Autor Tópico: Jean Piaget (1896 - 1980)  (Lido 4516 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

zegabriel

  • Releaser
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 04 Ago, 2009
  • Membro: 7209
  • Mensagens: 869
  • Tópicos: 313

  • : 0
  • : 0

Jean Piaget (1896 - 1980)
« em: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 18h47 »
Jean Piaget (1896 - 1980)



Citar
Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.

Piaget também teve um considerável impacto no campo da ciência da computação. Seymour Papert usou o trabalho de Piaget como fundamentação ao desenvolver a linguagem de programação Logo.[2] Alan Kay usou as teorias de Piaget como base para o sistema conceitual de programação Dynabook, que foi inicialmente discutido em Xerox PARC. Estas discussões levaram ao desenvolvimento do protótipo Alto, que explorou pela primeira vez os elementos do GUI, ou Interface Gráfica do Usuário, e influenciou a criação de interfaces de usuário a partir dos anos 80.

Em 1919, viaja para Paris e começa a trabalhar no Instituto Jean-Jacques Rousseau, quando publica os primeiros artigos sobre a criança. O nascimento dos filhos (1925-1931) amplia o convívio diário com a "criança pequena" e possibilita o registro de observações que geram novas hipóteses sobre as origens da cognição humana. Durante sua estadia em Paris, Piaget conhece Théodore Simon, que o convida a padronizar os "testes de raciocínio de Cyril Burt, desenvolvidos nos Estados Unidos, experiência que lhe permitiu delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico. Como resultado desse trabalho, Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do Instituto, função que inclui a "Maison des Petits" (Casa das crianças).

Jean Piaget, por Yves de La Taille



Citar
Biólogo de formação, psicólogo que estudou o desenvolvimento cognitivo, filósofo por afinidade, Piaget construiu uma obra longa, coerente e sistematizada. Os conceitos que cunhou marcaram o campo da Pedagogia a tal ponto que muitos o consideram, erroneamente, um educador.

Para guiar o professor que pretende conhecer melhor o tema, este vídeo apresenta de forma clara os principais conceitos piagetianos. Conforme Yves De La Taille, a teoria de Piaget é importante para todos os adultos que lidam com crianças, pois ajudam a entender não apenas o desenvolvimento da inteligência, mas suas decorrências, como a formação do comportamento e da personalidade da criança.

Jean Piaget: Conhecimento Social / Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur



Citar
A professora Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus Araraquara, traça um panorama geral sobre a construção dos conhecimentos sociais. A palestra traz o problema da especificidade na construção dos conhecimentos, passando em seguida aos estágios do desenvolvimento nesse domínio. Além disso, a professora apresenta pesquisas a respeito do desenvolvimento da compreensão do mundo social pela criança.

I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas - "Atualidade da Obra de Jean Piaget", Unesp Marília, setembro de 2009

Jean Piaget: Conhecimento Social / Maria Suzana Menin



Citar
A professora Maria Suzana de Stefano Menin, da Unesp de Presidente Prudente, parte do conceito de representações sociais para mostrar como é possível fazer o cruzamento com o indivíduo que constrói o conhecimento -- o sujeito epistêmico piagetiano - e um sujeito coletivo que concebe uma outra forma de conhecimento no social.

Palestra do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidade da obra de Jean Piaget", Unesp Marília, setembro de 2009.

Jean Piaget: Linguagem e Pensamento / Adrian Montoya



Citar
O professor Adrian Montoya, da Unesp, faz uma análise da obra de Jean Piaget do ponto de vista histórico. O professor sustenta a tese de que existe uma mudança de perspectiva entre as pesquisas realizadas sobre linguagem e pensamento na década de vinte e aquelas feitas nos anos trinta e quarenta.

Palestra do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas - "Atualidade da Obra de Jean Piaget" Unesp Marília, setembro de 2009.

Jean Piaget: aprendizagem e conhecimento escolar / José Antonio Castorina



Citar
O professor José Antonio Castorina, da Universidade de Buenos Aires, repensa a relação entre psicologia genética e educação. Castorina defende a tese de que a recuperação da psicologia genética está ligada ao estudo da dinâmica construtiva, dentro da sala de aula. Dentro dessa ótica, o professor argentino analisa a relação entre as representações sociais e os conhecimentos individuais, afirmando que ao psicólogo genético caberia a investigação dos três saberes em tensão na sala de aula: os saberes individuais, o conhecimento escolar e as representações sociais.


Palestra do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas - "Atualidade da Obra de Jean Piaget" Unesp Marília, setembro de 2009.

Jean Piaget: Jogos e Simbolismo / Rosely Brenelli



Citar
A professora Rosely Brenelli, da Faculdade de Educação da Unicamp, fala sobre os aspectos figurativos e operativos do conhecimento contidos nas formas do jogo simbólico e do jogo de regras. Palestra do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas - "Atualidade da Obra de Jean Piaget" Unesp Marília, setembro de 2009.

Jean Piaget: Conhecimento Físico e Matemático / Ricardo Tassinari



O professor da Unesp de Marília apresenta a estrutura mais fundamental do pensamento e sua forma lógico-matemática, a partir de sua dissertação de mestrado. Segundo o professor, desse núcleo essencial decorrem as estruturas de agrupamento e a organização lógica do real, feita pelo sujeito epistêmico.

Palestra do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas - "Atualidade da Obra de Jean Piaget" Unesp Marília, setembro de 2009.

Jean Piaget: Linguagem e Pensamento 1 / Jean Marie Dolle



Citar
Primeira parte do minicurso ''Psicopedagogia científica: matriz de uma pedagogia científica'', dado pelo professor emérito da Université Lumière, de Lyon. Palestra do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas - Atualidade da Obra de Jean Piaget; Unesp Marília, setembro de 2009.

Jean Piaget: Linguagem e Pensamento 2 / Jean Marie Dolle



Citar
Segunda parte do minicurso "Psicopedagogia científica: matriz de uma pedagogia científica", dado pelo professor emérito da Université Lumière, de Lyon. Palestra do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas - "Atualidade da Obra de Jean Piaget"; Unesp Marília, setembro de 2009.

Jean Piaget: Linguagem e Pensamento 3 / Jean Marie Dolle



Citar
Última parte do minicurso "Psicopedagogia científica: matriz de uma pedagogia científica", em que o professor emérito da Université Lumière, de Lyon, aprofunda as noções de epistemologia e psicologia genéticas. Palestra do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas - "Atualidade da Obra de Jean Piaget"; Unesp Marília, setembro de 2009.
« Última modificação: Domingo, 12 de Março, 2017 - 15h14 por ibbins »
"Mais crimes são cometidos em nome da obediência do que da desobediência. O perigo real são as pessoas que obedecem cegamente qualquer autoridade" (Banksy)

will.i.am

  • br

  • Registo: 02 Mar, 2009
  • Membro: 4201
  • Mensagens: 542
  • Tópicos: 12

  • : 0
  • : 0

    • pedalando 100 rumos
Re: Jean Piaget (1896 - 1980)
« Resposta #1 em: Terça, 21 de Agosto, 2012 - 16h43 »
grande contribuição!!!
obrigado!!!

Thinker

  • br

  • Registo: 21 Out, 2016
  • Membro: 55175
  • Mensagens: 68
  • Tópicos: 6

  • : 2
  • : 1

Re: Jean Piaget (1896 - 1980)
« Resposta #2 em: Domingo, 12 de Março, 2017 - 14h33 »
Obrigado por compartilhar!


“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil;
se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil;
se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil;
se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil;
se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade
e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes que os seres humanos são capazes.”
– Marilena Chauí.