Entrar
Registar
Segunda, 13 de Outubro, 2025 - 22h55
docsPT - Documentários em português
Portal
Fórum
Pesquisar
Como pesquisar
Índices
Etiquetas
Listas
Tops
Entrar
Registar
»
Fórum
»
Secção de Debate
»
Discussões
»
Discussão de documentários
»
Tópico:
Algums apontamentos sobre documentários brasileiros
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Algums apontamentos sobre documentários brasileiros (Lido 170 vezes)
1v0live
Arquivista
Registo: 02 Jul, 2025
Membro: 67242
Tópicos: 8
: 0
: 1
Algums apontamentos sobre documentários brasileiros
«
em:
Domingo, 24 de Agosto, 2025 - 20h59 »
Ao fazer a lista de docs brasileiros aqui no site, constatei uma série de coisas que nao estava à espera. Haver vários docs sobre música ou futebol nao me surpreendeu mas haver bastantes sobre politica e politicos em particular foi uma coisa que me alertou para a diferenca cultural em portugal e Brasil. Em Portugal há muito menos docs politicos e sao quase exclusivamente sobre o 25 de Abril. Que eu saiba nao há constantemente docs abertamente politicos como no Brasil nos anos recentes. E se a situacao politica no Brasil é talvez caricata em Portugal nao é propriamente melhor, por outras razoes.
Outros temas que nao estava à espera de ver referidos em diversos docs sao: as descargas eléctricas (segundo consta o Brasil é o país com mais incidencia de raios no mundo, eu pensava que eram os EUA), povos indigenas (de uma certa maneira nao fiquei admirado que existam docs sobre o assunto, digamos que nao estava era com as expectativas voltadas para aí), transsexuais (um numero considerável de docs a dar destaque a transexuais que sinceramente acho uma tendencia um bocado estranha).
Claro que estas observacoes sao só sobre o tema dos documentários. Ainda tenho muitos para ver e nao faco ideia até que ponto os documentários sao facciosos especialmente os politicos.
Registado
FragaCampos
Administrador
Tradutor
Ripper
Registo: 09 Out, 2007
Membro: 1
Tópicos: 3 401
: 81
: 409
Re: Algums apontamentos sobre documentários brasileiros
«
Resposta #1 em:
Domingo, 24 de Agosto, 2025 - 23h56 »
Aqui que ninguém nos ouve... todos os documentários são facciosos.
Registado
Saiba como pesquisar corretamente
aqui
.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja
aqui
.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja
aqui
como fazer.
Classifique os documentários que vê.
Sugestão
de como o fazer.
Web-Man
Administrador
Registo: 17 Dez, 2007
Membro: 329
Tópicos: 650
: 4
: 42
Portugal
Re: Algums apontamentos sobre documentários brasileiros
«
Resposta #2 em:
Sábado, 30 de Agosto, 2025 - 09h45 »
Em relação à falta de documentários políticos em Portugal, partilho da mesma opinião. Sempre me causou muita estranheza a ausência de diversidade. O tema do 25 de Abril concentra grande parte do conteúdo existente, devido à sua importância e ao impacto que teve em todos os níveis da sociedade portuguesa e nos territórios de então. Mesmo quando se trata de conteúdo biográfico sobre uma figura em particular, há muitas vezes uma ligação ao 25 de Abril.
Também no que diz respeito à política externa portuguesa, o tema surge sobretudo numa perspetiva histórica, relacionado com as ex-colónias e com o período de saída abrupta que se seguiu a 1974. O que existe, na sua maioria, são reportagens noticiosas: começam com uma breve introdução ou contextualização da pessoa em questão, mas acabam quase sempre por se centrar em determinadas ações políticas que essa pessoa realizou, em função do objetivo da reportagem.
Já vi, ainda que de forma superficial, alguns vídeos da ARTV. São abordados momentos da vida política portuguesa, em pequenos excertos, que talvez um dia mereçam mais atenção da nossa parte, de forma a partilhar e arquivar conteúdos de valor intemporal.
Registado
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o topo
»
Fórum
»
Secção de Debate
»
Discussões