Votação

Concordam com o Acordo Ortografico?

Claro que não.
Não
Em parte
Sim
Claro que sim
NS/NR (ou só pra ver o resultado)

Autor Tópico: Acordo Ortografico?  (Lido 25027 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #20 em: Domingo, 11 de Maio, 2008 - 23h43 »
Gostava de acrescentar, que é por norma a intolerância\não cedência nos pontos que dividem opiniões que se atinge os extremismos. A barreira que separa o justo\equilibrado do extremista é ténue, e serve de fornalha das maiores convulsões sociais passadas, presentes e futuras, infelizmente.
Este é apenas um "ponto" de discórdia (Acordo) com um significado relativo para o nosso bem estar social, mas deve ser nos pequenos "pontos" que deveremos mostrar a nossa capacidade para uma sã vivência social, num mundo com fronteiras cada vez mais esbatidas. O nosso mundo não termina em Portugal, e se olharmos para ele com soberba\arrogância, esgrimindo "pontos" de discórdia como: "Mas nós somos os fundadores", "Eles é que têm de mudar", "Foi tudo feito à medida deles", etc, estaremos, a meu ver, a caminhar não na direcção do diálogo mas da intolerância\soberba\arrogância.
E peço desculpa, perfiro "ceder" pelo diálogo, a partilhar da intolerância\soberba\arrogância que constantemente sinto no debate deste tema  :nah:

Mas nós somos os fundadores... :wall: :wall: :cool:
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #21 em: Domingo, 11 de Maio, 2008 - 23h57 »
Seremos os fundadores do Latim? (Origem da língua portuguesa)

Citar
A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros.

Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estado conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu). No momento actual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (note-se que línguas como o inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes), (...)

Fonte: Wikipédia
« Última modificação: Segunda, 12 de Maio, 2008 - 00h06 por cab »
O conhecimento governará sempre a ignorância...

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #22 em: Segunda, 12 de Maio, 2008 - 00h37 »
Seremos os fundadores do Latim? (Origem da língua portuguesa)

Citar
A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros.

Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estado conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu). No momento actual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (note-se que línguas como o inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes), (...)

Fonte: Wikipédia

Somos os portugueses... Quando nós aprendemos o portugueses no Brasil só se comia bananas... ainda não havia civilização.
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #23 em: Segunda, 12 de Maio, 2008 - 01h02 »
E não terão eles ganho o direito de também terem direito a terem uma língua unificada do português que também seja representativa da sua especificidade? Ou iremos nós, portugueses, clamar sempre a pseudo-superioridade nacionalista? --- Não esquecer que já aconteceram umas quantas guerras à conta de defesas ideológicas deste tipo.
Sou totalmente e frontalmente contra qualquer conduta que menospreze algo ou alguém só por considerar que históricamente tem mais direito que outrém, e com essa conduta nem dar direito ao diálogo.
A segregação é um dos maiores enimigos da razão e bom senso.  :assob:
O conhecimento governará sempre a ignorância...

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #24 em: Segunda, 12 de Maio, 2008 - 01h55 »
E não terão eles ganho o direito de também terem direito a terem uma língua unificada do português que também seja representativa da sua especificidade? Ou iremos nós, portugueses, clamar sempre a pseudo-superioridade nacionalista? --- Não esquecer que já aconteceram umas quantas guerras à conta de defesas ideológicas deste tipo.
Sou totalmente e frontalmente contra qualquer conduta que menospreze algo ou alguém só por considerar que históricamente tem mais direito que outrém, e com essa conduta nem dar direito ao diálogo.
A segregação é um dos maiores enimigos da razão e bom senso.  :assob:

Pareces o Francisco Louça  :eek: :tth:

A questão do patriotismo e não nacionalismo vem em segundo. Primeiro está querem alterar o idioma... Ha palavras que ao sofrem alteração quando bem lidas teram uma prenuncia diferente, né?


