Equipa docsPT > A sua opinião conta

Campanha para incentivo de comentários

<< < (4/6) > >>

pp1058:
Todos temos intenções ao postar, senão anotaríamos em um caderno e o colocaríamos em uma gaveta. Acredito que todas as intenções envolvam atingir outras pessoas, senão colocaríamos em uma gaveta.

Se pensarmos em nossas intenções, ao menos parte delas serão pautadas pelo ambiente em que estamos. Se eu viesse aqui e postasse um conteúdo e fosse xingado, menosprezado ou humilhado a probabilidade é que eu não voltasse a repeti-lo. Pararia de postar.

Minha ideia seria de procurar aumentar a receptividade e a conexão com o ambiente, aqui eu sei que sou respeitado, que encontro conteúdo de acordo com minhas necessidades e que tenho um valor como membro.

Sabendo dessas informações me parece mais apropriado dispor condições para que todos os usuários também assim se sintam, assim evitando o declínio da comunidade.

Qual o problema em agradecer por receber um conteúdo tão importante para mim? Pela existência do fórum e de seus membros? Não quer dizer que irei me apegar e condicionar minhas ações ao agradecimento ou a uma comunidade, mas eles são parte fundamental dos motivos. Agradecer e interagir são formas de criar um tipo de empatia e significado. O reconhecimento desse valor é fundamental.

Até mesmo a prática budista (a qual estou começando), que revela o problema do apego, constrói para si uma comunidade, se preocupa com ela.

O problema é que muitas vezes não desenvolvemos compaixão e logo caracterizamos negativamente certos comportamentos: todos precisamos de reconhecimentos, às vezes temos ambientes aversivos e procuramos contribuir para fazer o contrário dessa aversividade.

Sou muito grato a todos vocês.

nagol:
pp1058 eu acho muito válido sua disposição em debater e tentar contribuir com ideias, criticas, sugestões e acho que se mais pessoas agradecessem e conversassem mesmo, isso geraria mais motivação em muitos, é o que percebo...
Eu realmente acho importante e vejo que muitos por serem tão agradecidos ao site ou por receio mesmo, não fazem isso, não colocam alguma opinião que poderia melhorar algo, para mim isso é mais importante que qualquer agradecimento.

E eu entendo tudo que você quer dizer e acho que é uma ideia compartilhada pela maioria, mesmo que não coloquem em prática. Mas o que eu disse não era para ser uma opinião sobre se o site deve ou não adotar o que sugeriu, só quis deixar minha ideia "radical" no meu caso pessoal é diferente, minha única intenção eu diria que é anterior, geralmente as pessoas disponibilizam um doc, por exemplo, e esperam que ele seja visto, no meu caso eu disponibilizo algo apenas com a intenção de tentar deixar disponível, de forma fácil para que qualquer um possa encontrar, por isso não boto na minha gaveta e pronto.

Se eu não me importo se as pessoas vão ver algo, justamente porque eu acho que isso é uma decisão que só cabe a elas, obviamente não me importaria com mais nada, fiz e faço apenas o que eu considero certo, e na maioria das vezes apenas em conteúdos que me interessam também, se outros fizerem o mesmo com outros temas e conteúdos que lhe interessam, logo terá de tudo e não me importo com as intenções de cada um, só acho que de um jeito ou de outro o conhecimento deveria está disponível online para todos, mesmo com todos os problemas e contradições que isso possa gerar em relação aos direitos de autor e coisas do tipo, no fim das contas, mesmo assim me parecer ser algo que me parece mais justo.

Vou deixar um exemplo aqui dessa minha "filosofia", se eu fosse rico eu faria por exemplo uma grande biblioteca com todos os livros, mesmo que eu soubesse que quase ninguém ou ninguém iria entrar e ler um livro, eu apenas deixaria ela lá disponível e dando uma opção, uma escolha, quem quiser vai, quem não quiser não vai e pouco me importa que agradeçam ou não, fiz por que eu achava justo, certo naquele momento.
Realmente pode até ser descrito como algo sem compaixão, quando alguém disponibiliza um conteúdo e espera que ele seja visto, me parece mais uma propaganda ideológica, quando alguém apenas deixa algo acessível e depois não espera mais nada, apenas respeita o direito dos outros de agir como quiser sobre aquele conteúdo.
Mas isso tudo é só uma visão, pois para que tudo esteja disponível todos os interesses são necessários e úteis. Escrevi muito outra vez...

FragaCampos:
Quero deixar bem claro que não sou, à partida, contra a implementação de nenhuma medida aqui no fórum. Como disse o nagol, tomara que outros utilizadores do fórum colocassem mais dúvidas, sugestões e críticas.



--- Citação de: pp1058 em Quarta, 22 de Abril, 2015 - 19h41 ---Qual o problema em agradecer por receber um conteúdo tão importante para mim? Pela existência do fórum e de seus membros? Não quer dizer que irei me apegar e condicionar minhas ações ao agradecimento ou a uma comunidade, mas eles são parte fundamental dos motivos. Agradecer e interagir são formas de criar um tipo de empatia e significado. O reconhecimento desse valor é fundamental.

Até mesmo a prática budista (a qual estou começando), que revela o problema do apego, constrói para si uma comunidade, se preocupa com ela.

--- Fim de Citação ---

A minha resistência a um sistema de "likes" prende-se diretamente com o que acabaste de escrever, pp1058.
A questão é que um "like" não é o mesmo que um "obrigado" e não cria empatia nem relação entre os intervenientes da troca. Ou seja, não serve para criar uma comunidade. Um "like" é desprovido de qualquer intenção de agradecer, é um espelho da sociedade consumista e a mil à hora que temos hoje, onde até um simples "obrigado" é transformado num "like" anónimo. Quem quer realmente agradecer, mostrar-se grato por uma partilha que de alguma forma o engrandece e ajuda, não tem problema em agradecer, dizer "obrigado", escrever umas palavras de apreço. O incentivo vem do contacto direto. Este é o meu ponto de vista.
Imagina que numa comunidade budista (para seguir o teu exemplo), ninguém diz "obrigado", ninguém faz um sorriso, ninguém nos dá um olhar silencioso que sabemos ser de agradecimento. Em vez disso, no final do dia, temos vários riscos numa parede que correspondem ao número de pessoas que nos agradeceram por algo que fizemos nesse dia. Será que as duas situações são comparáveis?

Poderíamos separar uma e outra situação entre uma questão de "qualidade" e outra de "quantidade". E aqui, sou apologista do Caminho do Meio, onde tudo na vida deve estar em equilíbrio. O que eu gostaria mesmo de ver implementado era um sistema que avaliasse o conteúdo do que é disponibilizado, uma espécie de votação de cada tópico e que, com o tempo, fosse distinguindo os melhores e mais vistos documentários numa tabela ou lista. Cada tópico mostraria o número de pessoas que votaram e o valor que a fórmula atribuiria.
Existe algo semelhante, mas é preciso pagar por ele e adaptá-lo ao fórum, o que requer um programador disponível e um investimento considerável...

pp1058:

--- Citação de: nagol em Quinta, 23 de Abril, 2015 - 13h56 ---Realmente pode até ser descrito como algo sem compaixão, quando alguém disponibiliza um conteúdo e espera que ele seja visto, me parece mais uma propaganda ideológica, quando alguém apenas deixa algo acessível e depois não espera mais nada, apenas respeita o direito dos outros de agir como quiser sobre aquele conteúdo.

--- Fim de Citação ---

Quando mencionei ter compaixão, me referia a resistência em identificar e reconhecer, uma manifestação legitima de quem de alguma forma interage ou quer interagir. Seja com um 'gostei', seja com um obrigado, seja legendando, seja distribuindo um arquivo, seja doando. Não acredito que seja um problema a pessoa buscar esse reconhecimento. Nem fazer algo somente por ele (pois acredito que é o que todos nós fazemos).

Minha posição seria de respeitar a intenção individual, acolhendo-a ao grupo. Quis defender que até mesmo sua posição 'radical' têm por principio vários reconhecimentos (reconhece um ideal, reconhece uma possibilidade (estar tudo disponível), reconhece alguém eventualmente encontrar o conteúdo) assim como todos fazem e agem: reconhecendo pelo que devemos agir, agindo. Gosto da ideia das pessoas se abrirem para serem como podem ser. Cada um elege seus ideais.

Seu comentário anterior, me deu uma ideia de restringir de algum modo quem faz o que quer que seja para agradar. Quis tentar incluir quem age justamente pelo ideal de obter algo em troca. Quando você falou: 'Mas quem faz sem precisar de nenhum motivo exterior ou feedback, quem faz por que acha justo e certo fazer naquele momento, pelo tempo que pode e quiser, quem faz pelo simples fato de querer fazer, essa pessoa não vai parar enquanto achar que deve continuar e não vai começar a postar coisas mais "populares" só para agradar...'

