Autor Tópico: Gerenciamento de pedidos e legendas  (Lido 1579 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 684
  • Tópicos: 2 554

  • : 301
  • : 274

Gerenciamento de pedidos e legendas
« em: Terça, 29 de Abril, 2014 - 20h19 »
Caros colegas de Fórum,

Venho tratar de dois assuntos incômodos que julgo fundamentais para nossa organização e unidade.

Ponto 1:

Particularmente, já venho há um tempo buscando compreender as raízes de um certo preconceito contra legendas baseadas em um mesmo idioma, variando apenas em suas raízes e, ocasionalmente, em seus significados.

O que se segue é um desabafo meu, o qual não representa, de modo algum, a opinião do restante do staff, embora muito me interessa que eles também venham a manifestar-se. Tenho visto certos comentários e, francamente, considero um insulto 'insinuar' que legendas :br: são tão iguais (e incompreensíveis/incovenientes) quanto legendas :ru: por parte de parcela dos usuários portugueses - o mesmo vale considerar legendas :pt:, por parte dos brasileiros, como legendas em outro idioma. Há tantos documentários em que se trabalhar - em espanhol, inglês (e tão poucos que se oferecem para ajudar), e ainda nos preocupamos com tamanha besteira?

Deixo claro que pedidos a esse respeito - quando já existam legendas em português (nossa língua), para mim, a partir de agora serão deixados em segundo (e, se pudesse, em terceiro plano), podendo ou não ser atendidos por demais usuários.

Pedidos de legendas para :pt: e :br: são e sempre serão válidos, mas que não se questione sua qualidade por sua origem.

Ponto 2:

Há uma razão clara para termos uma seção, na página principal do Fórum, chamada Mensagens Recentes - é, julgo eu, uma das diretrizes de navegação mais usadas pela ampla maioria dos usuários do Fórum e monopolizá-la com uma lista infindável de pedidos "pessoais" não representa a universalidade: não corresponde ao eventual interesse dos demais usuários. Cabe-se usar o bom senso e a noção de sociedade, percebendo que todos têm direito a um espaço para expressar-se.

Até que ponto isto é incoveniente? Simples, poderia haver uma mensagem mais "útil" ou, prefiramos assim, concreta a respeito de algum tópico do Fórum - denúncia de links OFF, um documentário recém-lançado, uma tradução recém-feita: tudo isso passa a ficar invisível nessa página, pois foi jogado lá para trás, exigindo que o usuário recorra às 20 páginas de mensagens recentes, a qual nos exige mais tempo para alcançar o tópico de nosso interesse.

Não estou dirigindo-me a usuários específicos, pois tal situação já ocorreu várias vezes anteriormente, mas deixando claro minha postura de que, como moderador, passarei a ser mais disciplinador quanto a esse tipo de comportamento 'egoísta'.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 506
  • Tópicos: 4 630

  • : 72
  • : 747

Re: Gerenciamento de pedidos e legendas
« Resposta #1 em: Terça, 29 de Abril, 2014 - 23h13 »
Oi, VitDoc!

De tempos em tempos, somos atacados por uma espécie de vírus, spammer ou como queiramos chamar, onde um usuário inunda o fórum com mensagens contendo um tipo específico de solicitação, como se dependesse disso para sobreviver. Isso já ocorreu em relação a links, legendas, documentários. Enfim, qualquer tema aqui ventilado.

Tal fato voltou a ocorrer hoje, quando um mesmo usuário fez 18 solicitações seguidas de legendas em pt-pt, mesmo em relação a docs para os quais existe versão em pt-br (também existem usuários que usam a mão inversa, manifestando pouco apreço pelas legendas em pt-pt. Portanto, o privilégio é mútuo). Isso também não é novidade, mas concordo que deixa a gente um bocado frustrado, pq além de parecer haver o tal preconceito de que falas - e creio que ele seja real - demonstra a falta de consideração com todo o esforço aqui despendido por todos aqueles que se dispõem a realizar a hercúlea tarefa de traduzir, legendar, ripar, upar, disponibilizar...

Mas penso que, mesmo assim, vale a pena todo o esforço que fazemos para divulgar cultura, informação, lazer, com qualidade. Tenho sempre a louca pretensão de pensar que podemos "converter" uns e outros, levando-os a se inserirem de modo responsável no mundo da partilha.

Quanto aos preconceituosos, digo que esse é um site lusófono e toda versão de Português é bem-vinda e respeitada, 1º) pq falamos a mesma língua; 2º) pq conhecer o modo de falar em diferentes lugares e por diferentes povos aumenta o nosso conhecimento e o encanto com essa tão maravilhosa língua; 3º) pq esse é um fórum de todos nós para todos nós e o esforço de cá ou de lá para produzir tantas legendas em português é realmente admirável, já que tudo é feito graciosamente. E traduzir e legendar um documentário, pelo simples prazer de fazê-lo é para corações valentes e generosos.

Penso que o melhor modo de responder a essas demandas é dizer: Não, não existem, estás na seção de TV ou DVD Noutro Idioma e encerrar, pois ou há um claro objetivo de perturbar ou um claro desconhecimento e desconsideração com tudo. Ainda que tenhamos de responder caso a caso, penso que é mais simples sermos simples e objetivos: pergunta - resposta.

Aguardemos que outros digam sobre o tema.
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 011
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Gerenciamento de pedidos e legendas
« Resposta #2 em: Quarta, 30 de Abril, 2014 - 22h19 »
Esta é uma questão recorrente desde os primórdios do docsPT, mesmo antes de existir este fórum.
Já foi comentado e discutido em vários sítios e a minha opinião mantém-se. O preconceito pelas variantes do português irá manter-se, o ímpeto para pedir desenfreadamente e/ou tirar sem dizer uma palavra de agradecimento, irá continuar a aparecer, por isso, tudo depende da nossa resposta, do nosso grau de paciência, da nossa capacidade de ensinar a pescar em vez de dar o peixe ou de simplesmente ignorar se para tal houver motivo.
Além das pessoas que aparecem e nunca mais se manifestam ou que não contribuem mas que se acham no direito de exigir, houve e há muitas outras que chegaram da mesma forma e que, perante o modo como os acompanhámos e incentivámos, muito contribuíram ou contribuem para o que o fórum é hoje. A nossa responsabilidade é a de manter este serviço funcional e organizado, mas não temos obrigação de satisfazer todos os pedidos e exigências, muito menos quando são feitos de forma despropositada. Penso e continuo a defender que a solução está no equilíbrio de ambas as partes. A parte que pede e a parte que satisfaz esses pedidos.

Mas o comentário do VitDoc sobre a tabela de mensagens recentes deu-me uma ideia. Vou tentar retirar os tópicos de pedidos dessa tabela, impedindo que ela se encha num surto de pedidos, empurrando as mensagens mais relevantes para o fundo.
« Última modificação: Quarta, 30 de Abril, 2014 - 22h28 por FragaCampos »
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.