Autor Tópico: Possíveis soluções para a crise do Euro!  (Lido 1843 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

randalf

  • pt

  • Registo: 16 Jun, 2009
  • Membro: 6230
  • Mensagens: 39
  • Tópicos: 8

  • : 0
  • : 0

Possíveis soluções para a crise do Euro!
« em: Segunda, 18 de Junho, 2012 - 19h00 »
Bem, decidi criar um tópico onde se poderá discutir soluções para a actual crise do euro. Eu tenho a minha opinião, mas gostaria de ouvir as dos outros também. Penso que seria muito produtivo se as pessoas que interviessem, o fizessem mostrando claramente a sua opinião e fundamentando-a devidamente. Só assim se poderia obter algo de positivo desde diálogo. (Pois penso que poderão existir opiniões hostis em relação a determinadas entidades e pessoas, mas peço que sejamos moderados neste sentido :good:).

O que acham que resolveria a crise?

- Uma economia baseada na expansão monetária (o chamado "crescimento")?
- Baseada na austeridade?
- Baseada na contracção de dívida aos mercados? Ou outras formas?

O que acham? :hmmm:

Por favor, participem.
 :)

Randalf

Light

  • pt

  • Registo: 12 Mar, 2011
  • Membro: 20162
  • Mensagens: 305
  • Tópicos: 15

  • : 3
  • : 1

Re: Possíveis soluções para a crise do Euro!
« Resposta #1 em: Segunda, 18 de Junho, 2012 - 21h04 »
Isto é um bocado complicado. Por um lado esta crise foi provocada para tapar certos buracos, manipular a economia e as pessoas, e por outro, o modelo de consumo desenfreado destas últimas décadas não é e nunca foi sustentável, estamos a assistir a um colapso geral que eu acho natural.

randalf

  • pt

  • Registo: 16 Jun, 2009
  • Membro: 6230
  • Mensagens: 39
  • Tópicos: 8

  • : 0
  • : 0

Re: Possíveis soluções para a crise do Euro!
« Resposta #2 em: Segunda, 18 de Junho, 2012 - 21h07 »
Ok... eu vou colocar a minha opinião...

Eu penso que a melhor solução para Portugal (e Grécias, Espanhas e outros) seria entrar em incumprimento, voltar à sua antiga moeda e começar do zero. O único problema que eu vejo é que existem muitas empresas privadas que estão endividadas e o estado deve-lhes dinheiro também. Ou seja, elas precisam do dinheiro que o Estado lhes deve para liquidar as suas dívidas. O euro da forma que está implementado não tem qualquer hipótese de sobrevivência, já que para uns países (Alemanha, Holanda...) a moeda está artificialmente subvalorizada, o que permite um melhor controlo por parte dos Governos em relação ao défice comercial, mas os outros (Portugal...) a moeda está sobrevalorizada, o que dá a sensação de maior poder de compra mas que na realidade é uma ilusão (e por isso é que os portugueses têm vivido acima das suas possibilidades). E ainda torna difícil o controlo do défice (já que a moeda está a puxar a produção para baixo e o consumo para cima já que está alta).

Randalf

BlackEagle

  • pt

  • Registo: 25 Jan, 2012
  • Membro: 27567
  • Mensagens: 20
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Possíveis soluções para a crise do Euro!
« Resposta #3 em: Segunda, 18 de Junho, 2012 - 21h41 »
acho que devíamos de fazer como a Islândia fez, não nos responsabilizar pelas dívidas da banca privada, só aí teríamos muito mais margem de manobra
de resto também implementava medidas como:
-fim dos luxos para classe política, gestores públicos e afins;
-responsabilizar criminalmente quem faz gestão danosa de dinheiros públicos;
-acabar com as parcerias público privadas;
-redução fiscal sobre a classe média e empresas, assim o dinheiro pode circular, para uma economia funcionar isso tem de acontecer;
-acabar com os benefícios fiscais que certas empresas tem, assim como aqueles em que caso contratem desempregados de longa duração(isso só gera precariedade, trabalho temporário, etc);
-legalização das drogas (assim ganhamos dinheiro através dos impostos, menos crimes relacionados com as mesmas também, etc).