Autor Tópico: Símbolos e significados ocultos  (Lido 201 vezes)

feliphex

• Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

• Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Tópicos: 2 244

• : 118
  • : 121

Símbolos e significados ocultos
« em: Sexta, 01 de Abril, 2022 - 22h25 »
Estádio da Luz
https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_da_Luz

"Foi denominado de Estádio da Luz por se localizar na paróquia histórica da "Luz" junto da Igreja de Nossa Senhora da Luz."

Igreja de Nossa Senhora da Luz
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Luz_(Carnide)

Tocha olímpica: a tocha olímpica se baseia na mitologia grega do prometeu.
"Foi dada a Prometeu e a seu irmão Epimeteu a tarefa de criar os homens e todos os animais. Epimeteu encarregou-se da obra e Prometheus encarregou-se de supervisioná-la. Na obra, Epimeteu atribuiu a cada animal os dons variados de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a um, garras outro, uma carapaça protegendo um terceiro, etc. Porém, quando chegou a vez do homem, formou-o do barro. Mas como Epimeteu gastou todos os recursos nos outros animais, recorreu a seu irmão Prometeu. Este então roubou o fogo dos deuses e deu-o aos homens. Isto assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Prometeu#Hist%C3%B3ria

feliphex

• Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

Re: Símbolos e significados ocultos
« Resposta #1 em: Segunda, 16 de Maio, 2022 - 16h36 »
O ícone de Sofia, a Sabedoria de Deus de Kyiv

https://fasbam.edu.br/2019/12/18/o-icone-de-sofia-a-sabedoria-de-deus-de-kyiv/

"Há uma série de ícones representando Sofia, a Sabedoria de Deus, nas Igrejas Orientais. Eles descrevem a Mãe de Deus e a Sabedoria hipostática – o Filho de Deus – que se encarnou através dela. Todos esses ícones transmitem uma ideia principal. Eles tomam a Sabedoria, ou Sofia, para representar o Filho de Deus, baseado em Provérbios 9, onde se diz: «A sabedoria cria uma casa para si e estabelece sete pilares». Estas palavras apontam para Cristo, o Filho de Deus, que é chamado de Poder de Deus e a Sabedoria de Deus nas Epístolas; a palavra casa faz alusão à Santíssima Virgem Maria, que contribuiu para a encarnação do Filho de Deus. Estas são as palavras em que se baseia a iconografia de Santa Sofia, a Sabedoria de Deus.

O ícone de Sofia, a Sabedoria de Deus, localizado na Catedral de Santa Sofia, em Kyiv, é o mais antigo desses ícones. Esse ícone foi emprestado da Igreja de Justiniano em Constantinopla. Ele exemplifica a união entre a Igreja triunfante e militante através da encarnação do Filho de Deus, que é a Sabedoria de Deus. Há uma casa ou um templo naquele ícone, com uma imagem em pé da Mãe de Deus usando uma túnica e um véu, sob um dossel sustentado por sete pilares. Seus braços e mãos estão abertos, enquanto seus pés estão sobre a lua crescente. O Eterno Menino repousa no seio de sua mãe. Ele abençoa os fiéis com a mão direita e segura o globo terrestre na mão esquerda. Há uma citação do livro de Provérbios na borda do dossel; «A sabedoria cria uma casa para si e estabelece sete pilares». Há o Espírito Santo cercado por raios de luz retratado logo acima do dossel. Deus Pai, coberto de luz, abençoando com a mão direita, é retratado no topo com palavras que parecem sair de sua boca: “Eu estabeleci Seus pés”. São sete Arcanjos com asas estendidas em ambos os lados de Deus Pai e do Espírito Santo, segurando em suas mãos símbolos de seus deveres: Miguel com uma espada flamejante, Uriel com um relâmpago arremessando para baixo, Rafael com um vaso de alabastro de mirra no lado direito; Gabriel com uma flor de lírio, Selatiel com uma escala, Jegudiel com uma coroa real e Baraquiel com flores em um xale branco no lado esquerdo.

