Equipa docsPT > A sua opinião conta

Sobre a adoção de documentários

<< < (2/6) > >>

VitDoc:
Bem, vamos a algumas explicações.

- Alexa:

Quanto ao modus operandi, inicialmente, seria necessária a elaboração de um registro para isto, como o que existe na seção de Links OFF, por exemplo.

Digamos que o Joaquim é um usuário regular do Fórum - ele não precisa ficar visitando o site diariamente, postando comentários, nem prestando esclarecimentos. Ele assiste a um documentário e decide 'adotá-lo'. Para que essa adoção seja realizada, ele iria à seção de adoção de documentários e informaria a ID do tópico referente àquele documentário.

Por exemplo: Afghanistan Revealed tem ID=29563. Na base de dados do Fórum, é esse número que o identifica na seção.

Ao fazer isso, seria criada automaticamente uma nova entrada de registro e passaria a ser informado na fictícia seção:

Documentário"Adotador" (Adopter)Afghanistan RevealedJoaquim
A partir do momento em que consta isso, Joaquim não teria que imediatamente fazer um upload desse arquivo, pois os links ainda estão ON. Ele precisaria apenas fazer o download desse arquivo e armazená-lo em qualquer lugar de sua escolha - no próprio HD, pen drive, DVD-R, DVD-RW, Blu Ray... No momento em que aquele documentário em específico ficasse com os links OFF e isso fosse comunicado à seção de Links OFF - daí seria muito legal ter um vínculo entre ambas - Joaquim seria informado e, como "adotador", caberia a ele repor aquele arquivo, fazendo novamente o upload em qualquer servidor de sua escolha.

"Ah, mas eu, VitDoc, também tenho aquele arquivo e poderia repô-lo". Bem, como não fiz questão de adotá-lo, o ideal seria que o próprio Joaquim o fizesse, até mesmo como uma forma de encorajá-lo, fazê-lo sentir-se valorizado e parte vital na comunidade. Obviamente, seria estipulado um prazo de "exclusividade" - digamos 20 a 30 dias - para que ele se manifestasse a respeito de um novo upload. Aí temos 3 opções:

1) Se, dentro desse tempo, ele fizer um novo upload do arquivo, perfeito!
2) Se precisar afastar-se por um tempo grande, o recomendável é que informe sobre sua ausência prolongada do Fórum à Adm/Mod - ora, não se pode apenas fazer concessões e uso de direitos; deve-se cumprir com obrigações também! Nesse caso, eu que tenho o arquivo poderia repô-lo sem maiores problemas. É nessa situação que fica evidente a necessidade do "adopter" ser um usuário assíduo do Fórum, mesmo que jamais tenha escrito qualquer coisa por aqui.
3) Se ele afastar-se e não prestar esclarecimento algum, fica proibido de adotar novos arquivos e seu nome seria removido daquele cargo, infelizmente. Uma vez mais, qualquer outro que disponibilizasse daquele arquivo poderia fazer o backup.

OBS: Caso houvesse mais de um "adopter" para aquele documentário, qualquer um deles poderia manifestar-se. O primeiro que o fizesse pouparia o trabalho dos demais.

Uma vez que o upload fosse feito, como esses usuários não têm acesso à edição dos posts (TVRips e DVDrips, bem como Lançamentos docsPT), eles poderiam normalmente postar o novo link como resposta ao tópico. Feita a postagem, hora de ele descansar! Ou seja, veja o quão simples é:

Adotou arquivo -> Faz download do Arquivo -> Recebe informe de Links OFF -> Repõe o arquivo.

No caso do 4shared, por exemplo, creio que basta o usuário visitá-lo a cada 90-180 dias. No MEGA, acho que bem mais do que isto.

VitDoc:
 - ibbins

Realmente, boa parte dos arquivos OFF ficou assim devido à "faxina" inescrupulosa nos servidores. Entretanto, saliento que o volume de dados é muito grande para caber nas mãos de poucos, portanto, por mais que você, eu, o Fraga, o cisnemania, dentre tantos outros da Equipe ou antigos membros, tenhamos esses documentários gravados em casa como backups, que não os desencorajemos a adotar um ou outro documentário, pois podem ocorrer problemas inesperados conosco e, assim, teríamos assegurada a preservação da informação. Não estou dizendo que não devemos nos candidatar a "adopters" - é expressamente recomendável que o façamos, mas que permitamos ter "outras fontes", outros seeders, para aliviar nossa carga. Ultimamente, por exemplo, tenho gravado muitas coisas e tudo que estou upando esses dias no 4shared aqui no Fórum está obrigatoriamente sendo deletado de meu PC. Faço até um apelo para que alguém mais baixe o que for possível. Não posso sair comprando mais HDs, então, chega um ponto em que atinjo meu limite de disponibilidade.

- nagol

Como já mencionei acima, andamos no mesmo barco e dou suporte a sua teoria: realmente, os documentários postados aqui em português deveriam ter prioridade, pois raramente os encontramos afora. No entanto, não sejamos radicais: nem todos os docs do MVGroup estão a salvo - já tive vários pedidos que simplesmente não puderam ser atendidos, porque os documentários eram muito antigos, de uma época em que não havia tantos seeders. Volto a dizer: hoje, tudo bem, mas amanhã ninguém sabe quantas fontes estarão disponíveis e vários dos membros aqui não têm cadastro por lá, então, o ideal seria haver um equilíbrio nessas "adoções".

ibbins:
VitDoc! No teu caso, acho que deves encontrar outro servidor para onde podes fazer upload remoto do que tens no 4shared. Os que sei que permitem isso é o 1fichier e o uptobox. Assim, garantes desde já uma cópia dos teus arquivos.

nagol:
Eu sei, mas são casos raros, pois as vezes os torrents não possuem mais seeds, só que alguém já upou em sites como kolibka, por exemplo e tantos outros ou até no emule pode ter.
Mas é como falei

--- Citação de: nagol em Segunda, 16 de Junho, 2014 - 03h46 ---é claro que possuem muitas exceções, docs de rippers gringos órfãos e que merecem serem salvo ou somem da web mesmo...

--- Fim de Citação ---

cisnemania:
Na melhor das oportunidades colocarei alguns docs, o problema que tenho é no limite da minha rede que ainda é coaxial, torna-se muito instável e com um up fraquíssimo além quedas constantes é bastante complicado!

Tenho ando a adiar o backup mas como o objectivo é ter tudo num só disco e não ter-los espalhados por vários discos ou seja facilitaria todos os processos adjacentes...mas minhas mãos espero que estejam seguros até porque a ajudar tenho alguns conhecimentos de recuperação de Discos Rígidos, mas como o seguro morreu de velho é melhor não fiar mesmo....

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa