Votação

Concordam com o Acordo Ortografico?

Claro que não.
Não
Em parte
Sim
Claro que sim
NS/NR (ou só pra ver o resultado)

Autor Tópico: Acordo Ortografico?  (Lido 24978 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

EmJReg

  • pt

  • Registo: 14 Mai, 2009
  • Membro: 5486
  • Mensagens: 10
  • Tópicos: 1

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #40 em: Sábado, 23 de Maio, 2009 - 11h40 »
Ok eu vou procurar isso.

Sim mas o nosso é o original... eles que mudem o deles. :wall: :wall: :wall: :wall: :lol:

Não é por o nosso ser o "original" que é melhor, se assim fosse a lingua que falaríamos deveria ser o Latim, ou então em rugidos como os nossos antepassados :p

Uma lingua serve essencialmente para comunicar. Como tal, deve cumprir o objectivo a que se propõe, e a melhor forma de o fazer é generalizando-a ao maior número de pessoas. Não será também necessário dizer que, na era da informação e da globalização, e tendo em conta que apesar de a língua portuguesa ser a 5º mais falada do mundo, també é a 5ª mais dificil, e em particular a língua ocidental mais complexa, é preferível para todas as nações cuja lingua portuguesa seja a língua materna que esta seja simplificada, de modo a que todos benefeciem com isso.
Além disso, para aqueles que defendem a língua Portuguesa tal como ela está... ou Língua evolui, ou torna-se numa língua morta, tal como o Francês se tornou.

Da minha parte, certamente que darei muitos mais erros porque estou habituado a escrever no Português actual... De qualquer forma, se isso ajudar a disseminar a língua Portuguesa, tal como o deverá fazer, agrada-me.

vulturus

  • kz

  • Registo: 15 Dez, 2007
  • Membro: 300
  • Mensagens: 36
  • Tópicos: 1

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #41 em: Quinta, 11 de Junho, 2009 - 00h11 »
Parece que as pessoas já estão a perceber que esse tal acordo só seria teórico, nunca efectivo
http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1259098&seccao=Livros

Web-Man

  • Administrador
  • pt

  • Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Mensagens: 2 937
  • Tópicos: 607

  • : 4
  • : 40

  • Portugal
    • DocsPT
Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #42 em: Quinta, 11 de Junho, 2009 - 11h26 »
Enquanto não entrar completamente em uso, e ainda se puder usar a "linguagem antiga" eu estou bem :) O problema vai ser quando tiver de ser só com as novas regras  :blink:





Gor

  • Doador
  • pt

  • Registo: 28 Nov, 2009
  • Membro: 9659
  • Mensagens: 763
  • Tópicos: 402

  • : 1
  • : 5

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #43 em: Sábado, 29 de Maio, 2010 - 06h30 »
Quero dizer que não deve ser a fonética (é isso, no essencial que separa o PT-PT do PT-BR) a gerar lutas. É de lamentar que num fórum com a qualidade deste, haja ofensas dos dois lados sem motivo. O Brasil é, sem dúvida, um gigante (embora também seja uma "Bélgica englobada numa Índia") - isto não é meu, já não me lembro de quem é. Tenho fortes ligações a esse País-Continente. O Brasil é independente desde 1822. Não perde nada em ter boas relações com Portugal (embora seja evidente que em extensão, Portugal é muito pequeno). Por que não deixarmos as coisas absurdas pra trás e trabalhar em conjunto no docs? Também penso que o Acordo é inevitável. E acrescento que o Brasil, sim , o Brasil, vai continuar a falar Português. Há razões que a razão conhece. Um abraço a todos.
Gor

jrbezerra23

  • Musk3teers
  • br

  • Registo: 07 Mai, 2009
  • Membro: 5369
  • Mensagens: 870
  • Tópicos: 173

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #44 em: Sábado, 29 de Maio, 2010 - 14h51 »
Essa discussão de parte a parte, creio, é inútil. A língua falada no Brasil é e continuará sendo o português. Quanto ao acordo ortográfico, com o tempo, depois que algumas gerações se forem, incluindo a minha, ele deixará de ocupar os frios traços do papel e irá se incutir na mente e no uso corrente. O passado colonial entre os dois países foi mero fruto de um contexto histórico. Afirmar que aqui não havia "civilização" antes da descoberta, é meramente credenciar a visão umbilical europeia, que acredita ou acreditava ser padrão para definir o que é ou não civilização. Os povos ameríndios tinham sua própria cultura e civilização, não eram piores nem melhores que a europeia. Afinal, se a eles servia viver dessa ou daquela forma, para eles era a melhor opção dentre as disponíveis. E assim viviam há milhares de anos, antes de serem dizimados pelos colonizadores. Inevitavelmente, com ou sem acordo, cada país conservará suas diferenças ou mesmo as ampliará, pois a língua não é algo estático, ela está sempre em constante mudança. Quem sabe se daqui a algumas décadas ou séculos não haverá um novo acordo. É isso. Abraço a todos.
« Última modificação: Quinta, 17 de Junho, 2010 - 03h26 por jrbezerra23 »
”A sinceridade e a generosidade, se não forem temperadas com moderação, conduzem infalivelmente à ruína.”

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 287
  • Tópicos: 3 716

  • : 0
  • : 6

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #45 em: Domingo, 06 de Junho, 2010 - 14h26 »
Obrigado por este belo texto jbezerra23. :hat:
Num mundo em que ser-se extremista nos "detalhes" e amorfo em relação à envolvência conjectural se tornou a imagem das sociedades, ler algo abrangente e desprendido de preconceitos é uma dádiva... :music:
O conhecimento governará sempre a ignorância...

cesarita

  • pt

  • Registo: 27 Jun, 2010
  • Membro: 14692
  • Mensagens: 28
  • Tópicos: 2

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #46 em: Terça, 29 de Junho, 2010 - 19h10 »
Concordam com o Acordo Ortografico?

Resposta: Claro que não.

Pois a língua apesar de ser quase a mesma, não o é!

Português de Portugal e Português do Brasil não é mesma coisa e são muito diferentes especialmente em fonema, muito por culpa de termos adoptados da língua inglesa/espanhol e claro de origem indígena (da qual aprecio imenso os nomes que é dados).

Cumprimentos.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."
Louis Pasteur

ldcg2

  • br

  • Registo: 16 Jan, 2009
  • Membro: 3501
  • Mensagens: 27
  • Tópicos: 1

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #47 em: Quarta, 15 de Setembro, 2010 - 04h20 »
Bom por aqui também não vimos esse novo acordo com bom grado.
Uma coisa é certa, eu não gostei do acordo assim como achei um ato de ignorancia de alguns que se dizem "donos da lingua e que os outros que aprendam a falar como eles". Acharia igualmente absurdo se alguém dissesse "somos 180 milhões os outros 60 milhões que passem a escrever como nós" embora fosse mais lógico.
O fato é a lingua é uma construção coletiva e portanto é improprietária. Se alguém se disser dono da lingua está errado. Quanto ao fato de incorporar-mos termos de outros idiomas especialmente o inglês ao nosso idioma não o torna ruim. Principalmente se levarmos em conta que todas as linguas já faladas no mundo trocam constatemente termos entre sí - o próprio inglês possui cerca de 40% de termos latinos.
Outro ponto que merece destaque são as distâncias geográficas entre os diferentes países falantes do idioma Português, se dentro de um mesmo país temos diferenças linguísticas regionais imagine quando estes falantes estão geográficamente separados.
Na minha opinião esse acordo é arbitrário e só foi feito para que nossos governantes possam agilizar "negociações" com a ONU. Entretanto o tempo nos mostrará pontos positivos desse acordo.

Abraço a todos.

vulturus

  • kz

  • Registo: 15 Dez, 2007
  • Membro: 300
  • Mensagens: 36
  • Tópicos: 1

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #48 em: Quarta, 15 de Setembro, 2010 - 17h53 »
Amigo ldcg2 antes fossem interesses diplomáticos por detrás do acordo, porém são motivos puramente económicos que pariram esta treta.

hG

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • pt

  • Registo: 20 Abr, 2009
  • Membro: 5045
  • Mensagens: 217
  • Tópicos: 34

  • : 0
  • : 2

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #49 em: Quarta, 15 de Setembro, 2010 - 22h07 »
Sim, porque não? Sou adepto da uniformização.
Para mim devia haver só uma língua no mundo.
Andamos aqui a gastar espaço no cérebro desnecessário para podermos comunicar.
Imaginem se houvesse mais que um tipo de linguagem matemática.
« Última modificação: Quarta, 15 de Setembro, 2010 - 22h12 por hjag »
Engineering is the art of organizing and directing men and controlling the forces and materials of nature for the benefit of the human race.

