Em discos. E guardo num documento tudo o que está em cada disco.Não confio muito em softwares para gerir tantos TB de dados. Contudo, uso backup cloud para fazer cópias de segurança dos meus ficheiros diários.
Perdi dois HDs externos praticamente no intervalo de uma semana. A região onde moro tem muita umidade, portanto, não confio mais em armazenamento físico.Uso alguns serviços web de hospedagem e tenho anotado tudo que eu subi, mas já não mantenho backup de nada. Quando eu perdi mais de 300 documentários, vi que pouquíssimos estenderam as mãos, portanto, agora eu me eximo dessa responsabilidade.
Basicamente por questões financeiras eu nunca comprei nenhum equipamento que não seja pen drives, hoje estou colocando tudo que tenho no PC no telegram que eu vejo que é confiável.Como o que aconteceu com o VitDoc, infelizmente mídia física um dia quebra, PC, pen drive, HDs, vejo que o melhor é colocar na nuvem mesmo.Convido todos a colocarem seus docs no nosso grupo de telegram.
e se esse grupo for derrubado?
Citação de: st em Terça, 23 de Dezembro, 2025 - 21h11e se esse grupo for derrubado?Tudo pode acontecer. Você pode falecer e ninguém mais ter acesso a nada ou, ainda que tenha, não fizer a menor ideia da importância dos seus ficheiros e simplesmente ignorá-los e apagá-los.Considero a minha contribuição, por exemplo, traduzir e divulgar os rips que encontro na web. Se ninguém mais quiser dar-se ao trabalho de guardar as coisas, paciência. Sei que o TLG não durará para sempre, mas já cumpri a minha parte e estou de consciência tranquila.