Autor Tópico: The Death of Yugoslavia  (Lido 1448 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

bg_lx

  • pt

  • Registo: 27 Jun, 2008
  • Membro: 1313
  • Mensagens: 20
  • Tópicos: 8

  • : 0
  • : 0

The Death of Yugoslavia
« em: Quinta, 08 de Novembro, 2012 - 15h51 »
BBC: The Death of Yugoslavia



[imdb]

Um documentário muito, muito bom.

O filme não tem narrador e utiliza apenas imagens de arquivo, mapas e entrevistas dos principais agentes políticos.

As entrevistas são de uma espontaneidade e sinceridade (ou falta dela) notáveis. Os mapas são bastante elucidativos. As imagens de reuniões politicas, ajuntamentos e batalhas são formidáveis. A montagem e a sequência de imagens é uma obra de arte. O realizador consegue imprimir um sentimento de drama e tragédia ao longo de toda a história; por vezes parece que estamos a ver mesmo um filme e não um documentário. Torna-se viciante e queremos continuar a ver para perceber o desfecho de tudo aquilo. Eu, que só conhecia a tragédia humana e o horror do genocídio e dos campos de concentração, fiquei com um óptimo conhecimento das etnias, sua distribuição geográfica, motivos políticos, meios utilizados e negociações que aconteceram. Informação ao detalhe dada pelos próprios protagonistas.

Uma obra a ver e a guardar para rever.

Sobre o tema em si; o que mais me impressionou foi a forma como 3 etnias (principalmente) que durante tanto tempo conviveram bem no mesmo território entraram numa escalada nacionalista que acaba em genocídio. Impressionou-me também a forma como a comunidade internacional (mesmo estando no terreno) assistiu serenamente aquele horror.
« Última modificação: Quinta, 08 de Novembro, 2012 - 20h49 por ibbins »

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 012
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: The Death of Yugoslavia
« Resposta #1 em: Domingo, 25 de Novembro, 2012 - 00h25 »
É um bom resumo do que é este documentário. Tive oportunidade de vê-lo quando passou há muitos anos na RTP e fiquei muito impressionado e elucidado em relação à desagregação da Jugoslávia.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.