AbuTrE

  • pt

  • Registo: 08 Nov, 2007
  • Membro: 136
  • Mensagens: 51
  • Tópicos: 17

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #50 em: Quarta, 15 de Setembro, 2010 - 23h17 »
Tudo o que seja para simplificar é bem-vindo. E é essa a evolução natural de uma língua.
Somos o Esquecimento que Seremos.

vulturus

  • kz

  • Registo: 15 Dez, 2007
  • Membro: 300
  • Mensagens: 36
  • Tópicos: 1

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #51 em: Quinta, 16 de Setembro, 2010 - 00h40 »
E a riqueza da diversidade?

csx


  • Registo: 12 Mar, 2008
  • Membro: 802
  • Mensagens: 6
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #52 em: Terça, 08 de Fevereiro, 2011 - 18h29 »
«Peritos arrasam Acordo Ortográfico
Esmagadora maioria dos linguistas, académicos e editores consultados estão contra o tratado
por Sérgio Almeida

Se a implementação do Acordo Ortográfico dependesse apenas dos resultados do processo de consulta, há muito que o projecto teria sido abandonado. Das 27 entidades contactadas, apenas duas se mostraram favoráveis.

As dúvidas e críticas severas manifestadas pelos peritos da maior parte das instituições participantes não impediram que a ratificação do Acordo seguisse o seu rumo: o tratado que visa unificar a língua portuguesa aguarda apenas a promulgação do presidente da República para tornar-se uma realidade.

Nas respostas das 14 entidades que participaram no inquérito promovido pelo Instituto Camões, abundam as críticas. Entre pedidos adicionais de informações e o desconhecimento sobre as alterações a introduzir, não faltam, também, entidades, como a Associação Portuguesa de Linguística ou a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), que solicitam "a suspensão imediata do processo". Ivo Castro, responsável do Departamento de Linguística Geral e Românica, chega mesmo a questionar se o Acordo "poderá ser, com o princípio de facultatividade em que assenta, um verdadeiro instrumento de uniformização, como qualquer ortografia pretende ser".»

Os Ingleses não quiseram um acordo na Lingua deles.
Os Franceses não quiseram um acordo na Lingua deles.
Os Espanhois não quiseram um acordo na Lingua deles.

Os Portugueses ... custa demais pensar.

Não tem nada a ver com os Brasileiros ou os Portugueses terem razão, tem a ver com a evolução cultural de cada povo, por isso o Pt.bR TEVE ORIGEM no Português Europeu e se separou, talvez pq povos diferentes manifestam-se de modos diferentes.

?"O mal é aquilo que se começa a combater quando deixa de se tentar explicar."  como dizia Paul Ricoeur.

A grandeza do Brasil e de Portugal é muito maior que a pequenez desse desígnio. Há muito trabalho a fazer no âmbito de uma política de língua que permita que esta não seja mais uma moeda desvalorizada. Além disso, repito pela enésima vez… é de língua que estamos a falar, embora não pareça.

Até hoje ingleses e americanos não têm uma ortografia comum – nem querem ter. Os ingleses seguem o dicionário Oxford, os americanos seguem o Webster – e os dicionários seguem os britânicos e os americanos, registrando as grafias que ocorrem e vingam na vida real.

A ortografia inglesa não faz sentido? À primeira vista, não. Mas se a escrita fosse fonética, como diferenciar “eight” de “ate”, “see” de “sea”?
E aos anos que uns e outros acentuam palavras iguais de formas diferentes, tomahto, tomato, potahto, potato. O grande Loui Armstrong já o cantou em "Let's Call the Whole Thing Off:

http://www.youtube.com/watch?v=J2oEmPP5dTM#

Mas nas nossas mentes ng percebe isso, estão mais habituados à linguagem politica, do que a linguagem emotiva e expressiva.

A nossa língua, embora não de forma sempre igual, nasceu por volta do ano de 1100, estamos a falar de 911 anos a falar portugês. Hoje em dia já escrevemos "coisa" em vez de "cousa", "uma" em vez de "uã", mas a realidade é que seguimos a etimologia das palavras, que vieram de três origens: grego, latim erudito e latim vulgar. Porque dizemos nós "mão" e "cão" mas dizemos o seu plural de formas diferentes, "mãos" e "cães". Porque no latim erudito, que é a origem das duas palavras, "cão" vem da palavra "canis" e "mão" vem da palavra "manu", logo, "cães" tem origem em "canis" e "mãos" tem origem em "manus". É por isto, embora o exemplo não seja o mais ilucidativo, que eu sou contra o "desacordo" ortográfico, porque atropela qualquer tipo de etimologia.

É do que se trata e não de uniformizar, até porque a uniformização é uma palavra bonita mas digamos, que acham de todas as pessoas falarem igual, serem iguais, pensarem de igual modo, gostam de uniformização? Esse é um pensamento retrógrada com uma visão política, porque acho que o que queremos é sermos Seres diversificados, pensar de modos diferentes para evoluirmos, exprimirmos de modos diferentes para partilharmos com uma visão mais ampla se calhar o que o outro nunca conheceu.

