Autor Tópico: Economix, ou os maus documentários  (Lido 2495 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

kirin

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 7
  • Mensagens: 671
  • Tópicos: 21

  • : 0
  • : 0

Economix, ou os maus documentários
« em: Sexta, 23 de Novembro, 2007 - 15h55 »
Já foi referida várias vezes a lista dos 50 melhores documentários de sempre do IMDb. Menos falada é a secção do fundo, que lista os 10 piores documentários de sempre. Aí, ficamos a saber que há uma série de documentários chamada "Economix", com 6 programas, que conseguem a proeza de ser os 6 piores de todos os tempos (de acordo com esta votação, naturalmente).

Não conheço estes documentários, pelo que não pretendo falar sobre eles. No entanto, isso faz-me pensar numa outra questão (para além da eventual falta de qualidade que estes possam ter): credibilidade. Se a DocsPT existe, é em parte para tentar ajudar a corrigir um problema dos documentários em Portugal, que é a falta de visibilidade. No entanto, isto é muito diferente de falta de credibilidade, e parece-me haver muito uma atitude do tipo "Se disse num documentário, é porque é verdade".

Com a saída do Loose Change, pergunto-me quantas pessoas ficarão 100% convencidas daquilo só porque sim. Também penso em documentários que refutam este, e pergunto-me quantas pessoas ficam 100% convencidas do contrário. Curiosamente, este mesmo aspecto é referido no programa...

Agora lançando o repto: Acham que há, de uma forma geral, falta de espírito crítico no nosso país? Acham que essa eventual falta provoca extremismos de ambos os lados da barricada, o que pode levar a "guerras" entre pessoas que nunca pensam realmente naquilo que estão a defender? Acham que há gente a aproveitar a credibilidade do género "documentário" (em Portugal, até apostaria mais nas belas das "reportagens especiais") para procurar impôr o seu ponto de vista? E acham que essa credibilidade pode ser prejudicada por esta situação?
« Última modificação: Sexta, 23 de Novembro, 2007 - 15h57 por kirin »

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Economix, ou os maus documentários
« Resposta #1 em: Sexta, 23 de Novembro, 2007 - 19h20 »
Mais um assunto que dá "pano para mangas".  :hmmm:

Credibilidade...o que é que define quem tem ou não credibilidade?
O seu historial? Talvez.
E será que o credível não erra? Ou não mente também?

É claro que existe uma postura de credulidade na sua forma mais simples em muitos daqueles que visionam os documentários. Facilitismo, ignorância, incapacidade crítica ou parcialidade, serão algumas das razões que levam a crer, por vezes de forma algo leviana, naquilo que nos é mostrado por alguém.

Para mim o pior de tudo, no que diz respeito a extremismos, é a defesa que alguns fazem de determinadas verdades apenas porque fazem parte desse "clube".
Seja na política, religião ou outras, as pessoas tornam-se cegas aos argumentos alheios, impedindo assim que qualquer outra versão possa ser apresentada, independentemente das razões das partes.
Já diz o ditado, "o pior cego é aquele que não quer ver".

Daí que quando se fala de credibilidade, talvez se devesse falar primeiro, na abertura das mentalidades a novas ideias e factos.
Se nos recusarmos a ouvir as outras opiniões, de que vale argumentar?
Se estivermos dispostos a aceitar o erro, outras verdades ou até mesmo a evolução do conhecimento, aí sim o visionamento dos documentários será útil, não só para o conhecimento próprio mas também para o lançamento do debate sobre os temas em questão.

De outra forma, torna-se apenas algo de inútil, ou então, pior ainda, um forma de "aproveitar a credibilidade do género" para fins, muito vezes, pouco dignos.

craa


  • Registo: 19 Out, 2007
  • Membro: 36
  • Mensagens: 47
  • Tópicos: 9

  • : 0
  • : 0

Re: Economix, ou os maus documentários
« Resposta #2 em: Quarta, 19 de Dezembro, 2007 - 23h37 »
Sim, por ser documentário que os vê espera que estes sejam verdadeiros, como os jornais antigamente, "vem no jornal é verdade".
Isto porque se mostra um trabalho em pesquisar informação e procura da verdade ao contrário de o resto dos média actualmente que cada vez se importam menos em gastar recursos em pesquisa.

Acho que é normal ao ver se um documentário sobre um ponto de vista não se ser crítico sobre ele, tal como, com os outros meios de comunicação é preciso ver, ler e investigar as várias perspectivas para ter uma boa ideia sobre o assunto. Também há outro facto que ajuda ao não criticismo, o meio de comunicação, o ser humano fica absorto a ver televisão, talvez porque usa bastante das suas capacidades para acompanhar a informação mostrada, o que não dá grande espaço à crítica.

Para mim credibilidade são os documentários bem reputados pelos entendidos, por exemplo, documentários bem referidos aqui :)

Acho que houve há algum tempo o aproveitar de uma grande reportagem para transmitir talvez um ataque ou retaliação ao Pinto da Costa. Depois de Pinto da Costa ter anunciado que estava zangado ou do género com a RTP1 e que não lidava mais com eles a RTP1 emitiu uma grande reportagem sobre Pinto da Costa. Foram mostrados alguns factos e informações relevantes, mas toda a entrevista, tinha uma conotação de ataque do que informação. Digo isto porque alguns factos eram postos apenas sobre uma perspectiva para salientar um ponto ou quase postos fora de contexto.
Achei toda a reportagem bastante estranha e de fraca qualidade por isso me pareceu que foi usado como um instrumento de retaliação aproveitando a imagem que as grandes reportagem tem.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 612
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Economix, ou os maus documentários
« Resposta #3 em: Quinta, 05 de Novembro, 2015 - 20h23 »
Esse tópico veio bem a calhar!

Por que não há uma votação dos "Piores documentários de 2014"? E, quem sabe, um tópico livre para que os usuários expusessem os piores documentários que assistiram durante a semana?
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Economix, ou os maus documentários
« Resposta #4 em: Sexta, 06 de Novembro, 2015 - 18h30 »
Pode-se tentar... mas se poucos votam nos "melhores", tenho dúvidas de que haja quem vote nos "piores".
No entanto, talvez se pudesse abrir um tópico sobre "Os piores documentários". Já existe este, podia-se aproveitar ou abrir um novo.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.