Autor Tópico: Venda de documentários  (Lido 3609 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 165
  • Tópicos: 483

  • : 6
  • : 21

    • .: docsprimus :.
Venda de documentários
« em: Sábado, 27 de Abril, 2013 - 03h46 »
Podem me chamar de idealista, mas acho a venda de documentários uma prática criminosa e desprezível.

http://www.dvdscientificos.com.br/

Não pensem que ignoro os argumentos favoráveis a essa venda, mas considerando o trabalho voluntário e dedicado de rippers, tradutores, e das demais pessoas envolvidas no processo de compartilhamento de documentários gratuitamente, acho esse comércio um desrespeito a essas pessoas e ao trabalho que fazem.

Alguns podem insistir que tal prática pode ajudar a manutenção de um trabalho, de um ripper ou de um blog especializado por exemplo; que só compra quem quer, quem tem preguiça ou desconhece o processo de download dos links; ou que prefere assistir os docs no formato de dvd, pronto pra ser exibido por um professor numa sala de aula por exemplo.

Tenho certeza que o responsável por esse site frequenta nosso fórum, e se por acaso estiver lendo essa mensagem, gostaria de lhe dizer, e a aqueles que concordam com ele, que vocês não compreendem as dimensões filosóficas, éticas e práticas do compartilhamento gratuito da informação, da poderosa e subversiva ideia por trás desse ato. E também como esse comércio significa a corrupção desse ideial.

Como posso vender algo que não produzi, que não gravei e editei, que não traduzi ou legendei, que apenas baixei gratuitamente?
« Última modificação: Sábado, 27 de Abril, 2013 - 19h12 por doro_boy »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
Docsprimus Reloaded (EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos (Canal do Youtube NOVO)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Venda de documentários
« Resposta #1 em: Sábado, 27 de Abril, 2013 - 04h20 »
eu conheço esse site e o que mais me irritou não foi a venda em si, mas os preços! pois quem vende um dvd de filme pirata cobra pouco, por ser pirata sabe que o preço tem que ser o minimo possível, mas esse tipo ae vende docs com preço de original ou mais caro ainda haha

entendo o que pensa doro, mas acho isso normal, faz parte dessa "distribuição" generalizada sem controle pelos verdadeiros realizadores e dono dos direitos.
Mas moralmente falando é claro que fazer algo assim sem lucrar, é diferente de apenas lucrar um pouco para se manter ou abusar e cobrar uma fortuna como se fosse algo original, são vários níveis.

Mas essa atitude de só lucrar é de uma minoria, irrisória no caso de docs eu acho...

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 165
  • Tópicos: 483

  • : 6
  • : 21

    • .: docsprimus :.
Re: Venda de documentários
« Resposta #2 em: Sábado, 27 de Abril, 2013 - 04h46 »
Entendo nagol. Realmente existem casos e casos, e esse exemplo parece representar um minoria ainda.
Mesmo que seja contra meus ideais, considero melhor quem oferece a possibilidade de venda paralelamente ao compartilhamento gratuito.
« Última modificação: Sábado, 27 de Abril, 2013 - 04h47 por doro_boy »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
Docsprimus Reloaded (EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos (Canal do Youtube NOVO)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)

cisnemania

  • pt

  • Registo: 11 Mar, 2010
  • Membro: 12072
  • Mensagens: 357
  • Tópicos: 8

  • : 0
  • : 0

Re: Venda de documentários
« Resposta #3 em: Sábado, 27 de Abril, 2013 - 16h42 »
Se eu colar os meus a esta hora estava podre de rico....hahahhah

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 010
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Venda de documentários
« Resposta #4 em: Domingo, 28 de Abril, 2013 - 05h23 »
Entendo que todos os meios de divulgação de documentários são úteis, na medida em que estão a cumprir um serviço que, de outra forma, talvez não chegasse a quem dele precisa.
Se cobram ou não dinheiro por isso, fica na consciência de cada um, mas o que mais me apoquenta é a hipocrisia.

Esse sítio até podia vender os dvds ao preço do ouro, mas a verdade é que diz dispor de documentários com "edições e reproduções" feitas pelo dono do sítio, o que qualquer membro assíduo do docsPT sabe não ser verdade.

Os preços são altos, talvez por já incluírem os portes de envio. E, segundo me parece, está a violar a lei brasileira ao cobrar dinheiro por obras com direitos de autor, embora ele alegue que não.
De resto, é um sítio para fazer dinheiro e foi construído com esse intuito. Como tantos outros que por aí há.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Venda de documentários
« Resposta #5 em: Domingo, 28 de Abril, 2013 - 05h49 »
é isso mesmo, a hipocrisia de vender algo com um "verniz" como se os direitos fosse dele ou fosse original, dai vem o preço exorbitante fora da realidade que vemos em  outros sites do tipo com dvd de filmes e series piratas (o envio no Brasil pode ser por carta, custa pouco)

Como disse o fraga eles fazem esse serviço pois ha uma demanda, acho que é por lançarem poucos docs em dvd no Brasil... já que o preço é de original, quem compra nessa loja poderia comprar o oficial se tivesse essa opção no mercado...

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 165
  • Tópicos: 483

  • : 6
  • : 21

    • .: docsprimus :.
Re: Venda de documentários
« Resposta #6 em: Quarta, 20 de Novembro, 2013 - 22h56 »
http://docecine.blogspot.com.br/

Você, administrador desse blog e usuário do nosso fórum, já ouviu aquele provérbio "Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida."?

« Última modificação: Quarta, 20 de Novembro, 2013 - 22h57 por doro_boy »
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
Docsprimus Reloaded (EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos (Canal do Youtube NOVO)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)