Por favor, vamos argumentar em condições e defender não só a língua, mas também a nossa racionalidade, a nossa independência enquanto indivíduos, porque se formos seguir as uniformizações políticas estaremos como no livro de George Orwell ... 1984. E para quem leu essa visão utópica percebe o que a uniformização de uma língua pode traduzir-se numa ferramenta de controlo social por parte da classe política, porque de "facto", limitar o modo de expressão ou uniformizá-lo é o mesmo que limitar o pensamento. Deixo a ligação para uma excelente tese acera desse assunto, (tal como o acordo ortográfico parece ter sido retirado desse livro) intitulado:

- Language as the “Ultimate Weapon” in Nineteen Eighty-Four [http://www.sysdesign.ca/archive/berkes_1984_language.html]

Está em Inglês mas se houver pedidos tenho todo o prazer em traduzir para Português.
Espero que a minha perspectiva tenha ajudado para a compreensão do severo erro de que este acordo ortográfico é, tanto para o Povo Brasileiro como o Povo Português,porque seremos sempre irmãos de alma, e não é a língua que nos vai separar.

Francisco c.p. Vasconcelos

PanterA

  • pt

  • Registo: 24 Mar, 2010
  • Membro: 12396
  • Mensagens: 32
  • Tópicos: 1

  • : 0
  • : 0

  • Addicted in docs! :D
Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #53 em: Terça, 08 de Fevereiro, 2011 - 22h46 »
"Claro que não"

E para ser sincero, acho muito mau a suposta nova escrita. Ver nas televisões escrito "Egito" ou "Direto"... dá-me uma volta ao estômago desgraçada.
Sem criticar os brasileiros ou a escrita brasileira, longe de mim, nunca vou escrever desta forma.

coecoe

  • pt

  • Registo: 27 Mai, 2009
  • Membro: 5772
  • Mensagens: 43
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #54 em: Quarta, 09 de Fevereiro, 2011 - 10h54 »
A Língua de um povo é uma coisa dinâmica que se adapta, se exclui, se renova, mas tudo isto e muito mais, leva gerações. A etimologia das palavras, a morfologia, a fonia, a grafia a sua própria cultura e significados, nunca se poderá alterar por decreto. A Palavra escrita e dita, atrevo-me a dizer, está sujeita às mesmas leis de Darwin. É dramático que os governantes não queiram entender, numa sobranceria doutoral e subordinada aos interesses, digamos do momento (para ser suave) e numa atitude de querer passar a figuras pseudo catedráticas e fazerem parte da História, nos queiram impingir alterações desta natureza. Quando é que estes senhores assumem a sua natureza medíocre e humilde? Eu continuarei a falar a Língua de Camões e aquela do meu tempo, adaptando-me, paulatinamente, aos vocábulos das novas gerações, mas que venham de dentro e da necessidade da Ciência, das novas tecnologias e acima de tudo de comunicar com os outros povos, mas nunca por decreto e a partir de...

carnage

  • pt

  • Registo: 30 Mar, 2010
  • Membro: 12537
  • Mensagens: 221
  • Tópicos: 11

  • : 1
  • : 2

  • songs about happiness murmured in dreams...
Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #55 em: Segunda, 28 de Fevereiro, 2011 - 06h23 »
É lamentável ver aqui num local de cultura e de enriquecimento tanta mente fechada. A língua portuguesa já evoluiu muitas vezes e daí não veio nenhum mal ao mundo, basta lerem documentos de português antigo para se aperceberem que o português que utilizamos de momento já é muito diferente desse periódo ao ponto de se ter (grande) dificuldade em perceber o que está escrito. O português, para quem não sabe, evoluiu do Galego, com muitas semelhanças com o Castelhano, Leonês, Asturiano, e veio do norte da península para o sul, com a Reconquista. Este português que estou a escrever, também já mudou bastante por influência do sul, e não representa totalmente a maneira como se fala no norte. A língua não tem dono, não é minha nem tua, é de quem a fala, e no Brasil há muita gente a falar a nossa língua e até são eles (na maior parte) que dão o estatuto, de uma das mais faladas do mundo, que a nossa língua tem. Isto é obviamente um acordo político de relevância económica, pois a língua representa um negócio para todos e todos juntos podemos fazê-la render para o conjunto dos países que a falam. Sozinhos, divididos, não temos peso nenhum na cena internacional e também é isso que está em jogo. Deixem-se de patriotismos bacocos, porque é na união que se faz a força e naturalmente esta aproximação traduzir-se-á em benefícios para todos nós no futuro.
« Última modificação: Quinta, 02 de Maio, 2013 - 02h23 por carnage »