Autor Tópico: Assistir dublado/narrado ou legendado?  (Lido 388 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

leaknowledge

  • br

  • Registo: 15 Mar, 2015
  • Membro: 49558
  • Mensagens: 19
  • Tópicos: 9

  • : 0
  • : 0

Assistir dublado/narrado ou legendado?
« em: Quarta, 26 de Janeiro, 2022 - 00h10 »
 Eu agradeço pela versão dublada e acho que no mundo ideal seria interessante ter sempre as duas versões porque eu percebo que são públicos diferentes eu já assisti muito documentário de Portugal dublado já assisti muita coisa legendado já assisti muita coisa no Brasil das duas formas porque eu tenho essa capacidade mas eu sei  que muitas pessoas não conseguem assistir algo que for dublado seja porque ainda é muito nova e não consegue ler legenda e absorver o conteúdo ao mesmo tempo pelo menos aqui no Brasil a cultura da dublagem é muito grande e a população mais carente de conteúdo e qualidade é aqui tem mais dificuldade com as legendas justamente porque não tiveram a base   Inclusive pessoas analfabetas ou analfabeta funcional que é como por aqui também tem uma parte da população mas que tem curiosidade gostaria de saber por exemplo quais são as coisas que podem acontecer no futuro e quando elas escutam alguém dizendo elas entendem e talvez se o documentário fosse apenas legendado essas pessoas não conseguiriam assistir então seria legal  pelas duas versões nesse caso se alguém tivesse a legenda seria bom mas em muitos documentários interessantes curiosas importantes sobre ciências história não existe a opção dublado e isso acaba privando uma grande parte da população que não por escolha mais por uma incapacidade no momento de conseguir absorver o conteúdo da forma mais natural para eles inclusive professores que precisam  exibe documentários interessantes de qualidade desses do tipo da BBC em sala de aula buscar o tempo todo na escola pública por conteúdos dublados também porque os alunos ficam mais atentos e absorve melhor pelo menos esses alunos que não criaram esse costume e talvez começando com o documentário interessante da BBC dublado eles consigam se interessar tanto que tentei aprender assisti coisas legendárias que foi o meu caso por exemplo eu via muita coisa dublada Da TV escola dos canais pagos e isso me despertou a curiosidade eu fui me esforçando pra começar assistir coisas legendárias então eu peço que todos tentem disponibilizar na medida do possível as versões dubladas  legendadas  E agradeço muito todas as traduções de legendas que vocês fazem são fundamentais que sem ela não existiria quase nada assim como várias gravações canais pagos os serviços de internet que disponibilizam coisas legendárias maravilhosas mas a internet não precisa ser limitada  por isso que quando existe a versão De um tipo é legal de outro também e se existe as duas melhorem obrigado de novo

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 007
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 385

Re: Assistir dublado/narrado ou legendado?
« Resposta #1 em: Sábado, 12 de Fevereiro, 2022 - 23h11 »
Eu acho que a dublagem não tem nada de errado. Tem todas essas vantagens que referes, que não são de somenos.
Eu vejo apenas dois problemas: as más dublagens, um problema que também chega às traduções, é certo; e a habituação. Quem não sabe ler, pode e deve ouvir dublado, mas quando a pessoa aprende a ler é importante que se habitue a ler legendas, porque a preguiça irá afetar toda a experiência e, consequentemente, a aprendizagem. Dublagem é uma ferramenta e deve ser bem usada, mas não para substituir o que deveria ser o normal, que é ler e ouvir a voz das próprias pessoas, pois é aí que está a emoção que faz a diferença.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 490
  • Tópicos: 4 623

  • : 72
  • : 746

Re: Assistir dublado/narrado ou legendado?
« Resposta #2 em: Domingo, 13 de Fevereiro, 2022 - 04h49 »
Tópicos unidos.

Concordo que, se podemos oferecer mais, melhor!
Há várias pessoas com deficiência visual, por exemplo, para quem a versão legendada é inútil ou dificultosa. Para outros, com deficiência auditiva, é imprescindível a versão legendada. Portanto, na medida do possível, melhor se forem disponibilizadas as duas versões.
A dificuldade decorrente de deficiências sensoriais auditivas e visuais independem de qualquer esforço de superação, pois se caracteriza pela incapacidade de utilizar em plenitude os sentidos de que se dispõe, independentemente de quantos sejam. Nesta perspectiva, a deficiência sensorial não constitui a falta de um dos sentidos, mas a impossibilidade de usá-los plenamente, colocando-os a serviço do seu próprio bem-estar.
Para estas pessoas, as legendas ou a dublagem podem ser o instrumento que equilibra e/ou compensa, ao menos parcialmente os seus sentidos e lhes permite assistir aos documentários.
Provavelmente esta foi a intenção do nosso caro [member=49558]leaknowledge[/member]!  ;)

Pessoalmente, como sou uma privilegiada e não sofro de nenhuma destas deficiências, prefiro versões legendadas. Mas vou, na medida do possível, trazer também a versão dublada para que mais pessoas possam "curtir" os documentários mesmo com limitações.

