Autor Tópico: Sobre a adoção de documentários  (Lido 8075 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 612
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Sobre a adoção de documentários
« em: Domingo, 15 de Junho, 2014 - 16h46 »
Saudações a todos!  ;)

Gostaria de tomar um pouco de seu tempo, mas por uma causa importante: a questão dos links inválidos no Fórum. Então, peço, por gentileza, que ao menos leiam isto, pois deparar-se com essa situação será virtualmente obrigatório em algum momento de suas visitas aqui no Fórum.

É de conhecimento da grande maioria dos usuários que ainda há muitos documentários, principalmente alguns postados há mais tempo, que estão com seus links inativos.

Obviamente, há usuários dedicados à tarefa de disponibilizar links - uploaders - e, eventualmente, grandes gestos de colaboração em re-ups, tal como no caso dos rips do grande JPL e Spinky.

Mas, ainda assim, como mencionei no início, muitos documentários tendem a ficar OFF com o tempo, pois quem os disponibiliza nem sempre tem condições, quer financeiras, quer de espaço físico em máquina, para guardar os arquivos de modo permanente - ou há casos em que o usuário responsável pelo tópico precisou afastar-se por motivos pessoais, os quais não são de nossa incumbência, é claro.

No Fórum do MVGroup, existe a opção da "Adoção de documentários": nesse caso, o usuário não apenas semeia o arquivo por um tempo após baixá-lo, tal como todos os demais fazem (ou deveriam fazer); esse "adotador" compromete-se a manter aquele arquivo sempre disponível, ou seja, sempre que as fontes se escassam e ocorre um pedido de reseed, por exemplo, ele vai lá e semeia durante mais um tempo.

É óbvio - e não adianta criamos ilusões a respeito - que implantar um sistema de adoção de torrents aqui não funcionaria, pois, aceitemos ou não, nosso número de usuários ativos é relativamente pequeno e levaríamos anos para criar uma malha consistente de partilha, nesse sentido. Assim, o que venho propor a debate é a possibilidade de se criar um sistema de "adoção" comum, dedicado a hosts. Mas como assim?

"Tenho em minha máquina a série Hidden Kingdoms, por exemplo. E quero contribuir com esse Fórum, evitando que essa série se "perca", ficando com links inválidos. Desse modo, eu decido "adotar" essa série e a upo em um servidor qualquer de meu agrado. A partir desse instante, passo a tornar-me responsável por manter esse arquivo ON. Caso daqui a alguns meses, esse arquivo fique OFF novamente, um informe seria enviado a mim e eu daria um jeito de upá-lo novamente.

Qual é a vantagem desse sistema?

Em torrents, você precisa manter a máquina "semeando" por longos períodos, além da necessidade óbvia de reter o arquivo em seu próprio HD, ocupando espaço físico. Ora, sabemos que temos nossos próprios compromissos e que não dá para semear 24/7. Há, ainda, uma terceira e ponderante dificuldade, principalmente na rede brasileira: a banda larga, apesar de eficiente em downloads, é muito limitada em uploads, e nem todos gostam de partilhar em altas taxas de transferência. Com um sistema de adoção por servidor, ou host, podemos:

(a) Ficar despreocupados quanto à questão do tempo - pode-se desligar os computadores para "repouso", cientes de que não estaremos prejudicando ninguém que estava baixando aquele arquivo.

(b) Ao upar o arquivo em um servidor, que pode ser gratuito ou pago, podemos liberar nosso HD, fazendo uso de um DVD-RW, por exemplo, ou de outras formas de armazenamento, para mantê-lo disponível.

Pessoal, se cada usuário pudesse "adotar" uns poucos documentários, raramente haveria casos de links inválidos. E o mesmo documentário poderia ser adotado por mais de um usuário, é claro.

Observações:

Será que qualquer um poderia candidatar-se a "adotar" um arquivo?

Obviamente, não! Não adianta você arcar com esse compromisso e só visitar o Fórum no próximo ano - há hosts que exigem uma certa visita aos arquivos de vez em quando.

Como seria feito o controle de quem adotou o quê?

Da mesma forma que temos uma seção de Links OFF, à qual toda a comunidade tem acesso para saber o que está inativo, poderia ser criada uma seção idêntica, identificando quais documentários já foram adotados e por quem. Uma espécie de relatório, em tempo real, que poderia, creio, ser tranquilamente gerenciado, ainda mais se, secundariamente, cada novo registro fosse comunicado por MP automática à Adm/Mod.

Não posso mais "adotar" o arquivo. E agora?

Uma simples mensagem à Equipe poderia ser enviada, e um de nós poderíamos baixar aquele documentário, resguardando-o temporariamente até que outro usuário manifestasse interesse, por exemplo.



Creio que já deixei bem claro a idéia, mas saliento, uma última vez, o quão simples ela é: você não precisaria guardar um milhão de arquivos - basta um único documentário e você já faria uma diferença enorme nessa Casa! Pense nos usuários que só estão conhecendo o docsPT hoje... Pense na idéia de que você, com um gesto minúsculo, poderia estar satisfazendo o gosto de várias outras pessoas que chegarão aqui amanhã.

A humanidade é incapaz de caminhar a saltos grandes, quando as pessoas limitam-se a dar passes curtos.

Obrigado pela atenção, pessoal. Gostaria muito que alguns pareceres - prós e contras - fossem aqui evidenciados, pois a capacidade de armazenamento de tudo que é postado acaba por exigir demais de alguns membros.
« Última modificação: Domingo, 15 de Junho, 2014 - 20h01 por VitDoc »
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

Alexa

  • Postador de Legendas
  • Releaser
  • br

  • Registo: 12 Jan, 2008
  • Membro: 466
  • Mensagens: 673
  • Tópicos: 83

  • : 0
  • : 4

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #1 em: Domingo, 15 de Junho, 2014 - 19h56 »
Acredito que descrever exatamente o modus operandi que se espera de um "uploader adotador" pode ajudar a dirimir dúvidas do quão simples e necessário é esta função.

A barreira tecnológica ainda é um problema...

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #2 em: Domingo, 15 de Junho, 2014 - 23h54 »
Um dos motivos pelos quais sempre disponibilizo o link do emule é para deixar claro que aquele doc está armazenado em meu HD. Assim, se os demais links ficarem off, sempre se pode obtê-lo pelo emule ou serem solicitados novos links. Portanto, todos os meus docs estão "adotados".
Em uma situação excepcional podemos ter um colapso, como aconteceu quando caiu o "megaupload", "fileserve", etc. E a grande maioria dos links offs ainda existentes são dessa época. Mas em períodos normais, utilizando alguns servidores como [4s] e [mg] e visitando-os regularmente, os docs ficarão ativos.
Assim, quem vai upar e não tem conta premium, deve levar isso em consideração, para que os links se mantenham online.
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

Alexa

  • Postador de Legendas
  • Releaser
  • br

  • Registo: 12 Jan, 2008
  • Membro: 466
  • Mensagens: 673
  • Tópicos: 83

  • : 0
  • : 4

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #3 em: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 02h20 »
Tenho upado para o 4shared free. Como é mais de uma conta, uso mais de um email. Uma simples visita, a cada 3 meses, evita que os ups sejam apagados.

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #4 em: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 03h46 »
Acho que quem quiser ajudar, pode fazer nos docs que gostaram muito, assim guarda-los é legal.
Eu criei meu padrão que é, se baixo algo aqui, upo em outro servidor, depois deleto, não é uma adoção, mas sim uma copia na nuvem, melhor que nada.
Agora quem quiser guardar acho muito bom e mais seguro, a minha sugestão aos "adotadores" é priorizarem os rips em pt, pois como explicou bem o Fraga, os docs do MVGroup, por exemplo, são compartilhados pelo mundo todo já e os nossos docspt não, não pelo mesmo tanto de gente, por causa do questão do alcance do idioma.
Mas é claro que possuem muitas exceções, docs de rippers gringos órfãos e que merecem serem salvo ou somem da web mesmo...

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 612
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #5 em: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 14h05 »
Bem, vamos a algumas explicações.

- Alexa:

Quanto ao modus operandi, inicialmente, seria necessária a elaboração de um registro para isto, como o que existe na seção de Links OFF, por exemplo.

Digamos que o Joaquim é um usuário regular do Fórum - ele não precisa ficar visitando o site diariamente, postando comentários, nem prestando esclarecimentos. Ele assiste a um documentário e decide 'adotá-lo'. Para que essa adoção seja realizada, ele iria à seção de adoção de documentários e informaria a ID do tópico referente àquele documentário.

Por exemplo: Afghanistan Revealed tem ID=29563. Na base de dados do Fórum, é esse número que o identifica na seção.

Ao fazer isso, seria criada automaticamente uma nova entrada de registro e passaria a ser informado na fictícia seção:

Documentário"Adotador" (Adopter)
Afghanistan RevealedJoaquim

A partir do momento em que consta isso, Joaquim não teria que imediatamente fazer um upload desse arquivo, pois os links ainda estão ON. Ele precisaria apenas fazer o download desse arquivo e armazená-lo em qualquer lugar de sua escolha - no próprio HD, pen drive, DVD-R, DVD-RW, Blu Ray... No momento em que aquele documentário em específico ficasse com os links OFF e isso fosse comunicado à seção de Links OFF - daí seria muito legal ter um vínculo entre ambas - Joaquim seria informado e, como "adotador", caberia a ele repor aquele arquivo, fazendo novamente o upload em qualquer servidor de sua escolha.

"Ah, mas eu, VitDoc, também tenho aquele arquivo e poderia repô-lo". Bem, como não fiz questão de adotá-lo, o ideal seria que o próprio Joaquim o fizesse, até mesmo como uma forma de encorajá-lo, fazê-lo sentir-se valorizado e parte vital na comunidade. Obviamente, seria estipulado um prazo de "exclusividade" - digamos 20 a 30 dias - para que ele se manifestasse a respeito de um novo upload. Aí temos 3 opções:

1) Se, dentro desse tempo, ele fizer um novo upload do arquivo, perfeito!
2) Se precisar afastar-se por um tempo grande, o recomendável é que informe sobre sua ausência prolongada do Fórum à Adm/Mod - ora, não se pode apenas fazer concessões e uso de direitos; deve-se cumprir com obrigações também! Nesse caso, eu que tenho o arquivo poderia repô-lo sem maiores problemas. É nessa situação que fica evidente a necessidade do "adopter" ser um usuário assíduo do Fórum, mesmo que jamais tenha escrito qualquer coisa por aqui.
3) Se ele afastar-se e não prestar esclarecimento algum, fica proibido de adotar novos arquivos e seu nome seria removido daquele cargo, infelizmente. Uma vez mais, qualquer outro que disponibilizasse daquele arquivo poderia fazer o backup.

OBS: Caso houvesse mais de um "adopter" para aquele documentário, qualquer um deles poderia manifestar-se. O primeiro que o fizesse pouparia o trabalho dos demais.

Uma vez que o upload fosse feito, como esses usuários não têm acesso à edição dos posts (TVRips e DVDrips, bem como Lançamentos docsPT), eles poderiam normalmente postar o novo link como resposta ao tópico. Feita a postagem, hora de ele descansar! Ou seja, veja o quão simples é:

Adotou arquivo -> Faz download do Arquivo -> Recebe informe de Links OFF -> Repõe o arquivo.

No caso do 4shared, por exemplo, creio que basta o usuário visitá-lo a cada 90-180 dias. No MEGA, acho que bem mais do que isto.

« Última modificação: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 14h07 por VitDoc »
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 612
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #6 em: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 14h23 »
 - ibbins

Realmente, boa parte dos arquivos OFF ficou assim devido à "faxina" inescrupulosa nos servidores. Entretanto, saliento que o volume de dados é muito grande para caber nas mãos de poucos, portanto, por mais que você, eu, o Fraga, o cisnemania, dentre tantos outros da Equipe ou antigos membros, tenhamos esses documentários gravados em casa como backups, que não os desencorajemos a adotar um ou outro documentário, pois podem ocorrer problemas inesperados conosco e, assim, teríamos assegurada a preservação da informação. Não estou dizendo que não devemos nos candidatar a "adopters" - é expressamente recomendável que o façamos, mas que permitamos ter "outras fontes", outros seeders, para aliviar nossa carga. Ultimamente, por exemplo, tenho gravado muitas coisas e tudo que estou upando esses dias no 4shared aqui no Fórum está obrigatoriamente sendo deletado de meu PC. Faço até um apelo para que alguém mais baixe o que for possível. Não posso sair comprando mais HDs, então, chega um ponto em que atinjo meu limite de disponibilidade.

- nagol

Como já mencionei acima, andamos no mesmo barco e dou suporte a sua teoria: realmente, os documentários postados aqui em português deveriam ter prioridade, pois raramente os encontramos afora. No entanto, não sejamos radicais: nem todos os docs do MVGroup estão a salvo - já tive vários pedidos que simplesmente não puderam ser atendidos, porque os documentários eram muito antigos, de uma época em que não havia tantos seeders. Volto a dizer: hoje, tudo bem, mas amanhã ninguém sabe quantas fontes estarão disponíveis e vários dos membros aqui não têm cadastro por lá, então, o ideal seria haver um equilíbrio nessas "adoções".

"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #7 em: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 15h48 »
VitDoc! No teu caso, acho que deves encontrar outro servidor para onde podes fazer upload remoto do que tens no 4shared. Os que sei que permitem isso é o 1fichier e o uptobox. Assim, garantes desde já uma cópia dos teus arquivos.
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #8 em: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 16h17 »
Eu sei, mas são casos raros, pois as vezes os torrents não possuem mais seeds, só que alguém já upou em sites como kolibka, por exemplo e tantos outros ou até no emule pode ter.
Mas é como falei
é claro que possuem muitas exceções, docs de rippers gringos órfãos e que merecem serem salvo ou somem da web mesmo...
« Última modificação: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 16h18 por nagol »

cisnemania

  • pt

  • Registo: 11 Mar, 2010
  • Membro: 12072
  • Mensagens: 357
  • Tópicos: 8

  • : 0
  • : 0

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #9 em: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 22h03 »
Na melhor das oportunidades colocarei alguns docs, o problema que tenho é no limite da minha rede que ainda é coaxial, torna-se muito instável e com um up fraquíssimo além quedas constantes é bastante complicado!

Tenho ando a adiar o backup mas como o objectivo é ter tudo num só disco e não ter-los espalhados por vários discos ou seja facilitaria todos os processos adjacentes...mas minhas mãos espero que estejam seguros até porque a ajudar tenho alguns conhecimentos de recuperação de Discos Rígidos, mas como o seguro morreu de velho é melhor não fiar mesmo....
« Última modificação: Segunda, 16 de Junho, 2014 - 22h20 por cisnemania »

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #10 em: Terça, 17 de Junho, 2014 - 23h09 »
Eu apoio totalmente esta sugestão. Os motivos para o seu potencial sucesso já foram bem explicados pelo VitDoc.
Porém, e não querendo ser desmancha-prazeres, é algo que irá exigir um custo monetário, pois, que eu saiba, nenhum de nós sabe programar em PHP para implementar esse módulo e pô-lo a interagir com o fórum.
Relembro que a última vez que alguém programou algo para nós, esse alguém teve de ser pago...
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #11 em: Quarta, 18 de Junho, 2014 - 00h28 »
Fraga não da para usar e reaproveitar o mesmo sistema de links off? Onde o usuário clica e aparece na lista?

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #12 em: Quinta, 19 de Junho, 2014 - 20h15 »
Em PHP dá para fazer tudo :P mas como está, a única possibilidade era alguém escrever "ADOTADO" no campo das notas, o que não me parece o mais indicado para se obter o que queremos.

Irei sondar eventuais interessados na implementação desta ferramenta e trarei notícias assim que as houver.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

Alexa

  • Postador de Legendas
  • Releaser
  • br

  • Registo: 12 Jan, 2008
  • Membro: 466
  • Mensagens: 673
  • Tópicos: 83

  • : 0
  • : 4

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #13 em: Sexta, 20 de Junho, 2014 - 18h00 »
VitDoc, não sei se o Fraga vai conseguir o profissional, mas posso sugerir que:

1- cada tópico tenha no seu descritivo "ADOTADO POR:", sempre com esta mesma grafia. Esta solução é: a) fácil, b) vinculada ao(s) tópico(s), c) permite uma busca por esta keyword, d) permite mais de um adotante e e) útil enquanto não se tem o php programmer.

2- tenhamos um tópico extra, na seção tutoriais, para resumir o passo a passo do uploader (foco no operacional, já que aqui neste tópico está bem clara a função e os porquês). Este tópico extra podemos linká-lo em um hotsite, ou colocar nos rodapés das msgs, até atingir a meta de X adotantes, por exemplo). Deixando claro que é uma forma simples de oferecer uma grande contrapartida ao download, creio que se avança na questão.

Abraço

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #14 em: Sábado, 21 de Junho, 2014 - 02h21 »
O que queres dizer com isto, Alexa? No título do tópico?

...no seu descritivo...
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

Vasco_da_Gama

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • pt

  • Registo: 12 Dez, 2009
  • Membro: 9955
  • Mensagens: 6 099
  • Tópicos: 3 228

  • : 0
  • : 365

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #15 em: Sábado, 21 de Junho, 2014 - 02h57 »
 Parabéns VitDoc!

Excelente ideia!

:good:


Proponho o seguinte status para eventuais colaboradores;

"adopter"  ou outro a ser sugerido
Para aceder à lista 100 Years of Olympic Films, American Experience e IMAX carregue na respectiva imagem

 

Alexa

  • Postador de Legendas
  • Releaser
  • br

  • Registo: 12 Jan, 2008
  • Membro: 466
  • Mensagens: 673
  • Tópicos: 83

  • : 0
  • : 4

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #16 em: Sábado, 21 de Junho, 2014 - 13h07 »
O que queres dizer com isto, Alexa? No título do tópico?

...no seu descritivo...

Fraga, pensei indicar o "adotado por" logo abaixo do(s) link(s) download, usando-se a tag "UserInfo"...
« Última modificação: Sábado, 21 de Junho, 2014 - 13h11 por Alexa »

Alexa

  • Postador de Legendas
  • Releaser
  • br

  • Registo: 12 Jan, 2008
  • Membro: 466
  • Mensagens: 673
  • Tópicos: 83

  • : 0
  • : 4

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #17 em: Sábado, 21 de Junho, 2014 - 13h40 »
VitDoc e Fraga, outro ponto me ocorre. No meu caso, como sou pesquisador e curador, sou orientado por temas, mais que documentários individuais.

Muitas vezes, navego pela classificação para encontrar outros docs sobre o mesmo assunto. E aprecio quando alguém comenta e indica que já viu outo bom doc sobre aquele tal tema que estou acompanhando. Geralmente baixo e guardo muitos docs relativos a um mesmo tema.

Considerando esta classificação temática confiável, tal como se faz em ciência da informação com vocabulários controlados, com 2 ou 3 dezenas de temas gerais bem definidos, incentiva-se à busca heurística e a preservação do conhecimento ao mesmo tempo.

Um fórum que também esteja voltado para as pesquisas sistemáticas, incentivará os "adotantes" de temas. Quem melhor que o próprio pesquisador do tema para avaliar a qualidade dos docs que baixou e assistiu? Que se tenha boa parte dos principais docs preservados, se cumpre a missão de compartilhar conhecimento.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 612
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #18 em: Segunda, 23 de Junho, 2014 - 00h01 »
Bem, Alexa, fico feliz em ver sua empolgação! Torço para que algo definitivamente saia do papel a respeito disso. Quanto à recomendação por temas, ela pouparia trabalho, funcionando como 'tags'; contudo, o gosto por um tema é muito genérico: posso não interessar-me por muitos docs de ciência, mesmo amando muitas coisas da ciência, e isso pela forma com que foram apresentados, narrados, a vericidade de seu conteúdo, enfim...

Ainda aposto mais na seleção 'individual'. Mas estou acompanhando de perto seu diálogo com o Fraga e gosto dos resultados que parecem encaminhar-se daí.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

Alexa

  • Postador de Legendas
  • Releaser
  • br

  • Registo: 12 Jan, 2008
  • Membro: 466
  • Mensagens: 673
  • Tópicos: 83

  • : 0
  • : 4

Re: Sobre a adoção de documentários
« Resposta #19 em: Segunda, 23 de Junho, 2014 - 06h07 »
Sim, concordo que nem tudo será adotado, até porque a percepção de qualidade é subjetiva, mas acrescento que incluo em minhas considerações / argumentações os bias e a evolução histórica dos assuntos.

Além da adoção, claro, só quis defender que tagear docs é muito útil. O youtube, por exemplo, sabe explorar muito bem o algoritmo para "vídeos relacionados". Canso de descobrir pérolas desse jeito. Lá as tags são abertas, e penso que o próprio sistema de backdoor traduz, unifica, sei lá mais o que. Fica por conta do rigor do uploader na hora de aplicar as tags.

Por aqui, têm-se a estratégia do vocabulário controlado que, em minha opinião, é uma vantagem, acolhendo grandes temas e seus principais desdobramentos.