Autor Tópico: Campanha para incentivo de comentários  (Lido 11471 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Campanha para incentivo de comentários
« em: Quarta, 25 de Setembro, 2013 - 22h33 »
O fórum poderia iniciar uma campanha para incentivar comentários e agradecimentos aos usuários que iniciam tópicos. Não de forma desordenada, mas quando forem copiar arquivos ou legendas.

Por exemplo: eu copio uma legenda, eu agradeço e/ou comento, eu copio um vídeo, eu agradeço e/ou comento. Cada vez que eu aproveitar de um tópico, agradecer.

Será que não incentivaria os postadores?

E a opção like é possível no fórum?



É o que tenho tentado fazer, mesmo tendo interesse bem restrito de postagens.
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 612
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #1 em: Quarta, 25 de Setembro, 2013 - 23h10 »
E aí,pp1058! Gostei bastante das suas idéias, cara. Acho que muitos de nós já pensamos nisso, mas faltava essa sua voz aí para fazer a demanda! Obrigado. O MVGroup já usa essa possibilidade dos likes há um certo tempo e sempre deu bons frutos. Cabe, no entanto, ressaltar que valorizar empenho e sacrifício alheio não está, infelizmente, na lista de prioridade de muuuuuitos brasileiros - essa é a verdade, doa a quem doer - pelo que é uma grande incógnita se mudará alguma coisa realmente.

Quanto à campanha, sou totalmente a favor.

Tenho, por fim, uma dúvida que nem sequer deveria ser colocada aqui, mas perdoem a intromissão: há milhares de membros "fantasmas" no fórum - e não estou falando dos que fazem o download calados e dão logout mais calados ainda. Estou falando de gente que não entra desde 2008... não seria o caso de implantar um "desligamento automático" nesses casos? Muitas vezes, são pessoas que criaram perfis e perderam senha e sabe-se lá mais o quê... Seria mais por uma questão de organização e para termos uma noção real do quanto o fórum vem crescendo, não só em termos de quantidade mas, fundamentalmente, de assiduidade.


 
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

shig

  • Ripper
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Doador
  • br

  • Registo: 02 Mai, 2008
  • Membro: 1012
  • Mensagens: 2 354
  • Tópicos: 706

  • : 22
  • : 89

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #2 em: Quinta, 26 de Setembro, 2013 - 00h08 »
Totalmente apoiado os dois.

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #3 em: Domingo, 29 de Setembro, 2013 - 02h31 »
Obrigado pelo apoio. O incentivo é um ponto crucial para que determinada prática permaneça, no caso a de compartilhar. E essa prática é determinada pelas postagens, isso que temos que valorizar, seja ela de um vídeo, legenda ou de agradecimento. Se todos em última instância não se sentissem recompensados não haveria fórum.

Dentre as coisas que poderíamos fazer, poderíamos criar uma assinatura - enquanto não há uma resposta da administração do fórum, ou se não houver.

Coisa assim:

Se você está USUFRUINDO desse tópico, imagine se ele NÃO tivesse sido postado pela falta de ESTÍMULO. Não haveria documentário, legenda, informação ou até mesmo o fórum. Valorize o trabalho e a disposição daqueles que partilham. AGRADEÇA. COMENTE. COMPARTILHE.
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #4 em: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 05h40 »
Olá.

Não estou familiarizado com o sistema de fórum utilizado aqui no site. Em outros sistemas os quais tenho familiaridade noto a opção de 'gostei' e a de 'reputação dos usuários'.

Acredito que seja de grande incentivo para os participantes terem sua participação bem avaliada.

Dando uma rápida pesquisa encontrei o seguinte:

http://custom.simplemachines.org/mods/index.php?mod=3708

http://custom.simplemachines.org/mods/?mod=192

http://custom.simplemachines.org/mods/?mod=1129

Não seria interessante aqui também?

Obrigado.

Eu ficaria bem mais incentivado a participar.

FragaCampos é você quem programa o fórum?
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #5 em: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 12h50 »
Este tópico passou-me despercebido, ou então não respondi logo e depois esqueci-me de voltar cá, na esperança que houvesse mais pessoas a participarem na discussão.
Como esta questão voltou a ser levantada numa outra área, vou dar as minhas opiniões sobre as propostas lançadas.

Para começar, o docsPT foi criado com base num pressuposto: os documentários são um género pouco procurado, mas dentro do universo daqueles que nos procuram, queríamos fazer algo que valesse realmente a pena e onde pudéssemos exibir todo o nosso fascínio e a nossa paixão por esta área da divulgação de conhecimento.
Quando se tem este espírito, os agradecimentos são bem-vindos, mas não são o motivo que nos leva a fazer este trabalho (que o é, embora não remunerado). Desde o primeiro dia que penso que se algo que eu partilhei neste fórum for visionado por alguém e o ajudar a ver o mundo de maneira diferente, já terá valido a pena o meu esforço. Quantos se podem gabar de ter feito o mesmo na vida? Esta, para mim, é a maior motivação.
Nunca achei que um sistema de likes ou de reputação ou similares alterasse a minha motivação para continuar a divulgar conhecimento e muito menos que representasse algo de tangível e com o qual eu me pudesse identificar. Prefiro mil vezes receber um "obrigado" de um utilizador que eu possa identificar e com o qual possa criar uma "relação" no fórum, do que criar um sistema de competição dentro do fórum em que "eu tenho mais do que tu e por isso sou muito importante".
O sistema SMF, no qual o fórum se baseia, tem módulos deste tipo para todos os gostos. É altamente flexível e tem uma comunidade de suporte muito grande. É algo que pode ser implementado a qualquer momento. Mas eu pergunto: valerá realmente a pena? É esse o propósito do que aqui fazemos?

Quanto à questão levantada pelo VitDoc sobre os utilizadores "fantasmas", concordo que não é muito "agradável" ver utilizadores que não entram há anos no fórum ou que nunca chegaram sequer a entrar. Contudo, será que isso é premissa para apagar contas? Eu não sei qual o motivo para tal ter acontecido (embora possa especular), mas será que isso me dá o direito de as apagar? Qualquer um pode criar uma conta a qualquer momento e nunca mais cá voltar, mas se houver um em mil que volte cá e reative uma conta antiga, talvez goste de saber que mantivemos o seu registo e não o apagámos por motivos meio abstratos.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #6 em: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 12h54 »
pp1058, tomei a liberdade de responder aqui, pois foi um tópico que já existia e o qual deixei inadvertidamente para trás.

Quanto à tua última pergunta, o fórum já recebeu inúmeros contributos, mas nunca tivemos de programar nada (porque não sabemos). Quando foi preciso programar, tivemos de pagar a alguém. O fórum foi construído por nós com base em muitas "peças" existentes, que é o que torna o sistema SMF no melhor software gratuito para fóruns. De momento, sou apenas eu que trato da gestão e implementação dessas "peças", incluindo a base de dados e o alojamento, sempre com a ajuda pontual do Web-Man.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

tomafonso

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 06 Mar, 2011
  • Membro: 20004
  • Mensagens: 1 370
  • Tópicos: 471

  • : 1
  • : 37

  • A procura de um Universo de conhecimento.
Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #7 em: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 14h54 »
sobre estas questões não posso ajudar em muito

porem deixo minha simples posição

sobre os likes não entendo a noção disso se é para incentivar alguém postar ou continuar postado, para mim a melhor maneira disto acontecer e ensinar alguém a fazer por si só, a postar, e não apenas dar um obrigado.

para mim quanto mais gente tiver trazendo conteúdo novo é melhor.

sobre a posição das contas, só apagaria se tivesse um limite para ter contas, ae sim haveria a possibilidade de desistir dessas contas para abrir portas para novos contribuintes. Caso não tenha problemas com muitas contas, deixaria como registro onde em algum momento esta pessoa achou necessário visitar aqui.


« Última modificação: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 14h55 por tomafonso »
A procura de um Universo de conhecimento.

tomafonso

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 06 Mar, 2011
  • Membro: 20004
  • Mensagens: 1 370
  • Tópicos: 471

  • : 1
  • : 37

  • A procura de um Universo de conhecimento.
Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #8 em: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 14h57 »
bem tinha respondido em uma area que nao é exclusiva



deixo aqui a minha ideia

Citar
em vez de sugerir um sistema de likes, posso sugerir algo?

bem sugeria um topico 1 vez por semana ou 1 vez a cada 15 dias

quem quer ser um novo colaborador aqui do forum?

póis deve ter muita gente q quer contribuir e não sabe como, sugeria um topico de votaçoes para aqueles q querem contribuir em
que gostaria de contribuir se soube-se fazer tal coisa

depois de a pessoa querer fazer parte ensinar é so juntar um ou dois membros já experiente e começar a orientar

sei q tem dezenas de tutoriais aqui no forum ja dizendo isto, mais vejo muitas pessoas que nao ajudam por ter medo de errar ou de fazer da maneira incorreta

bastaria a vontade de ajudar pq a maneira de ajudar a contribuir é mais facil passar se a pessoa tiver interesse a aprender.

tive a experiencia de ajudar a alguns a se tornarem utilizadores aqui do forum simplesmente auxiliando, vontade tinham de aprender, mais tinham mais medo de postar errado, do que em contribuir. 

por fim foram de grande ajuda trazendo conhecimentos novos e grandes conteúdos se tornando grandes parceiros.



A procura de um Universo de conhecimento.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #9 em: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 17h37 »
Entendo que a recompensa para quem disponibiliza um documentário é a partilha do conhecimento e se alguém visualiza o tópico, já me dou por satisfeita. Isso pode ser conferido no alto da página, ao lado do nome do autor do mesmo.
 
Para quem utiliza o fórum, a recompensa é encontrar aquilo que procura. Lembro que conheci o docsPT quando procurava as legendas para, adivinhem? - Attenborough in Paradise e a minha felicidade em encontrá-las! Foi quase como se eu não acreditasse que houvesse esse tesouro à disposição! Então, é claro, fiz a minha inscrição e ainda se passaram uns 2 anos até me tornar um membro assíduo (e não fui apagada) e encontrar muitas outras legendas e docs que procurava. E não agradeci a ninguém, ingrata que eu era!

Não sinto falta de nenhum sistema de avaliação e todo o incentivo de que preciso vem do prazer de perceber que os nossos usuários estão sempre em busca de algum documentário ou legenda que lhes faz falta ou do qual recém ouviram falar ou que apenas foi lançado! Claro que é bom se alguém faz um elogio direto a algum trabalho nosso! Todos gostamos, mas para isso prefiro a manifestação direta no tópico mesmo e não um sistema anônimo de "gosto", "não gosto", "mais ou menos".

Quanto à manutenção das contas, já tive oportunidade de manifestar-me em outros tópicos sobre isso. Sou totalmente a favor de sua manutenção, pois isso é parte da história do fórum e não gosto de ver usuários sendo excluídos tão somente por estarem inativos há algum tempo. Afinal, história é um de nossos temas mais fortes e não vamos começar a apagar e a esquecer da nossa! Gosto de saber e ler sobre antigos membros, aqueles que estiveram aqui ativamente antes mesmo que eu tivesse descoberto a existência do docsPT. Eles são a nossa memória, o nosso registro. Imagina alguns deles circulando por aqui e vendo que ainda estão ativos! Deve ser uma grata surpresa!

Quanto à sugestão de ser um colaborador do fórum, temos uma seção que se chama Quer ser um utilizador ativo no docsPT?, lida 2697 vezes. Talvez fosse o caso de abrir um espaço de destaque em nosso Portal.
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #10 em: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 17h40 »
Como o tema é o mesmo e se está desenvolvendo no tópico anterior, os dois serão unidos.
« Última modificação: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 17h41 por ibbins »
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #11 em: Segunda, 20 de Abril, 2015 - 20h58 »
Nunca achei que um sistema de likes ou de reputação ou similares alterasse a minha motivação para continuar a divulgar conhecimento e muito menos que representasse algo de tangível e com o qual eu me pudesse identificar. Prefiro mil vezes receber um "obrigado" de um utilizador que eu possa identificar e com o qual possa criar uma "relação" no fórum, do que criar um sistema de competição dentro do fórum em que "eu tenho mais do que tu e por isso sou muito importante".
O sistema SMF, no qual o fórum se baseia, tem módulos deste tipo para todos os gostos. É altamente flexível e tem uma comunidade de suporte muito grande. É algo que pode ser implementado a qualquer momento. Mas eu pergunto: valerá realmente a pena? É esse o propósito do que aqui fazemos?

Todos nós contribuímos com o fórum na expectativa de reconhecimento. Desde o próprio reconhecimento, quando encontramos um tópico de valor, ou na expectativa de outra pessoa reconhecer o mesmo em um tópico iniciado por nós.

Minha ideia seria de facilitar a epifania de reconhecer o quão útil a informação foi, ao apertar o botão gostei. Quando um tópico meu atinge dezenas de visitas, me sinto como se pudesse 'atingir' esses indivíduos, ao menos alguns deles. Não precisaríamos de um ranking.

Meu temor é que os fóruns são uma total exceção na internet de hoje e precisamos cativar seus membros de algum modo. Quando recebo um 'gostou' das redes sociais, me motivo a continuar. Quando não recebo simplesmente deixo de fazer.

Questiono, sem a expectativa de nenhum reconhecimento (meu ou dos outros, como falei acima) o fórum não teria razão de existir, se tornaria um arquivo, ou um desperdício de tempo e de energia. Quem aqui insistiria em postar se não houvesse nenhum visitante sequer? Por quanto tempo faria isso? Várias pessoas podem acreditar ser redundante dizer 'obrigado', ou não percebem a dimensão de participar de uma comunidade e acreditam que não precisam contribuir.

Forçar os 'membros fantasmas' a reconhecer a importância do fórum possa ser uma solução, precisamos dizer para eles que uma comunidade requer contribuição, no mínimo do tipo: se o postador não souber que é importante, ele não o fará. Um sistema 'like' poderia ser um requisito, um dos requisitos da comunidade. Todos os fóruns ou redes que adotaram um sistema do tipo ao menos incentivaram a participação, a manutenção dos atuais membros ou o crescimento das mesmas. De qualquer modo ao menos podemos contar, saber que houveram tantas visitas ao que fora postado.

Mesmo um sistema de 'karma' poderia representar a importância do membro para o fórum, não precisaria significar uma competição. O importante seria deixar claras as motivações do sistema.

Edit: Poderia também haver um FAQ, falando da importância da participação.

Não deveria apagar os cadastros inativos. Acredito que o que me motivou a criar o tópico foi eventualmente perder ou desincentivar a ideia de comunidade. Essas são só ponderações, considero os membros desse fórum incríveis.

Um botão dislike já não recomendo.
« Última modificação: Terça, 21 de Abril, 2015 - 00h46 por pp1058 »
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #12 em: Terça, 21 de Abril, 2015 - 00h59 »
pp1058, compreendo perfeitamente as tuas posições.
Frequento fóruns há 19 anos e acredita que já os vi desaparecer às centenas por essa internet fora e sei os motivos e as sinergias que se criaram para que se mantivessem ou desaparecessem por completo.
Houve muitos fóruns que, apesar de terem um sistema de "likes", desapareceram ou definharam. Temos ainda o fórum do MVGroup, que implementou esse sistema, mas cujo crescimento de acessos e de número membros se mantém como sempre. A única diferença é que agora tem uma barra com likes por baixo dos links torrents que ninguém lê ou consulta e que não estimula ninguém per se.
No fundo, um fórum não é mais do que uma comunidade humana, com a sua baixa percentagem de contribuintes em prol do todo, tal como aconteceria na sociedade "real" se não houvesse imposição estatal ou judicial para fazer cumprir as obrigações sociais de cada cidadão.
A diferença, é que num fórum na internet, entra e sai quem quer e não interessa se a entrada é franca, limitada, paga ou por convite. Os resultados são sempre os mesmos, variando talvez a longevidade da comunidade.
Neste aspecto, o docsPT é diferente, pelo simples facto de que quem está, está por "amor à camisola" (ou camiseta como se diz no Brasil), e é isso que, acredito eu, nos distingue, pois é a comunidade humana que se suporta e que atrai novos membros, ainda que estes possam não participar activamente.
Temos o exemplo dos donativos, que, apesar de tudo, foi uma tentativa de dar "voz" a quem não pode, não sabe ou não quer contribuir com documentários ou legendas cá no fórum. É a comunidade que faz a diferença, os seus membros e o ambiente que se cria dentro da casa.
Tal como na vida, o estímulo deve vir de dentro de nós, senão, o que fazemos, mais tarde ou mais cedo, despe-se de valor quando acabarem os "likes" e os "amigos" e nós ficamos num vazio. Exatamente porque o que fazíamos era numa expectativa de receber um elogio e não na expectativa de crescermos ao fazermos algo de que gostamos.

O docsPT é efectivamente um arquivo, mas a comunidade cresceu com base não no elogio, mas na partilha de uma missão comum que é a de aprender e disponibilizar conhecimento. Já passaram muitos membros ativos e fulcrais pelo docsPT nestes anos todos e sem eles o fórum não seria o que é hoje, mas certamente que existiria, ainda que noutro formato ou com outro visual.
Na construção de uma biblioteca, de uma escola, de uma igreja ou de um hospital, não é o elogio fácil ou o reconhecimento que levam à edificação desses edifícios. É o sentimento de que se está a criar algo para o bem comum e esse é um sentimento que por si só chega para satisfazer os seus participantes.

Quanto à questão levantada pelo tomafonso (e que é recorrente), sobre o "medo" que os novos membros têm de errar, é um problema que não podemos remediar de outra forma senão como temos feito até aqui, que é dar a informação e o espaço necessários para que eles possam intervir. O facto de o fórum funcionar de forma ordenada, com regras estritas, com linhas bem definidas e com pessoas esclarecidas pode intimidar, mas isso não pode servir de motivo para mudarmos algo que tem funcionado bem em termos de arquivo e indexação, pois o conteúdo da base de dados é o mais importante. É aí que está toda a informação e ela deve estar estruturada de modo a que seja facilmente consultada. Como comunidade no verdadeiro sentido da palavra, cabe a cada um ajudar ou esclarecer quem chega e se sente intimidado pelo ambiente organizado que existe. Talvez tenha havido muitos documentários e legendas que não foram disponibilizados por causa disso, mas muitos milhares o foram e isso leva-me a crer que a balança pende para o lado que mais interessa.

Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #13 em: Terça, 21 de Abril, 2015 - 07h48 »
Compreendo e concordo e tenho essa intenção. A pretensão trata-se sempre de se estabelecer uma comunidade, um ponto de indistinção. Só se pode compartilhar, quando se é possível receber. Se algum elo está prejudicado, se perde o sentido.

Não há maior mérito. O que aparentemente dá também é acolhido pelo que recebe.
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #14 em: Terça, 21 de Abril, 2015 - 10h31 »
Eu escrevi muito, então para resumir para quem não quiser ler tudo aqui vai:
O que importa na minha opinião é apenas deixar algo disponível, dar uma escolha.

Bom, quero deixar a minha opinião que pode parecer radical, mas que já compartilhei com alguns membros de modo privado. Eu quando posto algo, não é muita coisa, mas se posto algo, não me importo se alguém vai ver, gostar ou não gostar, agradecer ou não agradecer, o principal é tornar algo disponível, para que as pessoas tenham acesso caso queiram, elas que julguem e acho isso justo, pois a internet tem de tudo e como eu gosto de documentários, queria que tivesse muitos deles, conhecimento bom ou ruim desde que esteja disponível faz com que as pessoas tenham escolhas e essa é a grande revolução da web e eu não julgo e não me importo com que as pessoas querem ver, desde que na web tenha um bom doc e um programa de pelados no mato, existindo os dois, quem escolhe teve uma opção e isso é o que importa para mim na internet como um todo, pois o docspt é a internet, mesmo que os membros gostem dessa comunidade como se ela fosse algo individual, na verdade ela faz parte da grande comunidade ou do grande arquivo da web, é mais uma opção disponível.

Quem contribui muitas vezes tem diferentes motivações, já vi muitos que buscam reconhecimento, outros tentam lucrar, e alguns nada disso, apenas deixar algo disponível. Todas as formas são válidas, mas como disse o Fraga, gostei do texto dele, já discutimos esse assunto, se alguém busca reconhecimento e ele não aparecem, já não quer continuar ou seja essa pessoa é refém das outras pessoas e não possue certeza do que está fazendo, e por esse motivo que vejo por exemplo que se traduz tão poucas legendas de docs, pois serão poucos downloads, poucos comentários  e geralmente esses tradutores de sites populares de legendas, só querem fazer algo que tenha "ibope" como dizemos aqui, algo que seja reconhecido por outros.
Quem busca só lucros é mais verdadeiro, deixa claro que está fazendo e por que motivo, sem ser carente de agradecimentos ou reconhecimentos, quer apenas seu $$$.
Mas quem faz sem precisar de nenhum motivo exterior ou feedback, quem faz por que acha justo e certo fazer naquele momento, pelo tempo que pode e quiser, quem faz pelo simples fato de querer fazer, essa pessoa não vai parar enquanto achar que deve continuar e não vai começar a postar coisas mais "populares" só para agradar...

Sobre a questão do medo de errar ao participar eu concordo, e já conversei muito sobre isso, quanto mais facilitar melhor, principalmente no começo.
Veja o exemplo das listas de recuperação, apareceram contribuições de alguns membros que antes nunca tinham participado. O sistema do docsPT é complexo, tenho certeza que essa é a maior falha do fórum, seria preciso realmente se pensar formas e maneiras de se tratar isso, até lá, minha principal dica caso alguém esteja lendo isso e pense em postar algo é:
POSTE ERRADO MESMO, TENTE POSTAR MESMO SEM SABER, DEPOIS VAI APRENDER e por isso as área livres devem ser tolerantes a qualquer erro, já que me parece que o público do docspt é feito muitas vezes por pessoas sem tanta experiencia em fóruns, são amadores na coisa toda, quando eu era da equipe sempre defendia os "novatos".
Acho que mandar mensagens privadas e dar dicas, falar diretamente é a melhor forma de ajudar alguém que mostra que quer colaborar.