E para quem quer uma versão legendada, agora que os tópicos foram unidos, pode valer-se da legenda em :ru:
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

Jjosew321

  • br

  • Registo: 30 Mar, 2021
  • Membro: 64262
  • Mensagens: 107
  • Tópicos: 13

  • : 2
  • : 0

Re: Assistir dublado/narrado ou legendado?
« Resposta #3 em: Domingo, 13 de Fevereiro, 2022 - 11h46 »
A dublagem não é um recurso apenas para deficientes visuais ou pessoas com problemas de leitura, eu tenho um ótimo inglês que me possibilita assistir programas no idioma original sem a necessidade de legendas, porém dou preferência a assistir à qualquer programa dublado no meu idioma, acho muito mais fácil de se entender quando está dublado, principalmente documentários. Assisto no idioma original mais para aprimorar o meu inglês, mas prefiro assistir dublado para absorver mais o conteúdo. Vejo muitas pessoas por aí (não aqui no DocsPT) que tratam quem assiste dublado como deficientes, como se qualquer um fosse obrigado a assistir legendado só porque não tem nenhum problema visual, sendo que cada um deve assistir do jeito que bem entender, pois é ridículo assistir a algo do jeito que você não gosta só para agradar o grupinho que vê legendado, mas o importante é assistir ao programa e entender o que ele quer passar, e isso você encontra em ambas as versões. Gosto é gosto
“A CIÊNCIA TRABALHA NA FRONTEIRA ENTRE CONHECIMENTO E IGNORÂNCIA. NÃO TEMOS MEDO DE ADMITIR O QUE NÃO SABEMOS. NÃO HÁ VERGONHA NISSO. A ÚNICA VERGONHA É FINGIR QUE TEMOS TODAS AS RESPOSTAS.”
— NEIL DEGRASSE TYSON

André Miranda

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 10 Ago, 2018
  • Membro: 59389
  • Mensagens: 327
  • Tópicos: 92

  • : 8
  • : 10

Re: Assistir dublado/narrado ou legendado?
« Resposta #4 em: Domingo, 13 de Fevereiro, 2022 - 13h52 »
Apesar de eu não gostar de assistir a filmes e documentários dublados, claro que entendo a importância e a necessidade de haver dublagem. Como já foi dito, ela é essencial para pessoas com deficiência visual, do mesmo modo como a legendagem o é para os que têm deficiência auditiva. Conforme Fraga bem comentou, o problema está numa dublagem mal feita - seja devido às vozes escolhidas, aos sotaques exagerados ou à má atuação do dublador. Não raras vezes, ainda, o texto usado na dublagem deixa a desejar no que se refere ao idioma original. Noutras palavras: a tradução "pisa na bola" quanto à fidelidade das informações apresentadas no texto primário. Felizmente, tenho uma capacidade razoável de compreender o inglês quando assisto a filmes e documentários, o que é bom para praticar esse idioma e extrair melhor o que foi falado pelo narrador, pela pessoa ou pelo ator. A despeito disso, adoro uma boa legenda e, por isso, faço questão de me dedicar à tradução sempre que me é possível.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 665
  • Tópicos: 2 549

  • : 301
  • : 274

Re: Assistir dublado/narrado ou legendado?
« Resposta #5 em: Domingo, 13 de Fevereiro, 2022 - 14h31 »
Um bom debate é assim: analisando cada comentário, é facilmente possível se identificar com cada ponto de vista explorado.

Parabéns a todos que se manifestaram! :clap:

Pessoalmente, aprecio ambas as formas mas, como já lido com muitas traduções e felizmente tenho um Inglês aparentemente satisfatório para o que me proponho a fazer, tendo a escolher ou versões dubladas ou a acompanhar diretamente a partir do áudio em outro idioma, quando possível. A vista agradece.  :matrix:
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

Jjosew321

  • br

  • Registo: 30 Mar, 2021
  • Membro: 64262
  • Mensagens: 107
  • Tópicos: 13

  • : 2
  • : 0

Re: Assistir dublado/narrado ou legendado?
« Resposta #6 em: Domingo, 13 de Fevereiro, 2022 - 15h28 »
Fico muito feliz por essa comunidade ser pacífica e saber resolver os problemas sem recorrer aos palavrões como na maioria das discussões que vejo por aí em sites à fora.  :cool:

Não sou muito de ficar comentando sobre como eu assisto a um programa, como já mencionei antes, vejo tanto em inglês quanto dublado. A única coisa que me incomoda um pouco é achar que todas as pessoas que assistem dublado são deficientes visuais ou analfabetas, o que não é verdade, pois mesmo eu gostando muito de assistir principalmente os documentários de David Attenborough no seu idioma original (pois a narração dele é sempre perfeita na minha opinião), eu não me recuso a assisti-lo também dublado se estiver disponível, simplesmente por gostar de assistir dublado.
“A CIÊNCIA TRABALHA NA FRONTEIRA ENTRE CONHECIMENTO E IGNORÂNCIA. NÃO TEMOS MEDO DE ADMITIR O QUE NÃO SABEMOS. NÃO HÁ VERGONHA NISSO. A ÚNICA VERGONHA É FINGIR QUE TEMOS TODAS AS RESPOSTAS.”
— NEIL DEGRASSE TYSON