Secção de Debate > Festivais de cinema

hádoc - 3.º ciclo

<< < (2/2)

FragaCampos:
6 NOVEMBRO 2013
Sobreviver ao Progresso,
de Mathieu Roy e Harold Crooks

86 minutos, Canadá, 2011

Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30

 

--- Citar ---Atingimos um ponto em que o progresso tecnológico ameaça a existência da Humanidade.

Sobreviver ao Progresso apresenta a história do desenvolvimento humano como algo de impressionante, mas também como “uma faca de dois gumes.”.
Revela o grande risco de usarmos software do século XXI, o nosso conhecimento, num hardware antigo do nosso cérebro de primata, que não é actualizado há 50 mil anos.

Com grandes imagens e uma banda sonora imersiva, os realizadores Mathieu Roy e Harold Crooks lançam-nos numa viagem para contemplarmos a nossa evolução desde homens das cavernas a exploradores espaciais.

Baseado no best-seller de Ronald Wright, “A Short History Of Progress” (Uma Breve História do Progresso), veremos como as civilizações do passado foram destruídas pelas “armadilhas do progresso” – tecnologias fascinantes e sistemas de crença que atendem a necessidades imediatas, mas que comprometem o futuro.

Com a pressão sobre os recursos mundiais a aumentar e as elites financeiras a levar nações ao fundo do poço, poderá a nossa civilização globalizada escapar à catástrofe – a “armadilha do progresso”?
Com as opiniões de pensadores, ativistas e cientistas que investigaram os nossos genes, os nossos cérebros e as nossas sociedades, este requiem do usual modelo de progresso também propõe um desafio: provar que tornar macacos mais inteligentes não foi um beco sem saída evolutivo.
--- Fim de Citação ---

http://www.youtube.com/watch?v=EqDzdn8xWOw#



(clique para abrir cartaz no tamanho original)

FragaCampos:
20 NOVEMBRO 2013
Pirate Bay – Longe do Teclado,
de Simon Klose

85 minutos, Suécia, 2013

Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30

 

--- Citar ---Vizinho de hospedagem do também controverso Wikileaks, o The Pirate Bay surgiu na Internet em 2004, pouco mais de 3 anos após o declínio do império Napster. No início, surgiu como um braço da organização sueca Piratbyrån, que é abertamente contra os atuais modelos de defesa de propriedade intelectual. Por não hospedar nenhum arquivo nos seus servidores, a lei do país não pode classificá-lo como ilegal, e é aí que a coisa se complica.

Sem nenhuma saída jurídica para o conflito, vários estúdios de cinema norte-americanos, agastados com o gigantesco crescimento de torrents dos seus filmes, resolveram avançar com medidas mais enérgicas contra os responsáveis pelo tracker. A primeira, em 2006, mostrada no documentário, foi a invasão física do local onde era hospedado o site.

Financiado via crowdfunding, TPB: AFK ganhou vida graças a pessoas que ajudaram o projeto através da plataforma Kickstarter. Produzido com pouco mais de 30 mil dólares (que foram usados para contratar um bom editor), o documentário acabou por arrecadar quase o dobro do que precisava e outro equivalente no site oficial.
--- Fim de Citação ---

http://www.youtube.com/watch?v=Wp62PYHeXpM#ws


(clique para abrir cartaz no tamanho original)

FragaCampos:
18 DEZEMBRO 2013
O Desaparecimento das Abelhas,
de Maryam Henein e George Langworthy

90 minutos, EUA, 2009

Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30

 

--- Citar ---As abelhas têm desaparecido misteriosamente do planeta.

Conhecido como “Síndrome do Colapso de Colmeia”, este fenómeno colocou os apicultores em crise numa indústria responsável por produzir maçãs, brócolos, melancias, cebolas, cerejas e centenas de outros frutos e vegetais. As abelhas melíferas polinizam colheitas que fazem parte de uma em cada três dentadas que damos à mesa.

Este documentário segue os apicultores David Hackenberg e Dave Mendes enquanto se esforçam para manter as suas abelhas saudáveis e cumprir os contratos de polinização nos EUA. O filme explora as dificuldade que eles enfrentam enquanto levam o seu caso ao Congresso e atravessam o oceano Pacífico na tentativa de protegerem as suas abelhas.

Filmado nos EUA, na Europa, na Austrália e na Ásia, este documentário examina o alarmante desaparecimento das abelhas e o que isso significa na relação entre a Humanidade e a Natureza.
Enquanto os cientistas tentam saber a causa, os apicultores orgânicos indicam razões alternativas para esta perda trágica. As opiniões contrárias abundam, e após anos de pesquisa, ainda não foi encontrada uma resposta definitiva para este mistério angustiante.
--- Fim de Citação ---

http://www.youtube.com/watch?v=MTjGkSmouWU#ws


(clique para abrir cartaz no tamanho original)

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa