Autor Tópico: [#324] Just So Darwin - VitDoc  (Lido 415 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 809
  • Tópicos: 2 596

  • : 303
  • : 277

[#324] Just So Darwin - VitDoc
« em: Quarta, 01 de Março, 2023 - 15h09 »
Isto é tão Darwiniano
Ecologia/Evolução/Natureza/Charles Darwin



[bbc]

   
:arrow: Documentário no docsPT aqui.



Linhas: 902
Tradução: De raiz
Ano: 2009
Narração: Vários
Realização: Neil Ben
Produção: Mina Mileva e Ben Neil
Número de episódios: 12
Idioma: Inglês
Sincronizado para a release: NOGRP
Data da release: 01/03/2023
Género:  Ecologia/Evolução/Natureza/Charles Darwin


Citar
Episódio 1: Porque o urso-pardo evoluiu no urso-polar?

Esta animação descreve como os ursos-pardos se adaptaram à vida no Ártico. Sam, uma jovem tartaruga, está com fome. O seu avô Charlie conta-lhe uma história sobre como os ursos-pardos tiveram de viajar uma longa distância para encontrar comida. Um grupo deles foi para uma região fria e habitada por focas que viviam no gelo. Os ursos estavam com fome, mas as suas patas não eram boas para andar na neve e no gelo, o seu pêlo não era grosso o suficiente para o frio e as focas podiam facilmente vê-los chegar graças ao seu pelo castanho. Depois de muito, muito tempo, nasceram alguns ursos com patas maiores e mais grossas e com um pêlo mais quente e de cor mais clara. Estes foram os ursos que floresceram. Agora, eles são chamados de ursos-polares.

Episódio 2: Que animal é o melhor caçador na água?

Essa animação explica como os crocodilos são bons pais, mas são os predadores mais perigosos na água e nos pântanos. Charlie, uma tartaruga idosa, conta ao seu neto Sam a história de um jovem crocodilo e da sua amiga Lizzie, uma fêmea de lagarto, que viviam no pântano. A mãe de Lizzie diz-lhe que crocodilos adultos podem comer um lagarto de uma só bocada. Mas Croc duvida disso porque a sua mãe é gentil e preparou-lhe um ninho antes de que ele nascesse. Croc insistiu que nunca comeria Lizzie, mas depois sentiu o cheiro dela e quase a comeu. Ele diz-lhe a ela que eles não podem ser amigos, porque ele está a crescer e vai tornar-se um caçador.

Episódio 3: Por que os camelos vivem bem no deserto?

Nessa animação, o vovô Charlie, uma tartaruga idosa, conta ao seu neto Sam uma história para ilustrar como os camelos se adaptam ao seu ambiente. O príncipe Ali perdeu-se no deserto. Cavalos foram enviados para o resgatar e Mufeed, o camelo, foi ajudá-los. Os cascos dos cavalos ficaram quentes, mas as grossas pelagens coriáceas nas patas de Mufeed permitiram que ele caminhasse na areia ardente. Durante uma tempestade de areia, Mufeed fechou as suas grandes narinas e os seus longos cílios protegeram os seus olhos. Os cascos dos cavalos escorregaram, mas os pés de Mufeed eram planos e largos e ajudaram-no a caminhar pela areia. A reserva de gordura na corcunda de Mufeed impediu-o de passar fome e de ficar desidratado. Como ele era mais adequado para o deserto do que os cavalos, Mufeed resgatou o príncipe e levou-o para casa.

Episódio 4: Como um elefante usa a sua tromba?

Essa animação descreve todas as formas como um elefante usa a sua tromba. Sam, uma jovem tartaruga, pede ao seu avô Charlie uma história de ninar sobre a tromba do elefante. O seu avô conta uma história sobre um pai elefante que ensinou ao filho sobre todas as coisas que ele poderia fazer com a sua tromba. Os elefantes usam as suas trombas para alcançar as folhas das árvores altas, para beber e se lavar. A tromba ajuda a espantar predadores como leões. Os elefantes podem até usar as suas trombas para os ajudar a respirar quando estão debaixo d'água.

Episódio 5: O que é a camuflagem?

Esta animação descreve como os animais podem usar a camuflagem para se esconder no seu ambiente natural. O avô Charlie, uma tartaruga idosa, está a brincar de esconde-esconde com o seu neto Sam e conta-lhe uma história sobre os animais que participaram do concurso mundial de esconde-esconde: um leopardo-nebuloso, uma mariposa-luna, um camaleão, um bicho-pau e uma osga-saltadora.

Episódio 6: Qual é a maior ave do mundo?

Esta animação explica que, embora o avestruz não possa voar, ele tem uma boa visão e pode correr rápido para escapar de predadores. Sam, uma jovem tartaruga, é assustada por uma enorme ave que voa sobre ele. O seu avô Charlie conta uma história sobre os avestruzes. Uma mãe avestruz tinha um ninho de ovos. Um ovo desapareceu e rolou para o ninho de uma galinha d’angola. Quando chocou, o avestruz Ollie era diferente das outras crias. Quando cresceu, tinha penas bagunçadas e um pescoço comprido. As penas de Ollie eram pequenas demais para voar. No entanto, Ollie podia correr muito rápido e tinha uma ótima visão. Eventualmente, a mãe galinha d’angola percebeu que Ollie era um avestruz e levou-o de volta para a sua verdadeira mãe verdadeira, que lhe disse que, há muito tempo os avestruzes podiam voar, mas, à medida que cresceram, não conseguiram sair do chão, portanto, tiveram de aprender a correr rápido.

Episódio 7: Por que há tartarugas diferentes em diferentes partes do mundo?

Esta animação descreve como tartarugas diferentes desenvolveram características diferentes. Sam, uma jovem tartaruga, pergunta ao seu avô se as tartarugas são todas iguais. Ele explica por que algumas tartarugas parecem diferentes. Há muito tempo, as tartarugas que viviam numa ilha com muita comida pareciam todas iguais. Às vezes, as tartarugas iam para diferentes ilhas, onde a comida era escassa e mais alta do solo e, por isso, mais difícil de ser alcançada. Após muito tempo, algumas tartarugas nasceram com pernas e pescoços mais longos, permitindo que se alimentassem com mais facilidade. Algumas tinham cascos com uma forma diferente, para permitir que se alongassem mais. Estas tartarugas sobreviveram melhor. Em outras ilhas, havia muita comida e água e nenhum predador, portanto, as tartarugas locais puderam crescer bastante. Alguns dos seus filhotes nasceram maiores e, ao longo de muitas gerações, elas tornaram-se tartarugas gigantes.

Episódio 8: Porque o ornitorrinco é tão diferente?

O avô Charlie, uma tartaruga idosa, conta ao seu neto Sam uma história sobre um animal incomum, o ornitorrinco. Certa vez, um jovem ornitorrinco chamado Peter eclodiu do seu ovo. Numa manhã ele acordou e a sua mãe não estava lá. Ele tentou encontrá-la. Perguntou a uma cucaburra se ela era a sua mãe. Ela disse que, embora ele tivesse um bico como o dela, ela também tinha penas, enquanto Peter tinha pelos. Ele perguntou a um canguru se ela era a sua mãe. O canguru disse que, embora tivesse pelos, não tinha pés palmados como Peter. Peter voltou para a água e encontrou um pato com os pés palmados. O pato disse que não era a sua mãe, pois tinha uma cauda curta, e a de Peter era comprida. Peter encontrou um crocodilo com uma cauda comprida, mas o crocodilo disse que a sua cauda era diferente e que ele também tinha dentes afiados. No fim, foi esclarecido que Peter era um ornitorrinco. O canguru acrescentou que Peter tinha um espinho venenoso para se defender do crocodilo. Peter, então, retornou ao rio e encontrou a sua mãe.

Episódio 9: Quais plantas podem armazenar água no deserto?

Esta animação descreve como um cacto armazena água. O avô Charlie, uma tartaruga idosa, e o seu neto Sam são pegos por uma tempestade. Eles passam o tempo contando uma história sobre o cacto. Uma família de pica-paus é arrastada para o deserto por uma tempestade e fica perdida. O deserto torna-se seco e muito quente. Um escorpião e um lagarto dizem aos pica-paus que precisam encontrar um cacto, pois ele contém água e insetos. A mãe pica-pau encontra um cacto e a família bebe. O avô Charlie explica que um cacto é como um grande tanque de água, com muita água da chuva, e tem um revestimento ceroso para impedir que a água evapore ao sol. Os pica-paus que comem os seus frutos ajudam a cultivar outros cactos, ao dispersas as sementes no solo.

Episódio 10: Como os animais se protegem dos predadores?

Esta animação descreve como diferentes animais marinhos se protegem dos predadores. O avô Charlie, uma tartaruga idosa, conta ao neto Sam sobre as diferentes maneiras com que os animais marinhos se protegem. Ele conta a história de Tracy, um peixe-porco, Percy, o baiacu (peixe-balão) e Chico, o peixe-palhaço. Chico, o peixe-palhaço, produz um lodo que cobre as suas escamas e o protege contra os ferrões das anêmonas. Tracy, o peixe-porco, tem espinhos que a ajudam a ancorar num espaço apertado. Já Percy, o baiacu, pode engolir água para se inflar e parecer maior.

Episódio 11: Por que as girafas têm um pescoço comprido?

Esta animação descreve a evolução das girafas. Sam, uma jovem tartaruga, gostaria de ter um pescoço mais comprido para alcançar as folhas mais suculentas no alto. O seu avô Charlie conta a Sam uma história sobre girafas. Há muito tempo, as girafas não tinham pescoços compridos. Elas queriam comer as folhas mais altas, mas tinham que competir com elefantes e antílopes pelas folhas mais baixas. Um dia, uma girafa nasceu com um pescoço um pouco mais longo. Ela conseguiu alcançar as folhas na copa das árvores. Quando ela era jovem, algumas colegas suas também tinham pescoços mais longos e também eram melhores em pegar comida. Ao longo de muitos anos, outras girafas nasceram com pescoços mais longos. Essas girafas sobreviveram melhor do que aquelas com pescoços mais curtos e, em dado momento, todas as girafas passaram a ter pescoços compridos.

Episódio 12: Porque George Solitário é tão solitário?

O avô Charlie leva o seu neto Sam para visitar George Solitário, que explica por que está sozinho. Antigamente, havia muitas tartarugas na ilha, mas, então, chegaram os veleiros. Os marinheiros e colonos precisavam de comida. Alguns deles pegaram e comeram as tartarugas. Os navios também trouxeram cabras, que se alimentaram da vegetação da ilha, portanto, não sobrou comida suficiente para as tartarugas comerem. Depois, os navios trouxeram os cães, que também comeram as tartarugas, e os ratos desses navios se alimentavam-se dos ovos das tartarugas. Em pouco tempo, quase todas as tartarugas se foram e a ilha mudou para sempre. Cada vez menos tartarugas botaram ovos, até que só restou George. George disse a Sam que quando ele morresse, as tartarugas da sua espécie seriam extintas.


Nota: Antes de fazer download das legendas ler este tópico.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 2 979
  • Tópicos: 951

  • : 104
  • : 69

Re: [#324] Just So Darwin - VitDoc
« Resposta #1 em: Domingo, 05 de Março, 2023 - 15h54 »
obrigado!
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"