Autor Tópico: Morreu Alain Resnais (1922-2014)  (Lido 1652 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Morreu Alain Resnais (1922-2014)
« em: Segunda, 10 de Março, 2014 - 12h25 »
Morre Alain Resnais, um dos principais diretores do cinema francês (Vannes, 3 de junho de 1922 — Paris, 1 de março de 2014)



[imdb]    [wikipedia]

O francês Alain Resnais, um dos nomes mais importantes do cinema no país, morreu no sábado 1º de março, aos 91 anos. O cineasta estava em Paris, "cercado pela família", anunciou Jean-Louis Livi, produtor de seus últimos filmes.

Conhecido por filmes como "Hiroshima, Meu Amor" (1959), "O Ano Passado em Marienbad" (1961) e "Muriel" (1963), Resnais costuma ser associado ao movimento experimental que ficou conhecido como nouvelle vague na França. Outros de seus filmes, produzidos ao longo de mais de seis décadas, incluem "A Guerra Acabou", "Medos Privados em Lugares Públicos" e "Ervas Daninhas". Entre outros feitos, foi premiado três vezes no Festival de Cannes, duas vezes no Festival de Veneza e outras duas no Festival de Berlim.
 
Em fevereiro deste ano, Resnais apresentou seu mais recente longa-metragem no evento alemão, o longa "Aimer, Boire e Chanter" (Amar, Beber e Cantar, numa tradução livre), onde também recebeu uma homenagem. O filme, que conta a história de três casais que fazem teatro amador e estão ensaiando uma peça, foi vencedor do prêmio da crítica internacional durante o Festival de Berlim.
 
"Ele estava preparando, comigo, um outro filme, do qual ele também era roteirista", afirmou Livi, que produziu os três últimos títulos de Resnais.

Após saber da notícia da morte de Resnais, o próximo presidente do Festival de Cannes, Guilles Jacob, lembrou nas redes sociais uma frase do genial autor de filmes: "Fazer filmes é bom, mas ver filmes é muito melhor", dizia Resnais.
 
Nascido na cidade bretã de Vannes, no noroeste da França, o cineasta unanimemente considerado como um dos grandes líderes da "Nouvelle Vague" era celebrado pelo mundo do cinema como um de seus patriarcas, o que Cannes corroborou em 2009 outorgando-lhe o Prêmio Especial pelo conjunto de sua obra.



Para ver, aqui no fórum:

- Guernica
- Van Gogh
- Gauguin
- Nuit Et Bruillard
- Les Statues Meurent Aussi
- Le Chant du Styrène
- Loin du Vietnam
« Última modificação: Segunda, 10 de Março, 2014 - 14h21 por ibbins »
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

charlesleg

  • br

  • Registo: 02 Jul, 2010
  • Membro: 14761
  • Mensagens: 660
  • Tópicos: 23

  • : 0
  • : 4

Re: Morreu Alain Resnais (1922-2014)
« Resposta #1 em: Segunda, 10 de Março, 2014 - 14h18 »
Ficando sabendo no dia da morte dele mesmo, Resnais foi um grande homem, também morreu o Documentarista Brasileiro Eduardo Coutinho, inclusive foi homenageado no Oscar agora de 2014, o Resnais era para ser homenageado no Oscar também, mas a morte dele foi bem perto da edição, dai acho que eles já estavam com a vinheta do mural pronta, dai não chegou a ir.
O primeiro documentário do Resnais que assisti foi o ''Nuit Et Bruillard'', mas tem a bela dica da Ibbins para as suas outras Obras.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Re: Morreu Alain Resnais (1922-2014)
« Resposta #2 em: Segunda, 10 de Março, 2014 - 14h26 »
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 995
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Morreu Alain Resnais (1922-2014)
« Resposta #3 em: Segunda, 10 de Março, 2014 - 21h29 »
Viveu a fazer o que mais gostava (criar e ver cinema) e morreu rodeado da família, algo do qual poucos se podem orgulhar.

Agradeço-lhe o muito que me deu através, principalmente, dos seus documentários, que me abriram as portas para ver e apreciar outra forma de fazer cinema.

Até sempre!
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

wonit

  • pt

  • Registo: 10 Mar, 2014
  • Membro: 43660
  • Mensagens: 1
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Morreu Alain Resnais (1922-2014)
« Resposta #4 em: Segunda, 10 de Março, 2014 - 23h54 »
Mais uma grande perda.. Grande Homem