Autor Tópico: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of  (Lido 7323 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

sergiodongala

  • Tradutor

  • Registo: 24 Out, 2007
  • Membro: 65
  • Mensagens: 29
  • Tópicos: 3

  • : 0
  • : 0

BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« em: Sexta, 26 de Outubro, 2007 - 15h29 »
Walking With Dinosaurs - Special Making Of




[amazon]

Documentário no DonkeyHeaven e no MvGroup

Citar
Desde o período triássico até ao cretáceo - meros 65 milhões de anos atrás - Wallking With Dinossaurs oferece uma visão única das vidas destes répteis espectaculares.
« Última modificação: Quinta, 01 de Novembro, 2007 - 20h51 por FragaCampos »

mfed


  • Registo: 20 Out, 2007
  • Membro: 44
  • Mensagens: 10
  • Tópicos: 2

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #1 em: Quinta, 01 de Novembro, 2007 - 19h45 »
Boas...
Um GRANDE GRANDE obrigado sergiodongala :bow: :good:

pirrera


  • Registo: 06 Nov, 2007
  • Membro: 124
  • Mensagens: 5
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #2 em: Sexta, 23 de Novembro, 2007 - 22h00 »
Já estão disponiveis no CentralSubtitles ou no OpenSubtitles.

Abraço

Madeira

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 10
  • Mensagens: 142
  • Tópicos: 6

  • : 1
  • : 1

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #3 em: Sábado, 24 de Novembro, 2007 - 00h22 »
Bem estive a dar uma vista de olhos na primeira legenda dos extras e parece-me que está em bom português.   :good:
Não está perfeito, tal como nós não almejamos ser, mas estão bastante aceitáveis.  :)

Realmente é pena alguém estar a traduzir algo e depois aparecer outras legendas.  :nah:

Mediante o que já traduziste e sobre tudo o que pensares disto, é continuares com a tradução ou partires para outra.
Peço que os restantes membros se pronunciem, mas pretendo frisar que penso que a decisão final nestes casos deve ser apenas e somente da pessoa que está a efectuar a tradução.

Agora é contigo, sergiodongala;)

P.S. Aliás, sempre foi contigo, só queria que soubesses que te apoio (e penso poder falar pela equipa) em qualquer que seja a tua decisão.  :)
Be the change you want to see in the world

Madeira

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 10
  • Mensagens: 142
  • Tópicos: 6

  • : 1
  • : 1

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #4 em: Sábado, 24 de Novembro, 2007 - 00h33 »
Cá para mim o/a mfed espalhou tantos pedidos por toda a net que foi atendido mais depressa por outro tradutor.  :lol:

E fez ele muito bem.  :good:
Só com persistência é que se vai a algum lado.

É pena o sucedido, mas não há responsáveis por tal desfecho.  :<)
Era bom que tivéssemos uma rede de informação que funcionasse entre tradutores da nossa língua materna para sabermos quem está a traduzir o quê. Já existem alguns locais do género, como aqui :) , no Mvgroup, mas infelizmente não é possível dar a conhecer a todos os que traduzem, o que se está a traduzir no momento. Principalmente se esses tradutores não se esforçarem por o saber.
E depois também há o caso daqueles que sabem que algo está a ser traduzido e que decidem traduzir à mesma, talvez para recolher alguns louros.  :rant: 
Talvez recebam algum dinheiro ou medalha por traduzirem mais depressa que os outros. Desconheço. Mas se alguém souber de algo, que me avise.  :tth:


Be the change you want to see in the world

mfed


  • Registo: 20 Out, 2007
  • Membro: 44
  • Mensagens: 10
  • Tópicos: 2

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #5 em: Sábado, 24 de Novembro, 2007 - 12h00 »
Boas...
Já vi que sairam as legendas para os extras nesses 2 sites, não posso deixar de ficar contente, mas agora que o Sérgio tinha tempo(+/-) para as traduzir, eis que alguém se antecipa. Só tenho a pedir desculpa pelo sucedido e tal como disse e bem o Madeira, nestas situações não há responsáveis, e só o próprio Sergiodongala é que decide se continua ou não com a tradução consoante a sua vontade e disponibilidade.