Essa não é uma critica,mas uma tentativa de inclusão.

pp1058:

--- Citação de: FragaCampos em Quinta, 23 de Abril, 2015 - 15h28 ---Quero deixar bem claro que não sou, à partida, contra a implementação de nenhuma medida aqui no fórum. Como disse o nagol, tomara que outros utilizadores do fórum colocassem mais dúvidas, sugestões e críticas.



--- Citação de: pp1058 em Quarta, 22 de Abril, 2015 - 19h41 ---Qual o problema em agradecer por receber um conteúdo tão importante para mim? Pela existência do fórum e de seus membros? Não quer dizer que irei me apegar e condicionar minhas ações ao agradecimento ou a uma comunidade, mas eles são parte fundamental dos motivos. Agradecer e interagir são formas de criar um tipo de empatia e significado. O reconhecimento desse valor é fundamental.

Até mesmo a prática budista (a qual estou começando), que revela o problema do apego, constrói para si uma comunidade, se preocupa com ela.

--- Fim de Citação ---

A minha resistência a um sistema de "likes" prende-se diretamente com o que acabaste de escrever, pp1058.
A questão é que um "like" não é o mesmo que um "obrigado" e não cria empatia nem relação entre os intervenientes da troca. Ou seja, não serve para criar uma comunidade. Um "like" é desprovido de qualquer intenção de agradecer, é um espelho da sociedade consumista e a mil à hora que temos hoje, onde até um simples "obrigado" é transformado num "like" anónimo. Quem quer realmente agradecer, mostrar-se grato por uma partilha que de alguma forma o engrandece e ajuda, não tem problema em agradecer, dizer "obrigado", escrever umas palavras de apreço. O incentivo vem do contacto direto. Este é o meu ponto de vista.
Imagina que numa comunidade budista (para seguir o teu exemplo), ninguém diz "obrigado", ninguém faz um sorriso, ninguém nos dá um olhar silencioso que sabemos ser de agradecimento. Em vez disso, no final do dia, temos vários riscos numa parede que correspondem ao número de pessoas que nos agradeceram por algo que fizemos nesse dia. Será que as duas situações são comparáveis?

Poderíamos separar uma e outra situação entre uma questão de "qualidade" e outra de "quantidade". E aqui, sou apologista do Caminho do Meio, onde tudo na vida deve estar em equilíbrio. O que eu gostaria mesmo de ver implementado era um sistema que avaliasse o conteúdo do que é disponibilizado, uma espécie de votação de cada tópico e que, com o tempo, fosse distinguindo os melhores e mais vistos documentários numa tabela ou lista. Cada tópico mostraria o número de pessoas que votaram e o valor que a fórmula atribuiria.
Existe algo semelhante, mas é preciso pagar por ele e adaptá-lo ao fórum, o que requer um programador disponível e um investimento considerável...

--- Fim de Citação ---

Aprecio muito essa interação da sua parte.

Acredito que sim, um 'like' pode representar exatamente a sua posição de ausência de relação e de empatia. Só que para caracterizar um like assim, precisaríamos antes caracterizar a intenção da pessoa e me parece difícil faze-lo exclusivamente por essa manifestação. Por isso no primeiro falei em campanha, divulgação.

Hoje acredito que qualquer interação possa representar de fato um agradecimento ou uma interação (não a ideal, mas ao menos uma suficiente). Por isso sugeri o sistema de like, não como uma competição, mas como uma maneira de eu saber que de algum modo que a minha interação está sendo validada. Mesmo que eu continue postando tópicos que não tenha nenhuma visita, eu os faço justamente com a expectativa de que tenham e quando são visitados, já acredito ser uma retribuição (ao menos em parte).

A ideia seria de agregar quem quer interagir com um like e não excluir quem irá interagir verdadeiramente -- quando assim acreditar que deva fazer. Por não ser algo impositivo, várias pessoas podem faze-lo com a real intenção de retribuir e não somente acrescentar um número.

Será que uma mensagem destacada de 'Se você gostou e pensa em agradecer, agradeça. Se pensa em trazer algum conteúdo, traga. Faça parte.'. Não serviria de incentivo?

Independentemente, gosto da ideia de poder me colocar, opinar aqui.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa