Autor Tópico: A Ilha da Irlanda era habitada por "primos" dos portugueses - Texto  (Lido 23 vezes)

feliphex

• Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

• Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Tópicos: 2 247

• : 118
  • : 121

03-09-2026
feliphex para o docspt

Eu sempre tive o prazer de pesquisar coisas diferentes que não aparecem na televisão, direto da cadeira do meu quarto e passar a sensação para todos que se me pagassem para viajar o mundo a coisa seria bem mais completa, agora com o advento da Inteligência Artificial isso ficou bem mais fácil, como diz um amigo idoso: "tu quer saber de tudo né?" e eu respondo: "eu não quero saber de tudo eu quero ser amigo de quem sabe, amigo dele o google".

Eu estava com uma pulga bem grande atrás da orelha sobre se os povos originários das ilhas da Grã-Bretanha e da Irlanda eram mesmo os Celtas e os Anglo-Saxões, foquei na Irlanda e descobri que lá antes dos celtas viviam o Povo Campiniforme:

(texto abaixo fonte IA Gemini)

O Povo Campiniforme (ou Cultura do Vaso Campiniforme, em inglês Bell-Beaker Culture) refere-se a um amplo fenômeno cultural e populacional que se espalhou pela Europa Ocidental e Central entre o final do Período Neolítico e o início da Idade do Bronze, aproximadamente entre 2800 a.C. e 1800 a.C.

Principais Características
O Vaso Campiniforme: O elemento mais distinto dessa cultura é a sua cerâmica fina caracterizada por copos ou recipientes em forma de sino invertido (daí o nome campiniforme, do latim campana, que significa sino). Essas peças geralmente apresentavam decorações geométricas incisas ou impressas com pentes e cordas.

O povo campiniforme chegou à Irlanda séculos antes do surgimento da cultura celta histórica na ilha.

Povo Campiniforme (c. 2500 a.C. – 2000 a.C.): Chegaram à Irlanda no final do Neolítico e início da Idade do Bronze. Eles introduziram a metalurgia do cobre e do ouro na ilha (como na famosa mina de Ross Island, em Kerry) e substituíram grande parte da genética dos antigos construtores de monumentos megalíticos locais.

Celtas Historicamente Reconhecidos (c. 500 a.C. – 100 a.C.): A cultura celta (associada às culturas europeias de Hallstatt e La Tène) só se consolidou na Irlanda na Idade do Ferro, cerca de 1.500 a 2.000 anos depois da chegada dos campiniformes.

Ligação com Portugal:

Povo Campiniforme tem uma ligação profunda com Portugal. Na verdade, o território português é considerado um dos núcleos mais antigos e importantes de origem e expansão dessa cultura na Europa.

O Estuário do Tejo como Berço Cultural
Durante muito tempo, debateu-se onde o estilo cerâmico e os costumes campiniformes teriam surgido. As evidências arqueológicas e de radiocarbono apontam que a região do Estuário do Tejo (próximo à atual região de Lisboa e Estremadura) foi um dos principais focos de origem por volta de 2750 a.C. – 2500 a.C.

Cultura Marítima: Os grupos que habitavam a costa portuguesa desenvolveram o estilo cerâmico apelidado de "Campaniforme Marítimo" (com decorações em faixas horizontais gravadas por cordas), que se espalhou rapidamente pelas vias marítimas e fluviais ao longo da fachada atlântica europeia.

Sítios Arqueológicos Relevantes: Portugal abriga alguns dos povoados e recintos fortificados do Calcolítico (Idade do Cobre) mais importantes da Europa, como:

Zambujal (Torres Vedras)
Vila Nova de São Pedro (Azambuja)
Perdigões (Reguengos de Monsaraz, no Alentejo)

Legado no Território Português
Os grupos associados ao fenômeno campiniforme em Portugal foram responsáveis por impulsionar a extrativismo e metalurgia do cobre, o comércio marítimo de longa distância e a transição do Calcolítico para a primeira Idade do Bronze na Península Ibérica, deixando marcas permanentes na arqueologia do país.

E de onde os Celtas vieram?

Como eu já sabia que os Celtas tinham fortes ligações com florestas (devido a antiga religião deles com os druidas) e a IA já tinha me dito que eles vieram do continente europeu, tudo ficou mais fácil ao pesquisar na IA por "grandes florestas na Europa com ligações com os Celtas", achei a Floresta Negra na Alemanha, porém o mais impressionante aconteceu quando pesquisei a Floresta da Boêmia na tríplice fronteira entre Alemanha, República Tcheca e Áustria:

(texto abaixo fonte IA Gemini)

O santuário de Obrí Hrad (cujo nome significa "Castelo do Gigante"), localizado nas encostas do Parque Nacional de Šumava (a seção tcheca da Floresta da Boêmia).

O Santuário Celta de Obrí Hrad
Diferente dos castelos medievais, Obrí Hrad é uma fortificação de montanha (hillfort) construída pelos celtas da cultura de La Tène entre os séculos 5 a.C. e 1 a.C. Fica situada a cerca de 1.000 metros de altitude, sendo o assentamento celta mais elevado já registrado em território tcheco.

Função Religiosa e Sacra: Ao contrário de outros acampamentos ou vilas celtas (ópidos), os arqueólogos não encontraram vestígios de habitação contínua, ferramentas domésticas ou atividades artesanais no local. Isso indica que a área não era uma cidade, mas sim um santuário sagrado, utilizado exclusivamente para cerimônias, rituais e assembleias druídicas.

Muralhas de Pedra: O sítio possui duas espessas muralhas defensivas feitas de blocos de pedra e rochas locais. No topo da colina, uma acrópole natural servia como local central dos rituais.

Lendas e Folclore: Devido às dimensões das muralhas de pedra e às enormes formações rochosas ao redor, o folclore tcheco posterior atribuiu a construção do local a gigantes que teriam vivido na floresta.

Závist: Localizado perto de Praga, é o maior ópido celta da Boêmia e abrigava uma monumental estrutura de pedra interpretada pelos arqueólogos como um templo ou altar cerimonial celta de grande importância.

Conclusão:

A Europa virou ao longo da história uma grande confusão de povos e territórios com grandes mistérios que não são divulgados publicamente com muita ênfase (TV e etc), arqueólogos fazem seu trabalho praticamente em segredo, quando descobrem algo não juntam o quebra-cabeça, não buscam cooperação internacional, guardam tudo a 7 chaves, parece a época em que o Hitler fazia suas expedições arqueológicas pelo mundo, imaginem o tanto de artefatos históricos, talvez escritos e etc que não temos acesso.
« Última modificação: Ontem às 18:13 por feliphex »