Autor Tópico: Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?  (Lido 3332 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

ET-Valdo

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

  • Registo: 11 Mar, 2013
  • Membro: 37833
  • Mensagens: 458
  • Tópicos: 139

  • : 54
  • : 15

Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?
« em: Terça, 27 de Outubro, 2015 - 01h35 »
Boa noite pessoal.

Aproveitando que nesse domingo estreia The Hunt, a nova "landmark series" da BBC que promete revolucionar o gênero, gostaria de propor um desafio a vocês:

Quais os documentários de história natural que vocês mais gostaram?

Valendo até 10 docs (porque senão não haveria fim  :tth: ), aqui vão meus favoritos:

BBC Planet Earth
BBC The Life of Mammals
BBC Nature's Great Events
BBC Yellowstone
BBC The Blue Planet
BBC Frozen Planet
BBC Trials of Life
BBC South Pacific
BBC Africa
BBC Eyewitness

Lembrando que esta é uma lista de preferência, não como as listas que a revista Rolling Stones lança a cada mês, com coisas do tipo "o álbum definitivo" ou "o guitarrista de todos os tempos". É mais uma ferramenta para compartilharmos os vídeos/opiniões aqui no fórum.

Participem!  :party:
« Última modificação: Terça, 27 de Outubro, 2015 - 01h38 por ET-Valdo »

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 612
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?
« Resposta #1 em: Terça, 27 de Outubro, 2015 - 03h19 »
Foi uma missão bastante difícil, porém segue os meus, sem ordem alguma de prioridade:

- Great Migrations
- South Pacific
- Rivers of Life
- The Life in Cold Blood
- Planet Earth
- Hidden Kingdoms
- The Last Lions
- Metamorphosis - The Science of Change
- Wonders of Life

Há muitos que precisei sacrificar nessa lista e que igualmente marcaram minha vida, mas jamais esquecerei da magia de Planet Earth, ouvindo as primeiras palavras de Sir David Attenborough; das lágrimas soltas em The Last Lions e da admiração por tartarugas em The Life in Cold Blood. A religiosidade do episódio do Rio Ganges em The Rivers of Life parece reverberar nas águas do rio, e o barulho das ondas de South Pacific contempla uma intro que, para mim, é uma das melhores até hoje. The Great Migrations arrebata os corações e os olhos, fazendo-nos parecer miúdos diante do mundo Natural. E Hidden Kingdoms mostrou-me algumas das melhores técnicas de filmagem do mundo natural que já vi até hoje!
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

ET-Valdo

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

  • Registo: 11 Mar, 2013
  • Membro: 37833
  • Mensagens: 458
  • Tópicos: 139

  • : 54
  • : 15

Re: Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?
« Resposta #2 em: Sexta, 30 de Outubro, 2015 - 17h05 »
Como fez VitDoc, explico minhas escolhas (e dou um up no post):

Planet Earth: por ser, na minha opinião, um marco na história dos documentários sobre a natureza, muito bem escrita e conduzida em todos os seus 11 episódios.

The Life of Mammals: por se tratar, das séries "life", a que, na minha opinião, possui os episódios mais envolventes: a cena da caçada dos bushman no episódio Food for Thought, a sequência dos elefantes na caverna no Plant Predators e a relação entre predador e presa vista mesmo episódio, Attenborough andando de caiaque em uma represa de castor no Chisellers e a incrível apresentação do urso-pardo no The Opportunists são alguns exemplos que mostram que nosso amigo David é o mestre dos documentários.

Nature's Great Events: uma série grandiosa em todos os sentidos, na história, narração, fotografia e trilha sonora.

Yellowstone: talvez um dos mais belos documentários, cada tomada é um espetáculo a ser apreciado. Como disse um jornal, em uma review na época em que o show estreou: "Yellowstone não é apenas um documentário sobre a natureza: é uma obra de arte.". Vale a pena conferir Galapagos, da mesma equipe.

The Blue Planet: a primeira "landmark serie" que vi, minha primeira aquisição em DVD e a precursora da minha coleção pessoal.

Frozen Planet: seguindo a linha de Blue Planet e Planet Earth (e precedendo The Hunt), foi a primeira série que pude acompanhar a pré-produção, e a primeira série que baixei aqui no fórum  :tth:

Trials of Life: a primeira vez que vi o grande Attenborough, nem precisa de mais explicações...

South Pacific: poucas séries conseguiram percorrer um território tão vasto e ainda exibir material de qualidade. Wild China também fez o mesmo, mas entre essa e aquela, fico com a abertura de South Pacific, que faz todo mundo cantarolar antes do doc começar.  :music:

Africa: porque mostrou que a África não é apenas leão atrás de zebra e tubarões voadores.
 
Eyewitness: uma incrível érie dos anos 1990 que, infelizmente, é difícil de ser encontrada na internet. Uma das melhores conciliações entre vídeo e informação de qualidade que já vi.


Tragam suas listas pessoais!

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?
« Resposta #3 em: Sexta, 06 de Novembro, 2015 - 18h47 »
Não é fácil fazer uma lista destas, até porque já vi tantos documentários deste género que a memória já não os alcança a todos.
No entanto, e sob pena de poder vir a adicionar ou alterar alguma coisa, aqui vai disto:

- The Undersea World of Jacques Cousteau
- Life On earth
- Trials Of Life
- The Private Life Of Plants
- Le Peuple Migrateur
- Planet Earth
- Life
- Hidden Kingdoms


Todos eles me marcaram na altura em que os vi, quer pela época em que foram feitos, quer pelas técnicas de filmagem envolvidas ou espetacularidade das imagens e da narrativa.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Re: Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?
« Resposta #4 em: Terça, 07 de Agosto, 2018 - 06h12 »
Atendendo a pedido, faço agora a minha escolha. Não sei o motivo de não tê-lo feito à época. É apenas uma pequena seleção, pois são tantos que vi e poderiam estar nesta lista! Ainda bem! :)

- BBC: Attenborough in Paradise
- BBC: The Life of Birds
- BBC: The Life of Mammals
- BBC: Planet Earth
- BBC: The Blue Planet
- BBC Nature's Great Events
- BBC: South Pacific
- National Geographic: Into The Wilderness (National Parks Collection)
- BBC Natural World: Victoria Falls - The Smoke That Thunders
- Shoreline
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?
« Resposta #5 em: Sexta, 10 de Agosto, 2018 - 14h14 »
O ano passado assisti àquele que talvez tenha sido o mais imersivo que vi até hoje. Infelizmente, ainda não o consegui encontrar na web.

Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Re: Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?
« Resposta #6 em: Sexta, 10 de Agosto, 2018 - 15h50 »
Sengirè. Tomara apareça o vídeo!  ;)
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?
« Resposta #7 em: Sexta, 10 de Agosto, 2018 - 16h27 »
Esqueci-me de pôr o nome. :shy:
Em inglês é The Ancient Woods.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Votação: quais documentários de história natural mais te marcaram?
« Resposta #8 em: Terça, 07 de Maio, 2019 - 03h30 »
O ano passado assisti àquele que talvez tenha sido o mais imersivo que vi até hoje. Infelizmente, ainda não o consegui encontrar na web.



Já está aqui!
« Última modificação: Terça, 07 de Maio, 2019 - 04h54 por FragaCampos »
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.