Equipa docsPT > A sua opinião conta

Sobre a adoção de documentários

(1/6) > >>

VitDoc:
Saudações a todos!  ;)

Gostaria de tomar um pouco de seu tempo, mas por uma causa importante: a questão dos links inválidos no Fórum. Então, peço, por gentileza, que ao menos leiam isto, pois deparar-se com essa situação será virtualmente obrigatório em algum momento de suas visitas aqui no Fórum.

É de conhecimento da grande maioria dos usuários que ainda há muitos documentários, principalmente alguns postados há mais tempo, que estão com seus links inativos.

Obviamente, há usuários dedicados à tarefa de disponibilizar links - uploaders - e, eventualmente, grandes gestos de colaboração em re-ups, tal como no caso dos rips do grande JPL e Spinky.

Mas, ainda assim, como mencionei no início, muitos documentários tendem a ficar OFF com o tempo, pois quem os disponibiliza nem sempre tem condições, quer financeiras, quer de espaço físico em máquina, para guardar os arquivos de modo permanente - ou há casos em que o usuário responsável pelo tópico precisou afastar-se por motivos pessoais, os quais não são de nossa incumbência, é claro.

No Fórum do MVGroup, existe a opção da "Adoção de documentários": nesse caso, o usuário não apenas semeia o arquivo por um tempo após baixá-lo, tal como todos os demais fazem (ou deveriam fazer); esse "adotador" compromete-se a manter aquele arquivo sempre disponível, ou seja, sempre que as fontes se escassam e ocorre um pedido de reseed, por exemplo, ele vai lá e semeia durante mais um tempo.

É óbvio - e não adianta criamos ilusões a respeito - que implantar um sistema de adoção de torrents aqui não funcionaria, pois, aceitemos ou não, nosso número de usuários ativos é relativamente pequeno e levaríamos anos para criar uma malha consistente de partilha, nesse sentido. Assim, o que venho propor a debate é a possibilidade de se criar um sistema de "adoção" comum, dedicado a hosts. Mas como assim?

"Tenho em minha máquina a série Hidden Kingdoms, por exemplo. E quero contribuir com esse Fórum, evitando que essa série se "perca", ficando com links inválidos. Desse modo, eu decido "adotar" essa série e a upo em um servidor qualquer de meu agrado. A partir desse instante, passo a tornar-me responsável por manter esse arquivo ON. Caso daqui a alguns meses, esse arquivo fique OFF novamente, um informe seria enviado a mim e eu daria um jeito de upá-lo novamente.

Qual é a vantagem desse sistema?

Em torrents, você precisa manter a máquina "semeando" por longos períodos, além da necessidade óbvia de reter o arquivo em seu próprio HD, ocupando espaço físico. Ora, sabemos que temos nossos próprios compromissos e que não dá para semear 24/7. Há, ainda, uma terceira e ponderante dificuldade, principalmente na rede brasileira: a banda larga, apesar de eficiente em downloads, é muito limitada em uploads, e nem todos gostam de partilhar em altas taxas de transferência. Com um sistema de adoção por servidor, ou host, podemos:

(a) Ficar despreocupados quanto à questão do tempo - pode-se desligar os computadores para "repouso", cientes de que não estaremos prejudicando ninguém que estava baixando aquele arquivo.

(b) Ao upar o arquivo em um servidor, que pode ser gratuito ou pago, podemos liberar nosso HD, fazendo uso de um DVD-RW, por exemplo, ou de outras formas de armazenamento, para mantê-lo disponível.

Pessoal, se cada usuário pudesse "adotar" uns poucos documentários, raramente haveria casos de links inválidos. E o mesmo documentário poderia ser adotado por mais de um usuário, é claro.

Observações:

Será que qualquer um poderia candidatar-se a "adotar" um arquivo?

Obviamente, não! Não adianta você arcar com esse compromisso e só visitar o Fórum no próximo ano - há hosts que exigem uma certa visita aos arquivos de vez em quando.

Como seria feito o controle de quem adotou o quê?

Da mesma forma que temos uma seção de Links OFF, à qual toda a comunidade tem acesso para saber o que está inativo, poderia ser criada uma seção idêntica, identificando quais documentários já foram adotados e por quem. Uma espécie de relatório, em tempo real, que poderia, creio, ser tranquilamente gerenciado, ainda mais se, secundariamente, cada novo registro fosse comunicado por MP automática à Adm/Mod.

Não posso mais "adotar" o arquivo. E agora?

Uma simples mensagem à Equipe poderia ser enviada, e um de nós poderíamos baixar aquele documentário, resguardando-o temporariamente até que outro usuário manifestasse interesse, por exemplo.


Creio que já deixei bem claro a idéia, mas saliento, uma última vez, o quão simples ela é: você não precisaria guardar um milhão de arquivos - basta um único documentário e você já faria uma diferença enorme nessa Casa! Pense nos usuários que só estão conhecendo o docsPT hoje... Pense na idéia de que você, com um gesto minúsculo, poderia estar satisfazendo o gosto de várias outras pessoas que chegarão aqui amanhã.

A humanidade é incapaz de caminhar a saltos grandes, quando as pessoas limitam-se a dar passes curtos.

Obrigado pela atenção, pessoal. Gostaria muito que alguns pareceres - prós e contras - fossem aqui evidenciados, pois a capacidade de armazenamento de tudo que é postado acaba por exigir demais de alguns membros.

Alexa:
Acredito que descrever exatamente o modus operandi que se espera de um "uploader adotador" pode ajudar a dirimir dúvidas do quão simples e necessário é esta função.

A barreira tecnológica ainda é um problema...

ibbins:
Um dos motivos pelos quais sempre disponibilizo o link do emule é para deixar claro que aquele doc está armazenado em meu HD. Assim, se os demais links ficarem off, sempre se pode obtê-lo pelo emule ou serem solicitados novos links. Portanto, todos os meus docs estão "adotados".
Em uma situação excepcional podemos ter um colapso, como aconteceu quando caiu o "megaupload", "fileserve", etc. E a grande maioria dos links offs ainda existentes são dessa época. Mas em períodos normais, utilizando alguns servidores como [4s] e [mg] e visitando-os regularmente, os docs ficarão ativos.
Assim, quem vai upar e não tem conta premium, deve levar isso em consideração, para que os links se mantenham online.

Alexa:
Tenho upado para o 4shared free. Como é mais de uma conta, uso mais de um email. Uma simples visita, a cada 3 meses, evita que os ups sejam apagados.

nagol:
Acho que quem quiser ajudar, pode fazer nos docs que gostaram muito, assim guarda-los é legal.
Eu criei meu padrão que é, se baixo algo aqui, upo em outro servidor, depois deleto, não é uma adoção, mas sim uma copia na nuvem, melhor que nada.
Agora quem quiser guardar acho muito bom e mais seguro, a minha sugestão aos "adotadores" é priorizarem os rips em pt, pois como explicou bem o Fraga, os docs do MVGroup, por exemplo, são compartilhados pelo mundo todo já e os nossos docspt não, não pelo mesmo tanto de gente, por causa do questão do alcance do idioma.
Mas é claro que possuem muitas exceções, docs de rippers gringos órfãos e que merecem serem salvo ou somem da web mesmo...

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa