Secção de Debate > Votações

Votação de tradução (docsPT) #02

(1/6) > >>

VitDoc:
Pop - The Science of Bubbles (BBC)


--- Citar ---A física Dra. Helen Czerski nos leva em uma jornada incrível pela ciência das bolhas. As bolhas podem parecer apenas brincadeira para as crianças, mas elas também são ferramentas poderosas que estendem as fronteiras da ciência.

A bolha de sabão, com sua pele delicada e frágil, nos revela sobre coom a natureza trabalha em escalar tão grandes quanto o Sistema Solar e tão pequenas quanto um único comprimento de luz. A seguir, há também as bolhas submarinas, as quais nos interessam porque elas são parte de como o planeta funciona. Lá no mar, a quebra das ondas gera enormes "cortinas" de bolhas, as quais ajudam o oceano a respirar.

Desde o comportamento dos animais ao sabor das bebidas, a Dra. Czerski mostra como as bolhas afetam nosso mundo de todas as formas inesperadas. Quer se trate do futuro do projeto de embarcações ou de engenhosas novas formas de tratamento médico, as bolhas desempenham um papel fundamental.
--- Fim de Citação ---


Why Ships Sink (PBS NOVA)


--- Citar ---Você está a salvo a bordo de um cruzeiro moderno? Vinte milhões de passageiros embarcam em cruzeiros a cada ano, tirando férias em luxuosas "cidades flutuantes", as quais oferecem de tudo: de piscinas e shopping centers a rings de patinação no gelo. E os barcos estão ficando cada vez maiores. O cruzeiro médio dobrou de tamanho apenas nos últimos 10 anos. Alguns engenheiros temem que esses gigantes imponentes sejam perigosamente instáveis, e a tragédia recente do Costa Concordia levantou novas questões sobre sua segurança. Agora, NOVa reúne engenheiros marítimos e especialistas em segurança para reconstruir os eventos que levaram aos famosos desastres de cruzeiros, incluindo o malfadado Concordia, o Sea Diamond e o Oceanos. Estaremos realmente a salvo no mar, ou estamos à beira de um Titanic do Século XXI?
--- Fim de Citação ---


Requiem for Detroit (BBC)


--- Citar ---O novo filme de Julien Temple é uma evocação vívida de uma visão apocalíptica: um Katrina em lenta velocidade que teve muito mais vítimas. Detroit foi, certa vez, a quarta maior cidade dos EUA.
Construída pelos carros e para os carros, com seus revolucionários subúrbios, auto-estradas e shopping centers, ela encarnava o sonho americano.
Mas as intensas brigas entre raças trouxeram o exército à cidade. Com sindicatos violentos lutando contra a feroz resistência de Henry Ford e o Big Three, ela também foi o cenário dos pesadelos americanos.
Agora, é, verdadeiramente, uma distópica cidade pós-industrial, na qual 40% da terra no centro está retornando às pradarias. O verde cresce em meio a blocos de escritórios abandonados, casas e fábricas de automóveis destruídas, engolindo as luzes das ruas.
Delegacias de polícias e correios foram deixados para trás com papéis sobre os escritórios, como Marie Celeste. Não há mais hora do rush naquela que foi a primeira das auto-estradas dos EUA. O crime, vandalismo, incêndios e brigas de cães são as principais atividades naquele que já foi  oedifício mais alto da América do Norte. Mas há, também, fontes de esperança.
As ruas estão se transformando em arte. Os cultivos estão retornando para o centro da cidade. Pessoas jovens correm para ajudar. O movimento florescente da agricultura urbana é o movimento que mais está crescendo nos EUA. Detroit lidera as ruas novamente, mas em uma direção bastante diferente.
--- Fim de Citação ---


Why Birds Sing (BBC)


--- Citar ---Por que somos tão atraídos pelos sons da natureza? Nesse documentário, David Rothenberg entrevista os principais cientistas em canto dos pássaros e músicos, incluindo Jarvis Cocker e Beth Orton, para sustentar sua idéia controversa de que os pássaros podem, na verdade, estar cantando para seu próprio deleite. O filme apresenta uma composição musical única, combinando a música humana com o canto dos pássaros, com contribuições de Peter Gabriel, os Guillemots - e até mesmo de um êider e de um pica-pau.
--- Fim de Citação ---


What Will the Future Be Like (PBS NOVA Science Now)


--- Citar ---As tecnologias que irão transformar nossas vidas daqui a décadas já estão ganhando forma em laboratórios ao redor do mundo. David Pogue imagina como serão as páginas de tecnologia doThe New York Times daqui a 10, 20, 30 anos, conforme ele encontra inventivos engenheiros e cientistas computacionais trabalhando para criar video-games controlados pelo pensamento, exoesqueletos robóticos e uma realidade virtual que parece integrar-se com o mundo real.
--- Fim de Citação ---

VitDoc:
E começa mais uma largada!

Façam suas apostas e vamos ao conflito intelectual! Dedos cruzados e vamos fazer o poder do voto valer a pena!

cisnemania:
Já vi este doc "Pop - The Science of Bubbles (BBC) legendado e comentad, o por sinal muito bom doc foi pena não ter conseguido gravar, acho que deu na semana passada na TVI24, no entanto quando voltar a repetir eu gravo....

tomafonso:
fico com o ultimo este será o primeiro

What Will the Future Be Like?

muito bom doc

ibbins:
Voto no azarão sempre: Why Birds Sing (BBC).

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa