Autor Tópico: A Identidade Brasileira Mito e Literatura (2009)  (Lido 879 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 475
  • Tópicos: 236

  • : 0
  • : 0

A Identidade Brasileira Mito e Literatura (2009)
« em: Segunda, 28 de Outubro, 2013 - 18h41 »
A Identidade Brasileira Mito e Literatura



[imdb]

Citar
A identidade brasileira não é uma essência, mas o processo de construção de uma grande narração coletiva em que o mito exerce papel decisivo. Porque é o mito que consolida em lendas e figuras toda experiência mágico-fantástica do povo. Tudo que apavora, tudo que alegra fundamente o povo está no mito, em suas raízes. Ele narra, conta. Se não faz isso, as coisas se perdem por entre rezas, rituais, festanças, assombrações -- coisas míticas também -- mas que o vento pode levar.

Isso se evidencia na literatura, especialmente na obra de autores românticos e modernistas, que insistiram na providência do folclore, das festas rurais, no registro das façanhas caboclas...Todas dão o perfil de nossa identidade. Mas o mito tem também o poder de destilar realidades nunca imaginadas antes, e, neste sentido, ele não é só passado, mas vanguarda, nem só Brasil, mas universo. Idealizadora ou crítica, a literatura apropria-se do mito para reconstruir o imaginário nacional.

Palestra de José de Paula Ramos Jr. no programa Café Filosófico CPFL gravada no dia 18 de novembro, em São Paulo.

http://www.youtube.com/watch?v=jIaLWYq1MqI#
« Última modificação: Sexta, 01 de Novembro, 2013 - 13h49 por FragaCampos »
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche