Autor Tópico: Cecília Meireles no De Lá pra Cá (2011)  (Lido 1441 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Cecília Meireles no De Lá pra Cá (2011)
« em: Sábado, 02 de Novembro, 2013 - 19h37 »
Cecília Meireles no De Lá pra Cá



[imdb]

Citar
A literatura brasileira é realmente rica em poetas que se perpetuaram ao longo do tempo e que permitem sempre uma abordagem atual de suas obras. Cecília Meireles é uma dessas autoras. Cecília, que nasceu em 07 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro, é a primeira grande escritora brasileira, bem como a maior voz feminina da poesia. Ela escreveu sua primeira poesia aos 9 anos de idade.
Embora sua obra tenha sido escrita em um período que ficou conhecido como sendo a segunda fase do Modernismo Brasileiro, Cecília Meireles nunca se fixou a nenhum movimento literário. Ela cultivou uma poesia reflexiva, de fundo filosófico, que abordou dentre outros temas a transitoriedade da vida, a brevidade do tempo, o infinito, o amor e a natureza. Foi uma mulher que viveu a tentativa de compreender a existência. Reconhecida, recebeu vários prêmios importantes. Como convidada, participou de seminários e encontros literários, no Brasil e no exterior. Teve a obra estudada em centros acadêmicos importantes e foi traduzida para mais de dez idiomas. E como homenagem após sua morte em 64, o governo do Rio de Janeiro, então Estado da Guanabara, deu seu nome a uma sala de concertos localizada no tradicional bairro carioca da Lapa: Sala Cecília Meireles.

Produção TV Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=icsLaAntvSI#ws
« Última modificação: Sexta, 08 de Novembro, 2013 - 17h28 por FragaCampos »
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Re: Cecília Meireles no De Lá pra Cá (2011)
« Resposta #1 em: Sábado, 02 de Novembro, 2013 - 19h41 »
InscriçãoQuem se deleita em tornar minha vida impossível
por todos os lados?
Certamente estás rindo de longe,
ó encoberto adversário!

Mas a minha paciência é mais firme
que todas as sanhas da sorte:
mais longa que a vida, mais clara
que a luz no horizonte.

Passeio no gume de estradas tão graves
que afligem o próprio inimigo.
A mim, que me importam espécies de instantes,
se existo infinita?

Cecília Meireles
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche