Autor Tópico: 19 Set: Geografia das Amizades - RTP2  (Lido 1117 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 018
  • Tópicos: 3 357

  • : 73
  • : 385

19 Set: Geografia das Amizades - RTP2
« em: Quinta, 16 de Setembro, 2010 - 19h08 »
Geografia das Amizades





Junte-se a Gonçalo Cadilhe e viaje para destinos tão exóticos quanto interessantes!

O programa Geografia das Amizades junta viagens, reencontros, cultura geral, histórias de vida e História num único formato. Gonçalo Cadilhe apresenta destinos com alta valência turística mas através duma perspectiva pessoal, delicada, original. Rejeitando os clichés habituais dos documentários de viagem (os “must see”; os hotéis de luxo; as visitas guiadas pelos profissionais do turismo; os planos de câmara de brochura turística, a perfeição da imagem; etc…), Gonçalo Cadilhe aparece-nos com as sandálias e a mochila às costas num registo altamente humano, trepidante, improvisado, relacionando-se e mimetizando-se com os habitantes do lugar, muitos deles amigos de longa data, e permite uma perspectiva diferente de destinos, paisagens, monumentos, cidades, que julgávamos já esgotados.

O foco de cada programa é, pois, o “amigo” de Cadilhe que se presta a explicar onde vive; e a explicar-se, pois cada sujeito retratado terá um tipo de vida e uma profissão fortemente original e com interesse suficiente para servir de uma das componentes base do documentário: o guia de montanha no Nepal, a artista plástico de shibori na Nova Zelândia, o pescador reconvertido ao turismo das ilhas Mentawai na Indonésia, o dono de um hotel do deserto do Kalahari na Namíbia, uma freira prestes a iniciar a sua clausura das Filipinas, e por aí fora. Assim, a personalidade carismática de um “amigo de Cadilhe” une-se a uma visita a um dos lugares mais bonitos do mundo que é também a sua casa.


Episódio n.º 7
Índia
Goa representa para muitos portugueses de origem indiana uma pátria perdida, uma raiz abandonada. A Nalini Sousa fez o percurso inverso, deixou Lisboa e regressou às origens do seu sangue. Gonçalo Cadilhe volta a Goa e ao convívio com a Nalini para tentar perceber o significado desta escolha.

Domingo, 19 de Setembro - 19:30
« Última modificação: Quinta, 16 de Setembro, 2010 - 19h09 por FragaCampos »
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.