Cumps.  ;)
mfed


PS:
Citar
Cá para mim o/a mfed espalhou tantos pedidos por toda a net que foi atendido mais depressa por outro tradutor.
Madeira, é O mfed ehehe lol, mas não espalhei assim tantos pedidos :tongue:, foi só no Legendasdivx e no Docspt :D

Abraço.

sergiodongala

  • Tradutor

  • Registo: 24 Out, 2007
  • Membro: 65
  • Mensagens: 29
  • Tópicos: 3

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #6 em: Sábado, 24 de Novembro, 2007 - 12h42 »
Boas,
Nesse momento eu estou no princípio do 3.
Dado que já existe tradução em portugues, pessoalmente acho melhor largar.
Há muitos outros docs fixes sem legendas por aí.
Só uma dica medf posta aqui no forum essas legendas.
Agora não sei algum moderador devia apagar esse post ou bloquear , sei la.
Fiquem fixe.

mfed


  • Registo: 20 Out, 2007
  • Membro: 44
  • Mensagens: 10
  • Tópicos: 2

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #7 em: Sábado, 24 de Novembro, 2007 - 14h25 »
Aqui fica o link das legendas, já no legendasdivx:
http://www.legendasdivx.com/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownloaddetails&lid=68330

Mais uma vez, um agradecimento especial ao sergiodongala, só é pena o tempo que ele perdeu nisto, visto que alguém se antecipou...

Citar
Dado que já existe tradução em portugues, pessoalmente acho melhor largar.
Há muitos outros docs fixes sem legendas por aí.
É realmente a melhor solução, visto existem tantos outros documentários sem legendas.

cumps, (e desculpa o tempo que perdeste com esta série(desnecessariamente talvez)) Sérgio  ;)

sergiodongala

  • Tradutor

  • Registo: 24 Out, 2007
  • Membro: 65
  • Mensagens: 29
  • Tópicos: 3

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #8 em: Sábado, 24 de Novembro, 2007 - 16h40 »
Aqui fica o link das legendas, já no legendasdivx:
[u
cumps, (e desculpa o tempo que perdeste com esta série(desnecessariamente talvez)) Sérgio  ;)
O que é que é isso?
Traduzir para mim é fixe porque pratico o meu inglês e aumento os meus conhecimentos.
Nunca é perca de tempo traduzir.
Fica fixe.

Madeira

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 10
  • Mensagens: 142
  • Tópicos: 6

  • : 1
  • : 1

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #9 em: Sábado, 24 de Novembro, 2007 - 17h11 »
Citar
Traduzir para mim é fixe porque pratico o meu inglês e aumento os meus conhecimentos.
Nunca é perca de tempo traduzir.
Fica fixe.

 :bow:  :good:

Agora é que disseste tudo!  ;)
Be the change you want to see in the world

kirin

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 7
  • Mensagens: 671
  • Tópicos: 21

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #10 em: Sábado, 24 de Novembro, 2007 - 18h49 »
Quem fala assim não é gago  :up:

Venha o próximo!!

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #11 em: Segunda, 26 de Novembro, 2007 - 12h52 »
Pelo que estive a ver das legendas que estão disponíveis na rede, são em parte BR.

ex:
681
00:48:46,666 --> 00:48:50,875
Você juraria que nós não sabemos atuar.
É tão degradante.

677
00:47:53,000 --> 00:47:58,000 <w 80,45,560,2 /w>
Nenhum dinossauro foi machucado no Making of desse programa

666
00:46:28,106 --> 00:46:31,064
Faça a cauda se movendo mais livremente.

Etc...

Por isso, acho que podes continuar adaptando-as para PT, porque depois do trabalho que já fizeste é quase um "crime" deitar isso fora.

EDIT:
Alguém que tenha o vídeo que possa confirmar o porquê das legendas em BR que estão no MVGroup serem totalmente diferentes, até no titulos do episódios, das que estão no LD e vice-versa :blink:
« Última modificação: Segunda, 26 de Novembro, 2007 - 13h04 por cab »
O conhecimento governará sempre a ignorância...

sergiodongala

  • Tradutor

  • Registo: 24 Out, 2007
  • Membro: 65
  • Mensagens: 29
  • Tópicos: 3

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #12 em: Segunda, 26 de Novembro, 2007 - 15h10 »
Agora me meteste em dúvidas.
Vou anaisar estas legendas cuidadosamente e depois digo se continuo ou não.
Fiquem fixe.

