Secção de Debate > Festivais de cinema

Óscares 2008

<< < (2/2)

cab:
O Oscar foi para:  Taxi to the Dark Side

FragaCampos:
Foi com alguma surpresa que soube do vencedor deste ano. Não porque o documentário em si não tenha qualidade, bem pelo contrário, mas porque o tema era o mais violento e polémico de todos os que se encontravam a votação, isto apesar de ainda não ter visto o "Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience" e não poder opinar sobre ele.
É violento pelas imagens, mas principalmente pelo tema, pelos testemunhos e por tudo o que coloca em causa. Admiro por isso a coragem do júri na sua escolha.
Lembro-me que de todos os documentários que vi sobre Abu Grahib e Guantanamo, foi o que talvez tenha ido mais fundo, aquele que foi além do superficial e que procura responsabilizar as altas patentes e responsáveis políticos por aquilo que se passa vergonhosamente nestas prisões e noutras que o mundo desconhece.

Depois do 11 de Setembro, os políticos, nomeadamente a Administração Bush, aproveitaram o sucedido para atropelar a Constituição Norte-Americana e a Convenção de Genebra, para assim justificar as condições de detenção e as tácticas de interrogatório a que milhares de prisioneiros foram e continuam a ser sujeitos nas cadeias norte-americanas dedicadas a "terroristas".

Certamente que hoje existem muitas mais pessoas em todo mundo espantadas, chocadas e indignadas, pelo facto de aqueles que deviam dar o exemplo ao mundo, serem vistos como opressores, em vez de libertadores, de tiranos, em vez de benfeitores, e de paladinos da guerra em vez de arautos da paz.

FragaCampos:
Adicionado Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience à base de dados do fórum.

FragaCampos:
Taxi To The dark Side em :pt: aqui.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa