Autor Tópico: Documentários de intervenção em Portugal  (Lido 12655 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #20 em: Quinta, 05 de Junho, 2008 - 19h02 »
Depois de ver mais um documentário (America: Freedom to Fascism) daqueles que nos deixa a pensar sobre o caminho que segue a "nossa" democracia, voltei a matutar na ideia de avançarmos para a discussão sobre uma possível produção para um documentário.

Que ninguém se assuste que não é para avançar com nada.  :tth:

Mas quem vê este documentário, assim como muitos outros (Hacking Democracy, American Zeitgeist, Money as Debt, The Shock Doctrine, Loose Change, What Happened to Our Dream of Freedom, The War On Democracy, etc  ( basta dar uma vista de olhos neste site  :lol: ), não consegue ficar indiferente e, até, não deixará de pensar que também gostaria de alguma forma participar na "denúncia" daquilo que alguns chamam de usurpação do poder popular.

Ao reler este tópico, não posso deixar de pensar no que seria fazer algo sobre o Banco de Portugal, o Banco Central Europeu, o Tratado de Lisboa, o Cartão Único de identificação, o uso de tecnologias como a RFID, o voto electrónico, entre muitos outros aspectos, e como em tudo isto somos na maior parte dos casos ignorantes quanto às suas implicações e poderes, correndo o risco de não percebermos o plano mais abrangente que algumas pessoas nos parecem ter destinado.

Como eu próprio admito a minha ignorância, não há como pesquisar.
Assim, o que eu gostaria de sugerir (embora aceite poder estar a ultrapassar em demasia as nossas limitações) era que fossemos capazes de reunir todos os dados que abarcam esta tema.
Todas as histórias, referências, imagens, vídeos, testemunhos, etc.

Quem sabe se a partir daí não seríamos capazes de imaginar um possível argumento para um documentário português capaz de esclarecer, e ao mesmo tempo alertar, os portugueses (e outros) para um possível futuro que talvez não esteja assim tão longe.

Julgo que este poderia ser o primeiro passo.  :shy:
Na pior das hipóteses, teríamos reunido mais informação que certamente nos iluminaria o conhecimento.
No melhor dos sonhos, seríamos capazes de levar um projecto até ao fim.  :assob:

Seria algo aberto a todos e julgo que todos seriam capazes de acrescentar algo mais à "base de dados".
Acham que seríamos capazes de trabalhar em conjunto e levar isto avante?  :hmmm:


Se acharem que estou a sonhar demais, podem deitar-me um balde de água fria pela cabeça abaixo.  :lol:

cab

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 5
  • Mensagens: 7 286
  • Tópicos: 3 715

  • : 0
  • : 6

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #21 em: Quinta, 05 de Junho, 2008 - 22h47 »
Mas quem vê este documentário, assim como muitos outros (Hacking Democracy, American Zeitgeist, Money as Debt, The Shock Doctrine, Loose Change, What Happened to Our Dream of Freedom, The War On Democracy, etc  ( basta dar uma vista de olhos neste site  :lol: ), não

LINDO  :lol2: :lol3: :lol2: :lol3:

Já muitas ideias e caminhos aqui foram colocados, e alguns bem esplanados, mas pela primeira vez li sobre uma forma de englobar toda a comunidade a participar na sua feitura. Acho que o formato que apresentas poderá mesmo ser o caminho a seguir. A pesquisa de informação, os temas e o formato tem todo o meu apoio  :good: . Espero que mais consigam visualizar o que eu consegui visualizar desse formato\forma de criação de documentário... O 911 Press For Truth é o exemplo de um documentário construído nessa forma\formato.
O conhecimento governará sempre a ignorância...

kirin

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 7
  • Mensagens: 671
  • Tópicos: 21

  • : 0
  • : 0

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #22 em: Quinta, 05 de Junho, 2008 - 23h30 »
Isso é que é pensar em grande :D

Provavelmente cada um só tem um bocadinho de disponibilidade, mas muitos bocadinhos acabam por fazer um bocadão :tth:

A essa ideia juntaria uma segunda possibilidade, que já foi referida pelo menos pelo Fraga e pelo craa, e que tem a ver com sectores como a banca e as petrolíferas, que serão outro tipo de potenciais "ataques" à liberdade.

O pior que pode acontecer é não dar em nada. Como nem isso é mau, acho que é uma ideia a desenvolver melhor. E se não der um filme, pode dar um livro bem interessante. :D

MikeD

  • pt

  • Registo: 21 Ago, 2008
  • Membro: 1872
  • Mensagens: 6
  • Tópicos: 2

  • : 0
  • : 0

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #23 em: Quinta, 11 de Setembro, 2008 - 01h50 »
Boa noite a todos!

Antes de mais gostaria de dar os parabéns a todos da docsPT pelo fantástico trabalho realizado! :bow:
Quanto mais me informo mais sinto que Portugal precisa de iniciativas deste género, de mais intervenção. Só esta simples discussão aqui já é muito positiva, e penso que o próximo passo também não será assim tão difícil.
Com um pequeno contributo de todos, no mínimo devemos conseguir reunir bastantes elementos e criar a tal "base de dados". Depois disso não deve ser difícil encontrar estudantes interessados em a utilizar para um trabalho de faculdade! Acho que com o esforço e dedicação de todos não será assim tão impossível! :hmmm:
Eu também me proponho a ajudar no que for preciso!

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 012
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #24 em: Quinta, 11 de Setembro, 2008 - 02h40 »
Em breve, esta secção estará a todo o gás.
E bem-vindo! ;)
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

TheJPL

  • Ripper
  • Doador
  • pt

  • Registo: 15 Out, 2007
  • Membro: 18
  • Mensagens: 1 084
  • Tópicos: 492

  • : 1
  • : 36

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #25 em: Quinta, 11 de Setembro, 2008 - 08h34 »
É fácil se este tiver um tema bastante polémico a TVI ou SIC não se importa de divulgar no Jornal.

É isso, se passar na TV, eu depois faço um rip disso...   :lol2:
TheJPL
A minha lista de rips ajudem a partilhar os em falta

O uptobox está em baixo e por isso todos os meus ficheiros nesse servidor estão indisponíveis!
É-me impossível actualizar todos os links.
Peçam novos links nos respecticos tópicos.

Tenho os torrents em baixo.

Netyon

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 6
  • Mensagens: 998
  • Tópicos: 359

  • : 0
  • : 29

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #26 em: Quinta, 11 de Setembro, 2008 - 10h03 »
É fácil se este tiver um tema bastante polémico a TVI ou SIC não se importa de divulgar no Jornal.

É isso, se passar na TV, eu depois faço um rip disso...   :lol2:

 :lol: :lol:

humanocracia

  • pt

  • Registo: 24 Jun, 2009
  • Membro: 6425
  • Mensagens: 5
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #27 em: Terça, 11 de Agosto, 2009 - 19h50 »
Boas pessoal,
Chamo-me João e tenho um Blog chamado Humanocracia.
Sou um jovem extremamente revolucionário, entre outras coisas, também sou maluco.
Estou de momento desempregado e tenho um tema muito interessante para fazer um documentário.
Desde janeiro deste ano já vi e traduzi alguns filmes muito bons, essencialmente documentários, podem vê-los aqui:
www.mininova.org/user/humanocracia
Bem, então é o seguinte, eu tive a oportunidade de ter vários documentos das Democracia, Constituição da República, Regimento da Assembleia, Estatuto dos deputados, Código Penal, etc.
E a minha sujestão, para um docuemntário em Portugal é:
O QUE É A DEMOCRACIA?
Desde já vos posso dizer que tenho material para fazer um documentário de no minimo 24h.
Eu estou presentemente desempregado, tenho tempo, de momento dedico-me a traduzir filmes para português.
Se alguém tiver uma câmara e um pouco de tempo, contem comigo.
O X_Splinter parece que pode tratar da edição de imagem e reprodução.

VAMOS LÁ PESSOAL TEMOS DE DESPERTAR O POVO PORTUGUÊS!!!

João Correia
humanocracia@gmail.com

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 012
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #28 em: Terça, 11 de Agosto, 2009 - 21h28 »
Olá, humanocracia, bem-vindo ao fórum da docsPT.

É sempre bom ver pessoas que questionam o actual estado de coisas e se interessam em saber mais, numa tentativa de se esclarecerem melhor e, por conseguinte, às outras pessoas.
Referiste que estás desempregado e deduzo que o tempo que dedicaste a essa tua investigação se deva à circunstância actual que vives, o que se por um lado é bom, já que é sinal que investiste o teu tempo em algo produtivo, por outro lado vem demonstrar que sem tempo dificilmente se faz alguma coisa deste género, e que espelha bem o porquê de a esmagadora maioria dos cidadãos não ter tempo sequer para os filhos, muito menos para se preocupar com coisas que deveriam ser prioridade daqueles que eles elegem.
Digo isto, porque para embarcar num projecto destes requer imenso tempo e um considerável fundo de maneio para avançar com ele.

De há uns tempos para cá, tenho vindo a observar cada vez mais pessoas activas e preocupadas em denunciar e investigar, fruto muito provavelmente do poder democrático da Internet, do seu cada vez mais fácil acesso e uso, mas também do descontentamento generalizado e crescente.
Acho que o tema que sugeres é importante e sugestivo, mas depende sempre da forma como se quer conduzir e apresentar uma reflexão do género. Se se vai apenas constatar a crise (democrática) que se vive, ou partir daí para uma abordagem àquilo que as pessoas normais pensam e desejam, ou ainda explicar de forma simplificada o que é a democracia em termos legais e concretos, como funciona e como é aplicada, as curvas e contra-curvas do processo democrático em Portugal que, estou certo, é do desconhecimento da generalidade dos portugueses, eu incluído.
Posto isto, que material tens em tua posse? Documentos escritos ou mais alguma coisa?
Tens alguma ideia pré-delineada?

Já agora aproveito para te convidar a disponibilizar aqui no fórum, as legendas de documentários traduzidos por ti e os próprios documentários (caso ainda não existam).




« Última modificação: Terça, 11 de Agosto, 2009 - 21h31 por FragaCampos »
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #29 em: Quarta, 12 de Agosto, 2009 - 15h09 »
Seria algo muito interessante fazer-mos um doc, nem precisa de ser muito grande e complexo, desde que seja original e atrevido.
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

humanocracia

  • pt

  • Registo: 24 Jun, 2009
  • Membro: 6425
  • Mensagens: 5
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #30 em: Quarta, 12 de Agosto, 2009 - 18h39 »
Boas pessoal,
Resposta aos FragaCampos e ao X-Splinter.
Estou presentemente a traduzir o "Money as Dept II", mas vê no www.mininova.org/user/humanocracia, cada semana actualizo os filmes.
Pessoal, se me ponho a falar de democracia, como disse antes, tenho filme para horas.
Tenho muitas perguntas e muitas respostas.
X-Splinter, não tem de ser um "grande e complexo" documentário, tem de ser, como tu dizes, "original e atrevido",  e acima de tudo, VERDADEIRO, coisa rar em portugal, mas ainda existe!!!
É só necessário um câmara de filmar, um editor e um pouco de vontade, os textos e matéria podem deixar comigo.
Pode ser um documentário avassalador, mesmo daqueles para abrir os olhos ao pessoal.

VAMOS A ISSO???

Cumprimentos

João Correia

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #31 em: Sexta, 14 de Agosto, 2009 - 19h06 »
Vamos pois... contem comigo para a edição e mais.

Alguem tem uma camara digital? :blink:
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

Web-Man

  • Administrador
  • pt

  • Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Mensagens: 2 937
  • Tópicos: 607

  • : 4
  • : 40

  • Portugal
    • DocsPT
Re: Documentários de intervenção em Portugal
« Resposta #32 em: Sábado, 22 de Agosto, 2009 - 22h38 »
Hoje em dia até com uma boa câmara fotográfica consegues ter uma boa de filmar :)