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #13 em: Quarta, 28 de Novembro, 2007 - 13h49 »
Como está a situação? Eu gostava de postar as legendas citadas cá no fórum, mas queria confirmar o que se passa efectivamente com elas. Há ou não há discrepâncias entre as legendas no LD e no MVGroup? Estão parte em BR ou não?
O conhecimento governará sempre a ignorância...

pirrera


  • Registo: 06 Nov, 2007
  • Membro: 124
  • Mensagens: 5
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #14 em: Sexta, 30 de Novembro, 2007 - 23h37 »
Antes de mais, queria apresentar as minhas sinceras desculpas pela confusão que aparentemente gerei.
Sou novo neste fórum e nestas andanças e sendo eu um grande apreciador de documentários e nomeadamente, este que está em causa "walking with dinossaurs", procurei por toda a parte legendas em português (mesmo que br) e encontrei-as todas (em pt-br) excepto os 4 specials.
Constatei neste fórum que uma pessoa estava em processo de tradução e aguardei. Fui visitando o fórum regularmente e nada de novo. Provavelmente deveria ter perguntado o ponto da situação, mas entendi que provavelmente essa pergunta poderia ser interpretada como uma certa pressão, e ainda por cima feita por um novato no fórum.
Uma vez que estava com imensa vontade de ver o resto da série (só me faltavam os 4 specials visto que o "making of" não é de minha autoria e estava já traduzida algures), decidi experimentar traduzir eu mesmo já que dispunha de algum tempo.
E assim fiz, com algum tempo e paciência visto não ser nenhum barra a inglês e ter que recorrer a ferramentas para auxilio nalgumas palavras, lá consegui traduzi-las, embora reconheça que não estejam perfeitas nem coisa que se pareça, consegui termina a visualização de toda a série legendada.
Poderia perfeitamente ter ficado com as legendas só para mim, mas como durante a minha busca pelas mesmas me apercebi que muitas outras pessoas as buscavam também, decidi colocá-las no central-subtitles e no opensubtitles com o intuito de colaborar com os outros.
Decidi dar indicação disso mesmo também neste fórum para, pensei eu, facilitar a vida a quem necessitava delas e para poupar tempo a quem me parecia que não dispunha de muito para as traduzir.
Eis a minha justificação, afirmando que embora sem grande qualidade, só traduzi os 4 specials, pois o making of embora em brasileiro já estava disponível (não me recordo onde).
Reitero as minhas desculpas se causei aborrecimentos a alguém, pois não era essa a minha intenção.

Cumprimentos a todos.

P.S. Quanto a dinheiro ou medalhas, se isto dá direito a alguma coisa, aínda não recebi cheta.
« Última modificação: Sexta, 30 de Novembro, 2007 - 23h45 por pirrera »

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #15 em: Sábado, 01 de Dezembro, 2007 - 01h10 »
Boas pirrera  ;)

Antes de mais, queria apresentar as minhas sinceras desculpas pela confusão que aparentemente gerei.

Confusão só é preocupante quando não há como a solucionar.

Sou novo neste fórum e nestas andanças e sendo eu um grande apreciador de documentários e nomeadamente, este que está em causa "walking with dinossaurs", procurei por toda a parte legendas em português (mesmo que br) e encontrei-as todas (em pt-br) excepto os 4 specials.
Constatei neste fórum que uma pessoa estava em processo de tradução e aguardei. Fui visitando o fórum regularmente e nada de novo. Provavelmente deveria ter perguntado o ponto da situação, mas entendi que provavelmente essa pergunta poderia ser interpretada como uma certa pressão, e ainda por cima feita por um novato no fórum.

Há uma pequena "regra" na forma como a docsPT aborda a feitura de legendas - Fazemo-las à medida das nossas capacidades e sempre com máxima preocupação com a qualidade com que as lançamos. Nunca a docsPT lança legendas só pelo número de ter mais umas legendas lançadas. Dito isto, eis o porquê das coisas se processarem de forma menos rápida na feitura e lançamento de legendas na docsPT.
Há outra "regra" funcional da docsPT - Receber e sempre receber bem - Sejas ou não um "novato" (Novato? Novato é este novo formato do fórum da docs - somos todos novatos  :D) podes e deves colocar todas as questões que achares premente colocar, que "censura" só haverá para as faltas de respeito.

Uma vez que estava com imensa vontade de ver o resto da série (só me faltavam os 4 specials visto que o "making of" não é de minha autoria e estava já traduzida algures), decidi experimentar traduzir eu mesmo já que dispunha de algum tempo.
E assim fiz, com algum tempo e paciência visto não ser nenhum barra a inglês e ter que recorrer a ferramentas para auxilio nalgumas palavras, lá consegui traduzi-las, embora reconheça que não estejam perfeitas nem coisa que se pareça, consegui termina a visualização de toda a série legendada.

Fizeste tu senão bem  ;) . Quem dera a nós, quem procura legendas, que houvesse mais como tu. :yes:

Poderia perfeitamente ter ficado com as legendas só para mim, mas como durante a minha busca pelas mesmas me apercebi que muitas outras pessoas as buscavam também, decidi colocá-las no central-subtitles e no opensubtitles com o intuito de colaborar com os outros.
Decidi dar indicação disso mesmo também neste fórum para, pensei eu, facilitar a vida a quem necessitava delas e para poupar tempo a quem me parecia que não dispunha de muito para as traduzir.

Ainda bem que não ficaste com elas só para ti :tongue:, pois todos agradecemos, e poupaste ou vais poupar tempo a quem as está a traduzir. (Caso seja desejo de quem as está a traduzir)

Também as podes colocar cá no fórum da docs  :assob: :tongue:

Eis a minha justificação, afirmando que embora sem grande qualidade, só traduzi os 4 specials, pois o making of embora em brasileiro já estava disponível (não me recordo onde).
Reitero as minhas desculpas se causei aborrecimentos a alguém, pois não era essa a minha intenção.

Essa é a minha questão. O porquê de haver diferenças entre as versões PT e PTBR, e como não tenho os vídeos, e as gostava de colocar na secção de legendas, preciso que alguém me responda se as duas versões estão correctas ou não? Depois, havendo ainda uma parte para ser adaptada para PT a tradução do sergiodongala não precisa de parar (Caso ele entenda fazer isso).
Eu reitero aqui umas coisas que acho muito importante:

1º Obrigado, porque se mais houvesse como tu não teríamos tantas dificuldades em encontrar legendas para documentários.

2º Ninguém tem direitos sobre a tradução do quer que seja, porque aqui o protagonismo é para ficar à porta. Se não te sentiste à vontade para avisar quem o estava a traduzir, é apenas uma decisão tua, a qual não deverá ser censurada porque não deves explicações a ninguém. Mas claro, se todos trabalharmos em conjunto - por vezes basta um par de palavras - mais documentários serão traduzidos, porque se já somos poucos que os traduz, se ainda se gasta recursos a traduzirem o mesmo... :assob:

3º Se alguém estiver aborrecido, é pena, porque aborrecimento é não haver mais pessoas disponíveis para ajudar com o seu trabalho outrem, e pedindo em retorno apenas que fiquem satisfeitas.

Abraço
O conhecimento governará sempre a ignorância...

Madeira

  • Tradutor
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 10
  • Mensagens: 142
  • Tópicos: 6

  • : 1
  • : 1

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #16 em: Sábado, 01 de Dezembro, 2007 - 02h40 »
Eu não diria melhor, cab:good:

Ah, e pirrera, bem-vindo ao mundo das traduções, especificamente as de documentários!  ;)
Be the change you want to see in the world

sergiodongala

  • Tradutor

  • Registo: 24 Out, 2007
  • Membro: 65
  • Mensagens: 29
  • Tópicos: 3

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #17 em: Sábado, 01 de Dezembro, 2007 - 13h42 »
Boas,
Aqui vai a minha decisão depois de analisar,
Vou continuar a tradução e se calhar usar as legendas já existentes
para ajudar-me sempre que possivel, como eu já disse estou no princípio do 3º.
Fiquem bem, mais news brevemente.

sergiodongala

  • Tradutor

  • Registo: 24 Out, 2007
  • Membro: 65
  • Mensagens: 29
  • Tópicos: 3

  • : 0
  • : 0

Re: BBC Walking with Dinosaurs Specials and Making of
« Resposta #18 em: Sábado, 01 de Dezembro, 2007 - 13h50 »
E pirrera,
A questão é que nem sempre se tem tempo (no meu caso),
por isso se entrasses em contacto comigo, e traduzias apenas
os dois ultimos era também menos trabalho para ti.
Mas contudo as tuas legendas já acelerarão o meu trabalho.
Fica bem.