Boff
« Resposta #7 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2012 - 05h07 »
Achei que este era um tópico sobre a diferença de religião e espiritualidade, de debate sobre pensamentos, ideologia, conceitos ou pré-conceitos ''bons'' e ''ruins'' ou simplesmente sobre a maneira como o humano se relaciona com a existência ou a realidade.  :nah:

Penso ser mais interessante e mais produtivo discutir os temas acima do que ficar debatendo se o Boff é um cretino ou gente boa, lfel1pe gostaria de fazer uma observação sobre um comentário seu.

Citar
Esse Boff é um cretino, já tive o desprazer de ler uma obra dele.
Boff é apenas o expoente da 'traquinagem pseudo-filosófica', que quer colocar Deus como um subproduto de Marx.

Ficar somente adjetivando o cara não vai ajudar ninguém que leia o comentário e nem melhorar a discussão, vc tem todo o direito de escrever o que bem entender, mas este tipo de coisa não fica bem para alguém interessado em dar opiniões inteligentes como vc.


Agora para dar continuidade ao debate vou levantar alguns pontos.

1 - Acho o termo ecologia mental um pouco perigoso no sentido de parecer haver uma maneira mais ''ecológica de pensar'', ou seja, uma maneiro mais correta de pensar, sei que procurar ser ético e ter um modo ''saudável'' de pensar pode ser interessante e importante para sociedade e para a sobrevivência da espécie mas a beleza e a genialidade pode muito bem surgir do ''pensamento sujo'', não digo que o termo ecologia mental seja errado mas apenas que se deva ter cuidado com ele, enfim é algo para se debater.

2 - Gosto de usar o termo espiritualidade como uma maneira do ser humano experimentar certo estado psíquico, estados estes que se consegue através da meditação ou com drogas (Argumento de Sam Harris), espiritualidade é geralmente usado num contexto de admiração geralmente tentando associar a realidade com o sobrenatural, pessoalmente prefiro uma espiritualidade materialista.

3 - A religião diferente da espiritualidade se preocupa mais com dogmas, ou seja, é mais voltada a conceitos imutáveis que dão significados as pessoas, ao mesmo tempo que a religião é capaz de criar uma comunidade ela é tbm bastante divisório, em geral o dogma é mais prejudicial do que benéfico principalmente na atualidade.

Bom, eu poderia levantar outros pontos mas acho que estes já são suficientes, espero ter ajudado um pouco este debate.

 :)

Entendo seu ponto de vista. Mas estamos na sessão de discussão, acho que o doro_boy se acha diferente de alguém aqui, e não quer que sua opinião seja refutada.
Pra mim colocar Boff pra falar de qualquer assunto, ainda mais um como esse, soa suspeito, o cara é completamente bitolado e leva tudo para interesses pessoais (vide apoiar o PT depois quando o circo pegar fogo ir pro PV)



Citar
1 - Acho o termo ecologia mental um pouco perigoso no sentido de parecer haver uma maneira mais ''ecológica de pensar'', ou seja, uma maneiro mais correta de pensar, sei que procurar ser ético e ter um modo ''saudável'' de pensar pode ser interessante e importante para sociedade e para a sobrevivência da espécie mas a beleza e a genialidade pode muito bem surgir do ''pensamento sujo'', não digo que o termo ecologia mental seja errado mas apenas que se deva ter cuidado com ele, enfim é algo para se debater.

Concordo com você, oque ele sugere é que retomemos a dúvidas antes respondidas com figuras miticas (na maioria das vezes).
É importante ressaltar que mesmo essas duvidas supostamente respondidas, ainda há espaço para o mistico, é difícil para um cético admitir isso.
Um mistério só é respondido depois de nos confrontarmos com o problema, o problema é fruto da consciência, então ele não só existe no nosso plano.  

Citar
2 - Gosto de usar o termo espiritualidade como uma maneira do ser humano experimentar certo estado psíquico, estados estes que se consegue através da meditação ou com drogas (Argumento de Sam Harris), espiritualidade é geralmente usado num contexto de admiração geralmente tentando associar a realidade com o sobrenatural, pessoalmente prefiro uma espiritualidade materialista.

Olha, se não me engano esse Sam Harris é o mais novo dos quatro cavaleiros do ateismo. (ou era pois o Hitchens morreu..)
Esses caras são muito limitados, não tem nem como comentar algo assim, acho que vai mais de cada um.. também não acho certo esquecer-se completamente do material e assumir o papel de pregador da morte como diria Nietzsche, mas até o próprio Sam Harris admite a existência da metafísica.


Citar
3 - A religião diferente da espiritualidade se preocupa mais com dogmas, ou seja, é mais voltada a conceitos imutáveis que dão significados as pessoas, ao mesmo tempo que a religião é capaz de criar uma comunidade ela é tbm bastante divisório, em geral o dogma é mais prejudicial do que benéfico principalmente na atualidade.

Ignorando o fato da religião não ser uma escolha, ela é um fato.. enfim, se formos pra pensar desta forma, a religião ainda funciona de cabresto não acha?

« Última modificação: Quarta, 18 de Janeiro, 2012 - 05h49 por lfel1pe »