Autor Tópico: Against TCPA!!!!!!!  (Lido 5506 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 295
  • Tópicos: 3 723

  • : 0
  • : 6

Against TCPA!!!!!!!
« em: Terça, 30 de Outubro, 2007 - 05h03 »
Há coisas que é melhor saber que existem do que ficar na mais pura das ignorâncias :mad: :rant:

Citar
TCPA stands for Trusted Computing Platform Alliance. For the technology we will speak from TCP (The trusted computing platform). This plans that every computer will have a TPM (Trusted Platform Module), also known as Fritz-Chip, built-in. At later development stages, these functions will be directly included into CPUs, graphiccards, harddisks, soundcards, bios and so on. This will secure that the computer is in a TCPA-conform state and that he checks that it's always in this state. This means: On the first level comes the hardware, on the second comes TCPA and then comes the user. The complete communication works with a 2048 bit strong encryption, so it's also secure enough to make it impossible to decrypt this in realtime for a longer time. This secures that the TCPA can prevent any unwanted software and hardware. The long term result will be that it will be impossible to use hardware and software that's not approved by the TCPA. Presumably there will be high costs to get this certification and that these would be too much for little and mid-range companies. Therefore open-source and freeware would be condemned to die, because without such a certification the software will simply not work. In the long term only the big companies would survive and could control the market as they would like.
Some could think that it should be possible to get around this security. But probably they would be proved they're wrong. Until now there're no such hardware-implemented security systems and actual security systems have to work offline. This would be changed with TCP. The rights and licenses would be central managed by the TCPA (USA?). And as soon a violation is noticed, they will get notified. Read the chapter "The bills" to get an overview about the possible resulting consequences.

againsttcpa
O conhecimento governará sempre a ignorância...

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #1 em: Terça, 30 de Outubro, 2007 - 10h01 »
 :eek:

Isto vai mesmo avançar??!!!  :cry: :cry: :rant:


EDIT:

Reparei agora que o site já não é actualizado desde 2005!!!!
Em que ponto estamos???
« Última modificação: Terça, 30 de Outubro, 2007 - 10h41 por Netyon »

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 295
  • Tópicos: 3 723

  • : 0
  • : 6

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #2 em: Terça, 30 de Outubro, 2007 - 14h43 »
É por não saber em que ponto estamos que mais  :fist: estou... Isto está em que ponto? Foram comprados? O silêncio é porque deixaram de avançar com isto ou o caso está a ser tratado em sigilo absoluto?  :x:
O conhecimento governará sempre a ignorância...

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #3 em: Terça, 30 de Outubro, 2007 - 14h45 »
É por não saber em que ponto estamos que mais  :fist: estou... Isto está em que ponto? Foram comprados? O silêncio é porque deixaram de avançar com isto ou o caso está a ser tratado em sigilo absoluto?  :x:


Isso é o que fiquei a pensar...será que isto já avançou e ninguém sabe  :hmmm: :cry:

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #4 em: Terça, 30 de Outubro, 2007 - 16h50 »
Eu não acredito que isto va para a frente e se for depois arranja-se maneira de crackar :pizza:
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #5 em: Terça, 30 de Outubro, 2007 - 18h27 »
Não parece haver muita informação disponível.
Mesmo os sites que defendem posições contrárias estão, na maior parte dos casos, desactualizados.

Contudo, na Wikipédia aparecem uns dados interessantes (a ser verdadeiros, claro)...

http://en.wikipedia.org/wiki/Next-Generation_Secure_Computing_Base

"Availability

When originally announced, NGSCB was expected to be part of the then next major version of the Windows Operating System, Windows Vista (then known as Longhorn). However, in May 2004, Microsoft was reported to have shelved the NGSCB project. This was quickly denied by Microsoft who released a press release stating that they were instead "revisiting" their plans. The majority of features of NGSCB are now not expected to be available until well after the release of Windows Vista. However, Vista includes "BitLocker", which can make use of a Trusted Platform Module chip to facilitate secure startup and full-drive encryption. TPMs are already integrated in many systems using Intel's Core 2 Duo processors or AMD's Athlon 64 processors using the AM2 socket."



Ou muito me engano, ou isto será como aquela história de pormos uma rã dentro de uma panela em que aos poucos vamos aquecendo a água.
Quando nos dermos conta, estamos "cozidos"  :hmmm: :fist:

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 295
  • Tópicos: 3 723

  • : 0
  • : 6

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #6 em: Terça, 30 de Outubro, 2007 - 18h49 »
 ;) Netyon... já me inteirei melhor do caso, e ainda tenho muito que ler... mas uma decisão já tomei. O windows Vista não vai entrar tão cedo nas minhas opções para sistema operativo. Infelizmente tenho um core2 da intel e não lhe vou juntar um outro bicho... Agora é esperar para ver o que para aí virá :mad:
O conhecimento governará sempre a ignorância...

kirin

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 7
  • Mensagens: 671
  • Tópicos: 21

  • : 0
  • : 0

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #7 em: Quinta, 01 de Novembro, 2007 - 16h01 »
Cá vai o primeiro desacordo :D

Acho que dizer que se está contra o TCG (ex-TCPA) implica, não só estar contra os aspectos que foram aqui focados, relacionados com eventuais perdas de privacidade (naturalmente também estou contra isso), mas também contra os aspectos positivos, que dizem respeito à segurança dos utilizadores, em termos de passwords, chaves criptográficas, certificados digitais... Para além disso, o grupo não pretende implementar o conceito, apenas definir os standards. Se isto não fosse feito, provavelmente seria implementado de uma forma ad hoc por cada fabricante, o que daria o mesmo resultado para o utilizador, com a diferença dos típicos problemas de incompatibilidade entre sistemas a que vamos ficando habituados.