E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #25 em: Segunda, 12 de Maio, 2008 - 13h04 »
Patriotismo é ter orgulho, neste caso, de ser português, mas cuidado que o patriotismo é uma palavra que facilmente esconde os nacionalismos exacerbados. Dou-te o exemplo da situação Israel\Palestina. Ambos clamam ser patriotas...
Citar
(...)o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialectos, até chegar ao estado conhecido actualmente(...)
Não há língua ou escrita que não tenha evoluído e que não esteja em constante evolução, apenas as que estão "presas" a regras imutáveis não evoluem. Esta não evolução não é determinada pelo povo que a escreve ou a fala mas sim por acordos passados que por norma já estão ultrapassados (O caso do português escrito de Portugal). Cerrarmos fileiras contra a evolução da nossa escrita é não evoluir, e quem não evolui...
As diferenças entre o português falado de Portugal e a sua escrita está cada vez mais desfazada da realidade do dialecto falado diáriamente. Se este caso já não é o suficiente para se avançar para uma revisão da forma como estão estabelecidas as regras de escrita, então qual será?
A escrita sempre foi "livre" para evoluir até "1900 e tal" (Não me recordo da data efectiva) quando foi assinado o primeiro acordo entre os Dres. de Lisboa e Coimbra. Não será contranatura defender essa limitação à evolução?
No caso específico deste acordo, estará ele perfeito? Não! Mas serão essa imperfeições impeditivas do diálogo para a sua evolução? A meu ver, claro que não! Então por que se está a dar tão facilmente um "Não" a algo que poderá representar evolução? Deem-lhe um "Nim" mas não fechem o diálogo...
O conhecimento governará sempre a ignorância...

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 012
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #26 em: Segunda, 12 de Maio, 2008 - 16h09 »
Apesar de compreender que haja votações deste tipo, que são legítimas, julgo que não têm razão de ser. Pelo simples motivo que o Acordo Ortográfico é inevitável e praticamente um facto consumado. O que não quer dizer que não se debata e discuta, deforma educada e civilizada, claro está.
Em primeiro lugar, sou da opinião que a língua, seja ela qual for, não pertence a ninguém em particular, mas sim a quem a utiliza, a quem a fala, a quem a escreve.
Posto isto devo dizer que sempre me fez muita confusão o facto de a língua portuguesa ter duas ortografias oficiais. O português do Brasil e o português de Portugal. E isto não se compreende, nem se aceita. Não conheço a fundo as razões históricas que levaram a esta separação, mas pelo que tenho vindo a ler sobre este tema, aquando dos primeiros acordos ortográficos (julgo que em 1931 e 1945) tentaram-se aproximar as duas ortografias, mas nunca houve um entendimento consensual entre as partes. Há que referir que até ao início do século passado quem lia e escrevia eram os cultos e os intelectuais. O povo era esmagadoramente analfabeto. E a língua não era o que é hoje.
Se na altura eram os entendidos, os intelectuais e os aristocratas que falavam e escreviam, hoje toda a gente o sabe fazer (ou devia saber, porque tem todas as condições para isso) e o impacto de uma alteração destas já não diz respeito apenas a meia dúzia de pessoas mas a todo um povo que fala, escreve e que se preocupa com a sua língua.
E se eu sempre fui apologista da evolução da língua, da sua aproximação e consolidação entre os países que adoptaram o português como língua oficial, penso que este é um assunto demasiado sério para não se ser discutido, com o intuito de elucidar e esclarecer as pessoas. Este é o primeiro ponto em que acho que este Acordo Ortográfico peca. A falta de esclarecimento, que cabia aos filólogos e linguísticos, mas essencialmente aos políticos. Talvez venha surpreender muita gente o facto de haver tanto alarido à volta deste assunto, talvez se julgasse que passasse sem ninguém ligar nenhuma. Infelizmente, na maioria dos casos, as razões para alarido são infundadas, sem razão de ser e provavelmente influenciadas por um nacionalismo que que já não deveria existir nestas matérias.
O segundo ponto tem que ver com o motor que impulsiona esta mudança. Eu sou um romântico incurável. Por isso faço um mea culpa antes daquilo que vou dizer. Tenha esta coisa que não sei de onde veio (ou talvez até saiba) de que as mudanças deviam ser feitas para ajudar e melhorar a vida das pessoas. Que deviam existir para servir melhor os intentos e cumprir com mais eficácia as funções do alvo a mudar. E não concordo, apesar de saber tratar-se de algo imutável e inevitável, que as mudanças se efectuem por razões económicas e políticas.
Porque a evolução, seja do que for, é inexorável, imparável e impossível de travar. Basta olhar à nossa volta. Mas tenho sempre este ímpeto de não ser a favor de uma mudança provocada por motivos menos claros.

A mim não me faz confusão nenhuma passar a escrever de determinada maneira, isto porque a fonética não se altera significativamente, apesar de não concordar com todas as mudanças que o Acordo prevê. Não tenho medo nem preguiça de me vir a adaptar a uma nova, ou pelo menos ligeiramente diferente, maneira de escrever, assim como não o tive em relação à mudança do escudo para o euro ou à passagem do ciclo vitórias do meu Benfica para o Porto.

Fica no entanto uma pergunta que ainda não vi ninguém fazer: será que o Acordo depois de aprovado vai mudar alguma coisa? Será que deixará efectivamente de existir duas ortografias diferentes para passar a existir uma e só uma língua unificada?
A ver vamos, como diz o cego.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

DianaP

  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 9
  • Mensagens: 51
  • Tópicos: 5

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #27 em: Segunda, 12 de Maio, 2008 - 16h42 »
Outra questão é essa FG! É que ainda ficaram algumas questões por definir, são aceites as duas formas de escrever.. Ora ou é para mudar à séria e como deve ser ou então mais vale estar quieto..

X_Splinter também não cheguemos a tanto.. LOL :P



TradTek

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 15 Out, 2007
  • Membro: 15
  • Mensagens: 58
  • Tópicos: 13

  • : 0
  • : 0

  • www.9asideias.com
Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #28 em: Segunda, 12 de Maio, 2008 - 22h07 »
Contudo penso que a fonte desta adaptação deve vir das zonas de Lisboa e Coimbra pois estas são o berço da lingua mãe.
Acho que neste caso o "berço" é irrelevante, mas se formos por aí o berço seria o Norte de Portugal e a Galiza.
Li num artigo que infelizmente não posso citar a sua fonte porque não sei onde o meti. Era um artigo académico que dizia que a lingua Portuguesa oficial é a falada nas grandes áreas de Lisboa e Coimbra. E isto compreende-se porque a maioria das pessoas dizem panela e não sertã como no Norte e tambêm dizem chateado e não marafado como no Sul.
Em relação ao acordo apenas 2% do nosso léxico vai mudar e os próprios representantes das editoras dizem que vai continuar a haver duas versões dos livros a serem publicos, a portuguesa e a brasileira.

cumprimentos.  :good:

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #29 em: Segunda, 12 de Maio, 2008 - 23h46 »
Li num artigo que infelizmente não posso citar a sua fonte porque não sei onde o meti. Era um artigo académico que dizia que a lingua Portuguesa oficial é a falada nas grandes áreas de Lisboa e Coimbra. E isto compreende-se porque a maioria das pessoas dizem panela e não sertã como no Norte e tambêm dizem chateado e não marafado como no Sul.

Acho que isso é sobre que "Universidades", e seus respectivos doutorados, trabalharam na feitura do acordo ortográfico de 1930. Neste caso foram os Sres. doutores de Lisboa e Coimbra, talvez venha daí o "calão" da ortografia portuguesa ter nascido nestas cidades.
O conhecimento governará sempre a ignorância...

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #30 em: Terça, 13 de Maio, 2008 - 00h12 »
Eu já comprei a minha G3...

Fico á espera do dia... para a revolução. :tth:

Vai haver dois livros no inicio... depois ficamos a falar  :br: né cara?

Qualquer dia obriganam-nos a dizer: moliqui, pimbolim, :lol2: :lol2: :lol2:
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

dhag

  • br

  • Registo: 18 Abr, 2009
  • Membro: 5016
  • Mensagens: 3
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #31 em: Sábado, 18 de Abril, 2009 - 19h10 »
Ok eu vou procurar isso.
Sim mas o nosso é o original... eles que mudem o deles. :wall: :wall: :wall: :wall: :lol:
Acento diferencial não era exclusividade de Portugal... (pára/para), assim como várias outras mudanças no idioma ocorreram por aqui também.

Citação de: X_Splinter
Somos os portugueses... Quando nós aprendemos o portugueses no Brasil só se comia bananas... ainda não havia civilização.
Fico pensando o que significa civilização pra você... Usar calças e abraçar a hipocrisia cristã?


Citação de: X_Splinter
Exactamente alias é como se fosse outro idioma. Os  Angolanos falam o  Português e não o  Brasileiro
Talvez eles falem um idioma mais próximo por terem permanecido como colônia portuguesa até 1975. Nós conseguimos a "independência" bem antes.

Citação de: X_Splinter
Vai haver dois livros no inicio... depois ficamos a falar  Brasil né cara?
Qualquer dia obriganam-nos a dizer: moliqui, pimbolim, lol2 lol2 lol2
É... Nosso próximo passo é mudar o nome da língua, vai realmente se chamar Brasileiro e não mais português... :assob:

Citação de: DianaP
"Claro que não".  wall

Na minha opinião este acordo foi mais uma cedência nossa ao poder económico dos brasileiros, do que propriamente o desejo de unificar verdadeiramente a língua, discutindo as alterações que faziam sentido à séria. Deviam não alterar por alterar, do tipo olha tu dás estas palavras, eu dou aquelas e assim se faz o Português unificado...  wall

E o português que se fala no Brasil (brasileiro?) já há muito perdeu as raízes.. Há muito que a língua deles se tornou "autónoma" no sentido de que eles têm o hábito de receber as influências do inglês (americano?) e de outras línguas.. Se eles queriam fazer o "brasileiro", era mas é boa sorte e não ceder a alterações idiotas.. tipo "facto/fato", "para/para" (qual deles é o verbo parar?!  dots )

OT: Isto até parece um post contra os brasileiros, mas não é..  smirk
Se você me garante que o post não é contra os brasileiros, tudo bem. Mas que me pareceu contra, pareceu...

Citação de: cab
Gostava de acrescentar, que é por norma com a intolerância\não cedência nos pontos que dividem opiniões que se atinge os extremismos. A barreira que separa o justo\equilibrado do extremista é ténue e serviu e serve de fornalha das maiores convulsões sociais passadas, presentes e futuras, infelizmente.
Este é apenas um "ponto" de discórdia (Acordo) com um significado relativo para o nosso bem estar social, mas deve ser nos pequenos "pontos" que deveremos mostrar a nossa capacidade para uma sã vivência social num mundo com fronteiras cada vez mais esbatidas. O nosso mundo não termina em Portugal, e se olharmos para ele com soberba\arrogância, esgrimindo "pontos" de discórdia como: "Mas nós somos os fundadores", "Eles é que têm de mudar", "Foi tudo feito à medida deles", etc, estaremos, a meu ver, a caminhar não na direcção do diálogo mas da intolerância\soberba\arrogância.
E peço desculpa, perfiro "ceder" pelo diálogo a partilhar da intolerância\soberba\arrogância que constantemente sinto no debate deste tema  nah
Seus comentários foram bastante equilibrados. O debate é sempre saudavel. Saber ouvir é muito importante, pensar no que se fala também. Nós recebemos esta mudança com certa surpresa mas, como nos foi passado aqui no Brasil, vale o esforço para unir a língua e nos aproximarmos dos demais países lusófonos. Nos aproximarmos por carinho, pelo fato de compartilharmos um mesmo e belo idioma... :beer: :pizza:

vulturus

  • kz

  • Registo: 15 Dez, 2007
  • Membro: 300
  • Mensagens: 36
  • Tópicos: 1

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #32 em: Sábado, 18 de Abril, 2009 - 22h36 »
Há algum acordo ortográfico entre países de língua castelhana ou de inglesa?

Brasil

  • Visitante
Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #33 em: Domingo, 19 de Abril, 2009 - 02h51 »
Não há motivos para essa discussão, pois aqui no Brasil não damos a menor importância para o que os portugueses pensam ou não sobre o português falado aqui. Sinceramente, o Brasil ainda não desenvolveu todo o seu potencial, porém poderá e deverá fazê-lo. Só de pensar em como certos países são pequenos em extensão terriotorial, como possuem poucos recursos naturais, como são pequenos em população, ou seja, como certos países são pequenos em tantas coisas eu tenho a consciência de como o Brasil é enorme. Como pode crescer e se desenvolver ainda mais. Não estamos ligando para o que pensam sobre nós, já se foi o tempo em que o Brasil era comandado por um monte de idiotas que obedeciam um pacto colonial que só servia para manter uma balança comercial de sua metrópole. Não sei se sabem, mas aqui tem de tudo, até petróleo, basta um pouco de vontade política e pesquisa que achamos reservas de várias formas de matérias primas para o autodesenvolvimento do nosso país. O Brasil não precisa de acordo ortográfico nenhum com ninguém. Somos totalmente independentes e podemos ser auto-suficientes.

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #34 em: Domingo, 19 de Abril, 2009 - 14h46 »
É por este tipo de comentários, e outros que tal, provenientes das duas partes do oceano, que os humanos conseguem fazer com que sua inteligência vire nada mais que gritante ignorância e desconhecimento de partilha, sentido colectivo, cedência, sociedade num todo, etc., ainda para mais quando neste caso nada é apenas NOSSO mas é tudo de TODOS, o português!
Se o eliminar de um "C" e alguma pontuação alguns acentos em algumas palavras leva a este\s tipo de comentários, o que faria se o caso fosse realmente importante para o nosso bem-estar individual e colectivo...
Bom senso, bom tom e respeito mútuo faz e fará de certeza absoluta uma melhor sociedade para ti, para nós e para todos os outros...
« Última modificação: Domingo, 19 de Abril, 2009 - 16h30 por cab »
O conhecimento governará sempre a ignorância...

dhag

  • br

  • Registo: 18 Abr, 2009
  • Membro: 5016
  • Mensagens: 3
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #35 em: Domingo, 19 de Abril, 2009 - 16h18 »
Bom, vamos pensar que essa resposta malcriada ai de cima seja apenas uma reação a uma página inteira de comentários infelizes... Aquele garoto falar que vocês trouxeram civilização é muuuuito chato de ouvir (ler). Até pq aqui do outro lado do Atlântico a história contada é outra. Devo admitir que quando comecei a ler fiquei bem chateado com uma visão pequena de algumas pessoas daqui. Depois te juro, fiquei com raiva (que não quero aqui discutir o motivo). Acho que devemos sempre refletir MUITO sobre um assunto antes de expor nossos pensamentos pois um pensamento medíocre pode acender o pensamento medíocre de outros. Seja com idéias a seu favor ou contra. :pop:

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #36 em: Domingo, 19 de Abril, 2009 - 16h50 »
Se cada um de nós for incapaz de olhar mais além que apenas para o seu umbigo, cede a estrutura sobre a qual foram moldados todos os nossos avanços sociais e culturais.
Haver diferenças de opinião é um bom e construtivo sinal para essa estrutura, mas essas diferenças quando passam para o campo da soberba individual passam apenas a ser "ofensas" que de construtivo nada têm e em nada ajudam na discussão de um tema tão "simples" quanto este.
Sou português, és brasileiro... mas ambos somos iguais... somos filhos da mesma língua!

P.S: Gostava de relembrar que este tópico serve apenas para discutir prós e contras da adaptação de alterações na forma de escrever o português em Portugal e no Brasil, e não sobre se Portugal tem mais maçãs e o Brasil mais ananases!
O conhecimento governará sempre a ignorância...

dhag

  • br

  • Registo: 18 Abr, 2009
  • Membro: 5016
  • Mensagens: 3
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #37 em: Domingo, 19 de Abril, 2009 - 20h06 »
A propósito, quando falei de resposta mal criada foi mirando na resposta do cidadão acima de você cab. Foi um exemplo de que linhas mal escritas podem causar reaçoes exarcerbadas por quem se sente injustiçado ou até mesmo discriminado (meu caso). Sei que ninguém tava vivo naquele tempo e que ninguém aqui é culpado de nada mas nós temos uma história juntos. Algo nos uniu. Não se pode pedir agora que desapareçamos das suas vidas ou vocês das nossas. O Brasil pode continuar vivo sem Portugal do mesmo modo que Portugal sem o Brasil, mas optamos por cultivar um laço que nos une, não é mesmo? :hand:  :beer:

Concordo que diferenças de opinião enriquecem uma discussão, principalmente se alguem tem um argumento valido e não um amontoado de palavras que carregam uma dose de preconceito, soberba ou pensamentos pequenos. Exemplo de pensamento pequeno foi o rapaz que tinha medo de perder o emprego como tradutor pois o estilo de vida no Brasil é mais barato e tal... isso é um argumento de verdade pra não haver um acordo que unifique a lingua?? :down: :slap:
Um pensamento pequeno diante de algo beeeeeeeeeeeeeeeeeemmm maior.

E só pra que fique claro, graças ao nosso ENORME tamanho, produzimos mais maças e bananas que Portugal. :D :tease:

Dissonante

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 11 Fev, 2009
  • Membro: 3890
  • Mensagens: 189
  • Tópicos: 66

  • : 0
  • : 3

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #38 em: Segunda, 20 de Abril, 2009 - 01h48 »
:br: + :pt: = :ptbr:
 :beer:
"Em um mundo de mentiras, dizer a verdade
é revolucionário." George Orwell - 1984"

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: Acordo Ortografico?
« Resposta #39 em: Segunda, 20 de Abril, 2009 - 02h28 »
O conhecimento governará sempre a ignorância...