Sob uma nuvem com uma lua crescente servindo a Mãe de Deus, há um ambão com sete degraus, representando a Igreja de Deus na terra com as testemunhas misteriosas do Velho Testamento sobre a encarnação de antepassados ??e profetas da Sabedoria. No lado direito, no quarto degrau de cima, Moisés é representado com tábuas nas quais as palavras são inscritas: «Alegra-te, ó tábua de Deus na qual o dedo do Pai escreveu a Palavra de Deus». Seguindo Moisés, no próximo degrau, numa ordem descendente, são descritos: Aarão usando uma mitra do sumo sacerdote e com um báculo na mão; Davi usando sua coroa, manto real e a Arca da Aliança. No lado esquerdo, oposto de Moisés e no mesmo degrau, está Isaías, o Profeta, com um pergaminho pendendo de seu ombro esquerdo. O rolo diz: “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho”. Então, Jeremias com um rolo, Ezequiel com portões trancados, e Daniel com uma pedra na mão. Além disso, há uma palavra em cada um dos sete degraus: fé, esperança, amor, pureza, humildade, bondade e glória. Os sete degraus estão em sete pilares, que contêm imagens da Revelação sobre eles, com explicações. O primeiro pilar tem uma imagem de sete olhos e a explicação, que diz: Dom do Conselho; o segundo pilar tem uma menorah (sete) com a inscrição Dom da Razão; o terceiro pilar tem um livro com sete selos e sua explicação é: Dom da Sabedoria. O primeiro pilar do lado esquerdo tem uma imagem de sete trombetas e a explicação Dom da Fortaleza; o segundo pilar do lado esquerdo tem a imagem da mão direita com sete estrelas e a inscrição Dom do Conhecimento; o terceiro tem sete incensários e a inscrição Dom da Piedade; o quarto e último pilar tem sete raios e a inscrição que diz: Dom do Temor de Deus. Assim, à parte da Mãe de Deus e da Santíssima Trindade, existem sete exemplos de todos os objetos e assuntos sobre esses ícones e todos eles têm significados simbólicos. Esta é a descrição do ícone de Kyiv de Sofia, a Sabedoria de Deus."

Provérbios 8
1 Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?
2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta.
3 Do lado das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está gritando:
4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
5 Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
6 Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade.
7 Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade.
8 São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.
9 Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento.
10 Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.
11 Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.
12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
15 Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.
16 Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.
17 Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
18 Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.
19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
20 Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
21 Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.
22 O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
23 Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
24 Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
25 Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
28 Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
29 Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
30 Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
31 Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.
32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
33 Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.
34 Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
35 Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor.
36 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.

https://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/8

Catedral de Santa Sofia de Kiev

feliphex

• Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

Re: Símbolos e significados ocultos
« Resposta #2 em: Segunda, 16 de Maio, 2022 - 21h39 »
E chegamos na estátua da liberdade ... (essa é para arrepiar até o cabelo do dedo do pé)

Aviso: a teoria da explicação da estátua da liberdade que vou focar é umas das várias (entre maçonaria e etc) para saber a teoria predominante basta ir na wikipedia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1tua_da_Liberdade

A Estátua da Liberdade em Milão (que inspirou a de Nova York)

04/06/2019

"Salve! Todo mundo sabe que a Estátua da Liberdade é o símbolo de Nova York, mas talvez não muitos pessoas saibam que na fachada do Duomo de Milão é esculpida uma Estátua da Liberdade, que provavelmente é também sua versão original. Como assim? Te explicamos agora!

Ela está localizada no lado esquerdo da varanda, mais precisamente acima da porta central da Catedral, que remonta a 1810 e foi construído por Camillo Pacetti, que lhe deu o nome “La Legge Nuova” (a nova lei).

As semelhanças entre a Estátua da Liberdade de Milão e a americana são muitas e, por essa razão, muitos acreditam que Frederic Auguste Bartholdi foi inspirado em “A Nova Lei”, criada por Pacetti na era napoleônica, para a criação da Estátua da Liberdade que todos nós podemos admirar hoje em Nova York.

As analogias são muitas: primeiro, ambas as estátuas seguram uma tocha na mão direita, assim como tem uma coroa. A Estátua da Liberdade em Nova York também carrega a tabula ansata (uma tabuleta que evoca uma lei), que está presente na estátua ao lado da chamada “Nova Lei”.

Essa outra estátua é intitulada “A Velha Lei”. O mais extraordinário é que, se você olhar de perto para elas, verá como a combinação dos detalhes dessas duas estátuas reproduz exatamente a Estátua da Liberdade em Nova York.

Muitos falaram de “plágio”, mas, a esse respeito, todos apresentam suas próprias teorias diferentes. Deve-se enfatizar, no entanto, que “A Nova Lei” foi construída 70 anos antes da que se tornou o símbolo de Nova York.

Todo mundo naturalmente tem sua palavra: os franceses dizem que a inspiração veio do Colosso de Rodes (aham), enquanto alguns textos ingleses falam de San Carlone di Arona. Em vez disso, os toscanos reiteram que a fonte é a Estátua da Liberdade da Poesia, localizada no monumento funerário de Giovanni Battista Niccolini, na bela Basílica de Santa Croce, na capital toscana de Florença, criada pelo mestre Pio Fedi.

Entre todas essas teorias, em nossa opinião, a referência à obra de Camillo Pacetti, que também dirigiu a decoração do Arco della Pace em Milão, é a mais provável, ainda que Bartholdi tenha sido simplesmente inspirado por mais de uma estátua. Bom, cada um dos trabalhos citados tem grande valor artístico e cultural e merece uma visita. Até a próxima!"

https://www.descubramilao.it/estatua-da-liberdade/

A poeta Emma Lazarus descendente dos judeus sefaraditas portugueses egressos do Recife quando da Insurreição Pernambucana (expulsão dos holandeses do Brasil), cujas famílias se estabeleceram em Nova Iorque, foi responsável por fazer um soneto escrito em 1883, que foi gravado em 1912 numa placa de bronze no pedestal da Estátua da Liberdade.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Emma_Lazarus

"O Novo Colosso
Não como o gigante bronzeado de grega fama,
Com pernas abertas e conquistadoras a abarcar a terra
Aqui nos nossos portões banhados pelo mar e dourados pelo sol, se erguerá
Uma mulher poderosa, com uma tocha cuja chama
É o relâmpago aprisionado e seu nome
Mãe dos Exílios. Do farol de sua mão
Brilha um acolhedor abraço universal; Os seus suaves olhos
Comandam o porto unido por pontes que enquadram cidades gémeas.
"Mantenham antigas terras sua pompa histórica!" grita ela
Com lábios silenciosos "Dai-me os seus fatigados, os seus pobres,
As suas massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade
O miserável refugo das suas costas apinhadas.
Mandai-me os sem abrigo, os arremessados pelas tempestades,
Pois eu ergo o meu farol junto ao portal dourado."

Emma Lazarus, 1883"

se eu não engano tem uma cena no filme Constantine que ele usa o poder de uma santa para iluminar uma rua escura ... mas mesmo na dúvida isso é um ensinamento católico bem difundido ...

Achei essa imagem de Santa Luzia na Itália, com uma coroa e algo como uma tocha, a coroa pode ter sido retirada por representar monarquia ...

existe essa outra imagem antiga dela, que mostra a mesma coisa:

"Luzia ou Lúcia em latim, que compartilha a raiz luc com a palavra latina para luz, lux e, por extensão, com visão. Devido a esta ligação, muitas vezes ela é representada com uma tocha ou uma lâmpada acesa, como nesta pintura em painel do século XIII, hoje no Musée de Grenoble. Lúcia aparece aqui ricamente vestida como uma imperatriz bizantina, usando uma coroa com jóias preciosas e pêndulos de pérolas, e segura uma lâmpada acesa na mão direita. Ela é ladeada por dois anjos alados balançando incensários, emergindo de cima. Em primeiro plano, à esquerda, a doadora, Angila Cerroni, velada, ajoelha-se com as mãos unidas levantadas em oração." (copiado de fonte em inglês)

Uma tradição na Suécia é assim:

"Uma tradição na Suécia de a filha de uma família acordar cedo e, vestida de branco para simbolizar a virgem Lúcia e usando uma coroa de velas acesas, traz o café da manhã (geralmente pãezinhos ou biscoitos) para seus pais e outros membros da família. Lembre-se que estamos entre os dias mais curtos do ano, e as manhãs na Escandinávia são escuras. (copiado de fonte em inglês)

Falta saber por que Emma Lazarus fala sobre "Mãe dos Exílios", mas isso deve ter relação com sua origem judáica ... ou seja cenas para os próximos capítulo ...

Bônus:
Avenida da Liberdade (Lisboa)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_da_Liberdade_(Lisboa)

vi em um lugar que é Liberdade devido a reconquista do país ante a Espanha mas sinceramente perdi o link ...  :tth: se alguém tiver uma teoria melhor do por que se chamar Avenida da Liberdade nos agracie com ela ...

receba ...