Estando um pouco dentro do meio, posso garantir que o grupo ainda está bem vivo e activo, e o projecto está em andamento. Dado isto, acho que se deveria focar na melhoria do conceito, e não na sua extinção, uma vez que, se definido de uma forma honesta (pois, é difícil...), poderá ser um grande passo para minimizar problemas relacionados com vírus, trojans e, especialmente, phishing (roubo de identidade).

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 295
  • Tópicos: 3 723

  • : 0
  • : 6

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #8 em: Quinta, 01 de Novembro, 2007 - 16h34 »
Concordo com quase tudo o que escreveste Kirin, mas... infelizmente as opções que estão a ser tomadas trazem "água no bico". Assim sendo mais vale prevenir que remediar e a minha liberdade individual perfiro perde-la por descuido, incuria ou ingnorância, que não ter direito a voto na matéria e já estar perdida à nascença.
Sempre que cedemos nas liberdades individuais para nos protegemos do mal, essa cedência torna-se no próprio mal... invariavelmente. :(
« Última modificação: Quarta, 22 de Outubro, 2008 - 14h17 por FragaCampos »
O conhecimento governará sempre a ignorância...

Alcap

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 3
  • Mensagens: 14
  • Tópicos: 2

  • : 0
  • : 0

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #9 em: Quinta, 01 de Novembro, 2007 - 21h33 »
Concordo com quase tudo o que escreveste Kirin, mas... infelizmente as opções que estão a ser tomadas trazem "água no bico". Assim sendo mais vale prevenir que remediar e a minha liberdade individual perfiro perde-la por descuido, incuria ou ingnorância, que não ter direito a voto na matéria e já estar perdida à nascença.
Sempre que cedemos nas liberdades individuais para nos protegemos do mal, essa cedência torna-se no próprio mal... invariavelmente. :(
Bem verdade! A ideia de ter algo que eu nao controlo nao pode ser nunca algo positivo! O windows vista ja vem com coisas engraçadas de controlo do utilizador, como se pode ver aqui
« Última modificação: Quarta, 22 de Outubro, 2008 - 14h16 por FragaCampos »

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #10 em: Quinta, 01 de Novembro, 2007 - 23h16 »
Kirin, eu até acredito que as pessoas (programadores, etc) que desenvolvem o software possam ter boas intenções, mas quem os controla tem sempre outros interesses.

É evidente que o potencial disto é enorme.
Mas é fácil perceber que há um sem número de aplicações possíveis que prejudicam gravemente as nossas liberdades e direitos.
E eu não tenho a mais pequena dúvida que esses grupos não hesitarão em usá-las se isso lhes for útil.

kirin

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 7
  • Mensagens: 671
  • Tópicos: 21

  • : 0
  • : 0

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #11 em: Sábado, 03 de Novembro, 2007 - 13h36 »
Assim sendo mais vale prevenir que remediar
Se as coisas se passassem assim, estaria de acordo com a extinção do conceito. O grande problema é que não se previne algo que já existe, e já há muitas plataformas a usar isto, da IBM à Intel à HP... É exactamente por isso que me parece muito pouco provável esperar que isto acabe de um dia para o outro, e pense que devamos antes salientar os aspectos positivos, de modo a dar mais força às críticas pelos aspectos negativos.

O facto de haver tantas empresas envolvidas dá-me uma certa esperança de que possa mesmo partir de alguma delas (ou de outras que ainda não entraram) a pressão para actualizar o conceito, de modo a que realmente defenda os utilizadores. Como é óbvio, qualquer empresa quer lucro, mas ao contrário do que possa parecer, acho que uma empresa que se opusesse a isto poderia beneficiar em todos os aspectos (basta ver como "ser verde" começou a ser rentável financeiramente quando as consciências começaram a mudar). E se não me parece que se possa contar com isso com empresas como a Sony ou a IBM, ainda tenho alguma confiança em empresas como a Nokia, Ericsson ou Toshiba.

Mas, como é óbvio, concordo com a ideia geral: se não houver mesmo hipótese de melhorar isto, prefiro perder o que há de positivo a ter que levar com o que há de negativo. Por isso, não estou contra o TCG, só contra a direcção que pode potencialmente tomar.

craa


  • Registo: 19 Out, 2007
  • Membro: 36
  • Mensagens: 47
  • Tópicos: 9

  • : 0
  • : 0

Re: Against TCPA!!!!!!!
« Resposta #12 em: Quarta, 19 de Dezembro, 2007 - 23h15 »
TCPA falhou.

E porquê, o mercado falhou, não queremos mais DRM (Digital Rights Management).
A ideia da TCPA era aumentar o lucro não permitindo, ou melhor, dificultando bastante, o correr software "pirata" e ouvir/ver média copiada "ilegalmente". Factores de segurança eram irrelevantes, agora até podem ser porque o TPM não serve para mais nada do que hardware dedicado de criptografia. O que vale é que dá para desligar na bios do meu computador.
O futuro a ver vamos, entretanto, usem Linux.