Por último eu acho que os criadores do docsPT fizeram e fazem um grande trabalho, me lembro de pesar que deveria existir um lugar assim na web e quando eu encontrei, sentir o mesmo que a ibbins, mas também passei anos sem ajudar, depois tive algumas "brigas" e colaborei muito por um tempo, parei em outros, e assim o fórum continua e acho que é o caso de outros membros, são gerações, só Fraga restou desde o começo eu acho haha

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #15 em: Quarta, 22 de Abril, 2015 - 19h41 »
Todos temos intenções ao postar, senão anotaríamos em um caderno e o colocaríamos em uma gaveta. Acredito que todas as intenções envolvam atingir outras pessoas, senão colocaríamos em uma gaveta.

Se pensarmos em nossas intenções, ao menos parte delas serão pautadas pelo ambiente em que estamos. Se eu viesse aqui e postasse um conteúdo e fosse xingado, menosprezado ou humilhado a probabilidade é que eu não voltasse a repeti-lo. Pararia de postar.

Minha ideia seria de procurar aumentar a receptividade e a conexão com o ambiente, aqui eu sei que sou respeitado, que encontro conteúdo de acordo com minhas necessidades e que tenho um valor como membro.

Sabendo dessas informações me parece mais apropriado dispor condições para que todos os usuários também assim se sintam, assim evitando o declínio da comunidade.

Qual o problema em agradecer por receber um conteúdo tão importante para mim? Pela existência do fórum e de seus membros? Não quer dizer que irei me apegar e condicionar minhas ações ao agradecimento ou a uma comunidade, mas eles são parte fundamental dos motivos. Agradecer e interagir são formas de criar um tipo de empatia e significado. O reconhecimento desse valor é fundamental.

Até mesmo a prática budista (a qual estou começando), que revela o problema do apego, constrói para si uma comunidade, se preocupa com ela.

O problema é que muitas vezes não desenvolvemos compaixão e logo caracterizamos negativamente certos comportamentos: todos precisamos de reconhecimentos, às vezes temos ambientes aversivos e procuramos contribuir para fazer o contrário dessa aversividade.

Sou muito grato a todos vocês.
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #16 em: Quinta, 23 de Abril, 2015 - 13h56 »
pp1058 eu acho muito válido sua disposição em debater e tentar contribuir com ideias, criticas, sugestões e acho que se mais pessoas agradecessem e conversassem mesmo, isso geraria mais motivação em muitos, é o que percebo...
Eu realmente acho importante e vejo que muitos por serem tão agradecidos ao site ou por receio mesmo, não fazem isso, não colocam alguma opinião que poderia melhorar algo, para mim isso é mais importante que qualquer agradecimento.

E eu entendo tudo que você quer dizer e acho que é uma ideia compartilhada pela maioria, mesmo que não coloquem em prática. Mas o que eu disse não era para ser uma opinião sobre se o site deve ou não adotar o que sugeriu, só quis deixar minha ideia "radical" no meu caso pessoal é diferente, minha única intenção eu diria que é anterior, geralmente as pessoas disponibilizam um doc, por exemplo, e esperam que ele seja visto, no meu caso eu disponibilizo algo apenas com a intenção de tentar deixar disponível, de forma fácil para que qualquer um possa encontrar, por isso não boto na minha gaveta e pronto.

Se eu não me importo se as pessoas vão ver algo, justamente porque eu acho que isso é uma decisão que só cabe a elas, obviamente não me importaria com mais nada, fiz e faço apenas o que eu considero certo, e na maioria das vezes apenas em conteúdos que me interessam também, se outros fizerem o mesmo com outros temas e conteúdos que lhe interessam, logo terá de tudo e não me importo com as intenções de cada um, só acho que de um jeito ou de outro o conhecimento deveria está disponível online para todos, mesmo com todos os problemas e contradições que isso possa gerar em relação aos direitos de autor e coisas do tipo, no fim das contas, mesmo assim me parecer ser algo que me parece mais justo.

Vou deixar um exemplo aqui dessa minha "filosofia", se eu fosse rico eu faria por exemplo uma grande biblioteca com todos os livros, mesmo que eu soubesse que quase ninguém ou ninguém iria entrar e ler um livro, eu apenas deixaria ela lá disponível e dando uma opção, uma escolha, quem quiser vai, quem não quiser não vai e pouco me importa que agradeçam ou não, fiz por que eu achava justo, certo naquele momento.
Realmente pode até ser descrito como algo sem compaixão, quando alguém disponibiliza um conteúdo e espera que ele seja visto, me parece mais uma propaganda ideológica, quando alguém apenas deixa algo acessível e depois não espera mais nada, apenas respeita o direito dos outros de agir como quiser sobre aquele conteúdo.
Mas isso tudo é só uma visão, pois para que tudo esteja disponível todos os interesses são necessários e úteis. Escrevi muito outra vez...
« Última modificação: Quinta, 23 de Abril, 2015 - 14h01 por nagol »

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #17 em: Quinta, 23 de Abril, 2015 - 15h28 »
Quero deixar bem claro que não sou, à partida, contra a implementação de nenhuma medida aqui no fórum. Como disse o nagol, tomara que outros utilizadores do fórum colocassem mais dúvidas, sugestões e críticas.


Qual o problema em agradecer por receber um conteúdo tão importante para mim? Pela existência do fórum e de seus membros? Não quer dizer que irei me apegar e condicionar minhas ações ao agradecimento ou a uma comunidade, mas eles são parte fundamental dos motivos. Agradecer e interagir são formas de criar um tipo de empatia e significado. O reconhecimento desse valor é fundamental.

Até mesmo a prática budista (a qual estou começando), que revela o problema do apego, constrói para si uma comunidade, se preocupa com ela.

A minha resistência a um sistema de "likes" prende-se diretamente com o que acabaste de escrever, pp1058.
A questão é que um "like" não é o mesmo que um "obrigado" e não cria empatia nem relação entre os intervenientes da troca. Ou seja, não serve para criar uma comunidade. Um "like" é desprovido de qualquer intenção de agradecer, é um espelho da sociedade consumista e a mil à hora que temos hoje, onde até um simples "obrigado" é transformado num "like" anónimo. Quem quer realmente agradecer, mostrar-se grato por uma partilha que de alguma forma o engrandece e ajuda, não tem problema em agradecer, dizer "obrigado", escrever umas palavras de apreço. O incentivo vem do contacto direto. Este é o meu ponto de vista.
Imagina que numa comunidade budista (para seguir o teu exemplo), ninguém diz "obrigado", ninguém faz um sorriso, ninguém nos dá um olhar silencioso que sabemos ser de agradecimento. Em vez disso, no final do dia, temos vários riscos numa parede que correspondem ao número de pessoas que nos agradeceram por algo que fizemos nesse dia. Será que as duas situações são comparáveis?

Poderíamos separar uma e outra situação entre uma questão de "qualidade" e outra de "quantidade". E aqui, sou apologista do Caminho do Meio, onde tudo na vida deve estar em equilíbrio. O que eu gostaria mesmo de ver implementado era um sistema que avaliasse o conteúdo do que é disponibilizado, uma espécie de votação de cada tópico e que, com o tempo, fosse distinguindo os melhores e mais vistos documentários numa tabela ou lista. Cada tópico mostraria o número de pessoas que votaram e o valor que a fórmula atribuiria.
Existe algo semelhante, mas é preciso pagar por ele e adaptá-lo ao fórum, o que requer um programador disponível e um investimento considerável...
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #18 em: Sexta, 24 de Abril, 2015 - 09h49 »
Realmente pode até ser descrito como algo sem compaixão, quando alguém disponibiliza um conteúdo e espera que ele seja visto, me parece mais uma propaganda ideológica, quando alguém apenas deixa algo acessível e depois não espera mais nada, apenas respeita o direito dos outros de agir como quiser sobre aquele conteúdo.

Quando mencionei ter compaixão, me referia a resistência em identificar e reconhecer, uma manifestação legitima de quem de alguma forma interage ou quer interagir. Seja com um 'gostei', seja com um obrigado, seja legendando, seja distribuindo um arquivo, seja doando. Não acredito que seja um problema a pessoa buscar esse reconhecimento. Nem fazer algo somente por ele (pois acredito que é o que todos nós fazemos).

Minha posição seria de respeitar a intenção individual, acolhendo-a ao grupo. Quis defender que até mesmo sua posição 'radical' têm por principio vários reconhecimentos (reconhece um ideal, reconhece uma possibilidade (estar tudo disponível), reconhece alguém eventualmente encontrar o conteúdo) assim como todos fazem e agem: reconhecendo pelo que devemos agir, agindo. Gosto da ideia das pessoas se abrirem para serem como podem ser. Cada um elege seus ideais.

Seu comentário anterior, me deu uma ideia de restringir de algum modo quem faz o que quer que seja para agradar. Quis tentar incluir quem age justamente pelo ideal de obter algo em troca. Quando você falou: 'Mas quem faz sem precisar de nenhum motivo exterior ou feedback, quem faz por que acha justo e certo fazer naquele momento, pelo tempo que pode e quiser, quem faz pelo simples fato de querer fazer, essa pessoa não vai parar enquanto achar que deve continuar e não vai começar a postar coisas mais "populares" só para agradar...'

Essa não é uma critica,mas uma tentativa de inclusão.
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Re: Campanha para incentivo de comentários
« Resposta #19 em: Sexta, 24 de Abril, 2015 - 10h33 »
Quero deixar bem claro que não sou, à partida, contra a implementação de nenhuma medida aqui no fórum. Como disse o nagol, tomara que outros utilizadores do fórum colocassem mais dúvidas, sugestões e críticas.


Qual o problema em agradecer por receber um conteúdo tão importante para mim? Pela existência do fórum e de seus membros? Não quer dizer que irei me apegar e condicionar minhas ações ao agradecimento ou a uma comunidade, mas eles são parte fundamental dos motivos. Agradecer e interagir são formas de criar um tipo de empatia e significado. O reconhecimento desse valor é fundamental.

Até mesmo a prática budista (a qual estou começando), que revela o problema do apego, constrói para si uma comunidade, se preocupa com ela.

A minha resistência a um sistema de "likes" prende-se diretamente com o que acabaste de escrever, pp1058.
A questão é que um "like" não é o mesmo que um "obrigado" e não cria empatia nem relação entre os intervenientes da troca. Ou seja, não serve para criar uma comunidade. Um "like" é desprovido de qualquer intenção de agradecer, é um espelho da sociedade consumista e a mil à hora que temos hoje, onde até um simples "obrigado" é transformado num "like" anónimo. Quem quer realmente agradecer, mostrar-se grato por uma partilha que de alguma forma o engrandece e ajuda, não tem problema em agradecer, dizer "obrigado", escrever umas palavras de apreço. O incentivo vem do contacto direto. Este é o meu ponto de vista.
Imagina que numa comunidade budista (para seguir o teu exemplo), ninguém diz "obrigado", ninguém faz um sorriso, ninguém nos dá um olhar silencioso que sabemos ser de agradecimento. Em vez disso, no final do dia, temos vários riscos numa parede que correspondem ao número de pessoas que nos agradeceram por algo que fizemos nesse dia. Será que as duas situações são comparáveis?

Poderíamos separar uma e outra situação entre uma questão de "qualidade" e outra de "quantidade". E aqui, sou apologista do Caminho do Meio, onde tudo na vida deve estar em equilíbrio. O que eu gostaria mesmo de ver implementado era um sistema que avaliasse o conteúdo do que é disponibilizado, uma espécie de votação de cada tópico e que, com o tempo, fosse distinguindo os melhores e mais vistos documentários numa tabela ou lista. Cada tópico mostraria o número de pessoas que votaram e o valor que a fórmula atribuiria.
Existe algo semelhante, mas é preciso pagar por ele e adaptá-lo ao fórum, o que requer um programador disponível e um investimento considerável...

Aprecio muito essa interação da sua parte.

Acredito que sim, um 'like' pode representar exatamente a sua posição de ausência de relação e de empatia. Só que para caracterizar um like assim, precisaríamos antes caracterizar a intenção da pessoa e me parece difícil faze-lo exclusivamente por essa manifestação. Por isso no primeiro falei em campanha, divulgação.

Hoje acredito que qualquer interação possa representar de fato um agradecimento ou uma interação (não a ideal, mas ao menos uma suficiente). Por isso sugeri o sistema de like, não como uma competição, mas como uma maneira de eu saber que de algum modo que a minha interação está sendo validada. Mesmo que eu continue postando tópicos que não tenha nenhuma visita, eu os faço justamente com a expectativa de que tenham e quando são visitados, já acredito ser uma retribuição (ao menos em parte).

A ideia seria de agregar quem quer interagir com um like e não excluir quem irá interagir verdadeiramente -- quando assim acreditar que deva fazer. Por não ser algo impositivo, várias pessoas podem faze-lo com a real intenção de retribuir e não somente acrescentar um número.

Será que uma mensagem destacada de 'Se você gostou e pensa em agradecer, agradeça. Se pensa em trazer algum conteúdo, traga. Faça parte.'. Não serviria de incentivo?

Independentemente, gosto da ideia de poder me colocar, opinar aqui.
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche